• Diego Bertassello

Cicloviagem 2022

Cicloviagem realizada na primavera de 2022. De Curitiba à Floripa pelos vales, serras e parques nacionais. Com um pequeno desvio ao Rio Grande do Sul e as maravilhosas praias do Sul Catarinense. Read more
  • Trip start
    October 23, 2022

    Portal da Graciosa

    Oct 23–24, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 20 °C

    Como era de se esperar, as coisas não saíram como planejado. E isso não é um lamento, na verdade são circunstâncias que estão fora do meu controle, e que deixam essa jornada ainda mais interessante de ser vivida.

    Claro que não foi legal quando a corrente da minha bike estourou, mas como uma vez disse uma grande amiga: "em toda situação ruim há algo de bom". E foi boa a forma que reagi; sem me desesperar caminhei o kilometro restante até o posto mais próximo, e lá um frentista se prontificou a me ajudar. Num domingo à tarde com todas as bicicletarias fechadas, era fácil deixar o desespero falar mais alto. Mas como aprendi em outras ocasiões, a calma é a principal ferramenta.

    Estava disposto a passar a noite no posto e no dia seguinte buscar uma bicicletaria, mas por fim segui até a estrada da graciosa. Com um improviso de um pino maior que a corrente, tive que ir na marcha leve, foi sofrido, mas cheguei. Meu plano era descer, mas devido a neblina fiquei no mirante. Dormi na companhia das onças, disse o dono do quiosque ao lado.

    Como de costume o primeiro dia de viagem acaba me roubando o sono. Mas tenho fé que incríveis experiências me aguardam nos próximos dias que virão.
    Read more

  • Estrada da Graciosa

    October 24, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 21 °C

    Não consegui dormir muito à noite.
    Estava ansioso, e cada barulhinho a fora me assustava. Choveu a noite toda, e para ajudar coloquei a capa da barraca ao contrário. O que fez que entrasse um pouco de água dentro da barraca.

    Por volta das 05:15 já estava claro, e eu levantei para desfazer acampamento. A neblina encobria toda a visão e ainda garoava.

    Desfiz acampamento, levei a bicicleta e meus pertences para baixo de uma mesa coberta e estendi a barraca molhada em um varal improvisado ao lado do quiosque.

    A neblina era igual da noite passada, logo pensei: "será que conseguirei pedalar hoje?".

    Aproveitei o tempo de espera para tomar café da manhã, organizar minhas bagagens e também preparar o almoço do dia, visto que não teria tempo de parar para cozinhar depois. Neste meio tempo o dono do quiosque Sidnei veio até mim e compartilhamos uma boa conversa, das minhas aventuras e também das dele, quando jovem que tinha sua Kombi motorhome. Ao nos despedirmos, me presenteou com uma deliciosa pamonha doce.

    Por volta das nove a neblina deu uma trégua e consegui partir, com um certo receio, confesso. Mas os primeiros quilômetros me deixaram muito a vontade pois parecia muito mais fácil do que a memória que eu tinha. Até que começou a parte calçada com pedras, e na segunda curva, aperto o freio dianteiro, a bicicleta escorrega e eu caio de joelhos. Machucou, bastante; porém agradeci por não ter acontecido nada pior. Assim que me recuperei continuei a descida, dessa vez com muito mais cautela. A vista exuberante. Chegando no fim da serra encontro um cicloturista alemão Steve. Ele vinha do Rio e iria até Foz do Iguaçu, onde atravessaria para a Argentina. Conversamos um bom tempo em inglês até que seguimos nossos destinos opostos.
    Read more

  • Porto de Cima e Morretes

    October 24, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 27 °C

    No plano a bicicleta começou a mostrar o resultado da gambiarra do dia anterior, tive que seguir na marcha leve até Morretes, onde encontrei a bicicletaria do seu Zeco, que resolveu meu problema.

