Ella

January 18, 2023 in Sri Lanka ⋅ ⛅ 21 °C

Hoje acordámos com os raios do sol da madrugada a baternos na cara e umas vistas impressionantes para a montanha. Depois de um bom pequeno almoço fomos a um dos picos de montanha chamado Little Adam's. Para lá chegar fizemos uma curta e agradável caminhada de 30min. Daí pode-se ter umas vistas bastamte bonitas de todo o vale e das montanhas à volta. Já tínhamos reparado antes na quantidade de Russos que haviam no Sri Lanka mas mais uma vez estes fizeram-se representar bem neste sítio.

Depois de descermos fomos fazer um trilho que se encontra ao lado até uma ponte de pedra famosa por onde passa o comboio e que também é das atrações turisticas mais icónicas. A vista desta ponte e da paisagem ao longe é realmente bonita, sendo que o único que estraga o ambiente é a quantidade de pessoas a fazerem fotografias. Ao voltarmos ao sítio onde estacionámos a mota tivémos que nos irritar um pouco porque aqui cobram uns arrumadores em todo o lado para estacionar a mota e desta vez não quisemos dar porque os homens são demasiado chatos. Sempre que nos vêm chegar obrigam-nos a estacionar onde eles querem para poderem pedir umas 50 ou 100 rupias e ao final de um tempo já cansa essa atitude de nos estarem constantemente a tentar sacar dinheiro.

Depois de almoçarmos fomos a uma cascata, que dizem ser a 2ª maior do país e aí mais uma vez nos pedem dinheiro nada mais estacionar a mota: "parking fee, parking fee" ao que eu digo "não não parking free". Claro que quando voltei à mota tinha o assento rasgado e ainda que por momentos tenha duvidado dos macacos que estavam à volta não há dúvida quanto ao primata culpado.

Irritados vamos ver a cascata mais abaixo que marcava no google maps "secret waterfall". Uma vez mais ao passarmos de mota somos abordados por umas senhoras que nos indicam o caminho e dizem "no parking fee" mas aqui somos "obrigados" a comprar umas maçarocas de milho, como maçaricos que somos, para poder prosseguir. Maçaroca esta que atirei da cascata abaixo porque não tinha a menor graça. A cascata por sua vez era bonita mas o entorno estava mal cuidado, com muito lixo e demasiada vegetação. Ainda avistámos um pavão selvagem a voar bem nas alturas e a posar numa árvore (visão bem estranha para quem está habituado a ver os pavões nalgum jardim).

Para terminar o dia ainda nos deu tempo de visitar dois templos um deles, no topo de uma montanha ainda estava em construção. Neste templo existia um mosteiro de monges budistas. Causou-nos a mesma sensação que temos com a igreja católica que a relugião é também um negócio onde o dinheiro e a espiritualidade andam de mãos dadas.

Chegámos a casa já de noite e cheios de frio, apesar de nos encontrarmos num país tropical estamos a 1200m de altitude, vamos tomar um banho quente antes de nos deitarmos, porque amanhã espera-nos um dia longo na moto até às praias do Sul ,,,😎