    Seguindo pela cidade, errei a saída, e fui parar quase em Antonina. O que me fez ter que voltar em baixo de um sol forte, Na subida pensei que iria desmaiar. Tomei bastante água e coloquei meu boné, que ajudou bastante. Ao voltar para Morretes passei na farmácia e comprei Gelol e Torsilax para o meu joelho. E segui sentido Paranaguá.
    Read more

  • Estrada da Limeira

    Oct 24–25, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 26 °C

    A rodovia que me levou até a BR de acesso foi uma das melhores estradas que já pedalei na vida, com pouquíssimos veículos, e asfalto feito tapete. Chegando na BR tive que ir pela contramão do acostamento até a estrada da Limeira, que nos primeiros quilômetros é muito linda. Até que o asfalto termina, e resta uma estrada de pedras soltas. Há 7 km do início consegui um local para acampar, no bar do Ricardo, que em um primeiro momento foi receoso, porém ao ver que eu não tinha para onde ir me convidou para acampar em seu terreno, com banheiro e internet.

    Me banhei no rio em frente, e logo fui descansar. O dia foi bastante cansativo.
    Read more

  • Parque Nacional Guaricana

    October 25, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 24 °C

    Me sentindo seguro, tive uma boa noite de sono acampado no terreno do Rogério em Morro Alto. O nome me parecia um pouco equivocado pois desde o início da estrada até ali não havia nenhuma subida. Porém logo nos primeiros km do dia o nome fez todo sentido. Por mais de uma hora e meia empurrei a bicicleta morro a cima, parando centenas de vezes no caminho pois foi extremamente exaustivo. Cheguei aos 400m de altitude e ao descer senti um enorme frio na barriga, pois a estrada era péssima, cheia de pedras soltas, e assim se seguiu por toda a estrada da limeira, algumas partes péssimas, outras menos ruins, mas nenhuma definitivamente boa. Os 50km do dia valeram por muitos mais devido a estrada, porém as paisagens foram incríveis; Desde o parque nacional Guaricana com paisagens totalmente selvagens, sem nenhum veículo percorrendo todo o trajeto, às inúmeras plantações de banana e arroz, e também o rio Cubatão.

    Cheguei por volta das 13:00 na vila de Cubatão. Sem água, faminto e quase tendo uma insolação pois o sol estava muito forte. Preparei meu almoço em um galpão e por volta das 14:30 saí rumo a Garuva.
    Read more

  • Divisa de Estados PR / SC

    October 26, 2022 in Brazil ⋅ ☀️ 20 °C

    Há 8km da cidade de Garuva avistei uma casa abandonada, sem portas, janelas e somente com a parte da frente murada, porém era toda coberta. Decidi passar a noite ali, visto que não tinha um lugar para ficar em Garuva.
    Na cerração da manhã o sol nasceu maravilhoso. Iluminando todo aquele cenário vivo de vegetação.
    As 06:45 já estava com tudo preparado para o novo dia de pedal. Atravessei a ponte do Rio São Jorge, na divisa de estados. Ali começou a etapa catarinense da viagem.
    Read more

  • Parque Malwee

    Oct 26–27, 2022 in Brazil ⋅ ☀️ 24 °C

    Atravessando toda a cidade de Jaraguá do Sul, cheguei ao camping municipal do parque Malwee, uma boa estrutura para acampar, com banheiros, chuveiro quente, e o melhor, gratuito. Conheci o parque e suas extensas lagoas. E no fim fui presenteado com um lindo pôr do sol. No total foram mais de 90km, mas no fim não estive tão desgastado, pois na maior parte foi plano.Read more

  • Chiesetta Alpina

    October 27, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 21 °C

    Na manhã do dia 27/10 acordei bem cedo e fui em direção a Chiessetta Alpina, pedalei alguns metros, mas a maior parte foi empurrando a bicicleta acima. Já quase no topo conheci um rapaz de Guarapuava, que não cheguei a perguntar o nome, me fez companhia até o topo da Igreja e ainda tirou uma foto minha. Na descida fui na frente, e mesmo com a preocupação a descida foi muito gostosa, vento no rosto, estrada vazia.Read more

  • Pico Malwee

    October 27, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 28 °C

    Retornando para o Malwee passei em uma bicicletaria, pedi para trocar as pastilhas de freio e lubrificar a corrente da minha bicicleta.

    Saindo de lá, era próximo das 11:00, fui até o Pico Malwee, outro morro com mais de 500m de altimetría, este também foi difícil, mas não sei se era porque estava embalado foi mais fácil que o primeiro. A descida foi por estrada de terra, novamente me senti apreensivo, porém também foi tranquila com um bom freio. Por volta das 13:00 cheguei ao camping, me aprontei para fazer o almoço e arrumar minhas bagagens. Quando estava terminando, o casal da Kombi VV, que estava ao lado na noite anterior, haviam deixado um pote com comida para mim. Neste momento meu coração se encheu de amor, pela compaixão daquele casal tão simples e tão atenciosos.Read more

  • Massaranduba

    Oct 27–30, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 25 °C

    Terminei de arrumar minhas coisas por volta das 15:30, e parti em direção a Massaranduba, atravessei Jaraguá e peguei a estrada principal, ao entrar em Guaramirim e pegar a rodovia principal virou um grande fuzuê, com muito barulho e pouco acostamento com caminhões passando em velocidades muito altas, na primeira rua a direita virei e segui por uma estrada secundária asfaltada com uma ciclovia lindíssima, que aparentemente havia acabado de ser feita. Depois de alguns quilômetros o asfalto acabou, e a estrada era de areia e pedras soltas, quando um carro passava, eu comia pó, quando um caminhão passava, eu tinha que parar e esperar dissipar. Mas ao menos o cenário era um espetáculo, com lindos arrozais e morros ao fundo.

    Quando atravessei a ponte da divisa para Massaranduba ficou ainda mais lindo, na estrada do Fundo Sueco. O sol estava se pondo e senti uma imensa alegria neste momento.

    Depois das 18:00 cheguei à casa do Iverson, que me recebeu muito bem, me levou para jantar na lanchonete e depois para um passeio de carro para me apresentar a cidade.
    Voltamos, e logo fui dormir no sofá.
    Read more

  • Entrada Vale Europeu

    October 30, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 21 °C

    Amanheci na casa do Iverson, comi ovos com linguiça de manhã e por volta das 09:30 ele veio comigo até o sítio da família dele 6km da casa. Aqui conheci os tios e a prima dele. Visitei a velha casa alemã por dentro, o que foi uma experiência muito legal, com paredes altas e cômodos grandes.

    Começou a chover e decidi passar a noite por aqui, para amanhã seguir viagem.

    Conheci a cachoeira do terreno, pequena mas bonita, o sítio é bem bonito.
    Hoje o dia foi bem tranquilo, poucos afazeres e poucas conversas.
    Read more

  • Parque Vila Germânica

    October 30, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 27 °C

    Hoje é o dia de eleição. Acordei bem cedo e por volta das 07:00 já peguei a estrada rumo a Blumenau, fazia muito calor, e o dia estava lindo pela manhã.

    Quando cheguei no parque Vila Germânica fiquei encantado, ali vi a beleza da cidade de Blumenau, depois disso andei pelo centro histórico, conheci o castelinho e a prefeitura e parei para fazer minha comida num posto de gasolina.

    Apesar da eleição estava tranquilo, bastante movimento como era de se esperar, mas sem tumultos. Aqui praticamente todos de verde e amarelo.
    Read more

  • Pomerode

    Oct 30–31, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 32 °C

    Depois de almoçar segui sentido Pomerode, o céu estava completamente nublado, porém ainda seguia calor. Cheguei em Pomerode por volta das 15:30, tirei algumas fotos no Pórtico e tentei a sorte de acampar no pavilhão de eventos, já estava bem cansado. Porém fui negado.

    Segui em frente já na reserva, fui até o Pórtico norte, busquei o camping próximo, porém chamei e não atenderam. O outro camping ficava à 4km. Bom, segui pela rota do Enxaimel, logo na entrada vi um terreno excelente para acampar. Com um rio abaixo, não pensei duas vezes, pedi autorização para os vizinhos, fiz minha comida, tomei banho no rio duvidoso, pois havia um certo mal cheiro, por isso fui breve e não levei o cabelo.

    Assim que tudo estava montado fui até o posto de gasolina carregar meu celular, neste meio tempo bebi 3 cervejas e foi suficiente para me deixar bêbado. Voltei para a barraca e num instante apaguei.
    Read more

  • Timbó - Capital Nacional do Cicloturismo

    October 31, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 24 °C

    Acordei diversas vezes na noite, na última delas um pouco antes das 04:00, e não dormi mais.
    Arrumei todas as minhas bagagens e as 06:00 já estava pronto para seguir viagem.

    Havia chovido a noite toda, o que fez que minha bagagem tivesse de ser guardada ainda molhada. Mas agora não chovia mais, só céu nublado. Segui para Rio dos Cedros, o caminho é bonito, com casas de tijolinhos alemãs, porém a cidade não possui nada de atrativo, e o caminho para os destinos turísticos ficava há pelo menos 12km, com subidas, contando com a volta decidi que não valeria a pena, e segui para Timbó, a capital do cicloturismo. Cheguei até o marco do início do vale europeu e não conheci muito mais da cidade pois errei a rota e quando vi já estava em Indaial, que conheci somente a rodovia rumo a Rodeio.Read more

  • Vale dos Trentinos - Rodeio e Ascurra

    Oct 31–Nov 1, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 26 °C

    Sigo mais a Oeste do vale. Por aqui a influência italiana é maior. Desde a arquitetura das casas, as igrejas luteranas foram substituídas por católicas. Fábricas de cerveja por vinhedos e adegas. Os muitos cabelos loiros tornaram escuros. E também as placas de "Willkommen" passaram para "Benvenuti".

    O turismo por aqui é menor, por isso tem um ar ainda maior de interior. No rosto das pessoas estampa uma estranheza em relação a mim, no que estou fazendo aqui. Em compensação tem sido fácil encontrar lugar para acampar e tomar banho de rio. Porém com o frio que está fazendo essa semana, tem sido um trabalho árduo.
    Read more

  • Caminho dos Anjos

    November 1, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 14 °C

    Acordei bem cedo como de costume e arrumei todas as minhas bagagens. Deixei na casa da Ane e segui sem peso para cima da cidade pelo caminho dos anjos. Bastante subida, porém fiz inteiro pedalando, sem empurrar em nenhum momento.

    Chegando lá tive a companhia de um lindo pavão, muito brabo aliás. Vale a pena a visitação, muito bonito o lugar, com uma igreja católica no topo.

    Na decida começou a garoar, por não ser tão ingrime e com poucas curvas soltei a mão do freio e em um instante cheguei até a casa novamente. Fiz almoço e antes do 12:00 me despedí do Júlio e segui rumo a Apiúna.

    Na estrada havia um bloqueio dos caminhoneiros, que não aceitaram o resultado das eleições e estão protestando por todo o país.
    Read more

  • Morro Dom Bosco - Acampamento

    Nov 1–2, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 15 °C

    Cheguei a Apiúna e segui para o morro Dom Bosco, pedalei por partes, até chegar numa placa que marcava morro à 900m. Neste lugar havia uma cobertura e um banheiro inutilizável em estado deplorável, pensei em acampar ali mesmo devido ao tempo chuvoso, porém pensei, são apenas 900m, então segui empurrando, porém agora a subida era muito mais íngreme e escorregadia, então cheguei a conclusão que não conseguiria subir com todo o peso, desci e decidi acampar na cobertura.

    Pouco tempo depois parou de garoar e subi até o cume, porém dessa vez sem a bicicleta, e mesmo assim foi cansativo, questiono os 900m porque demorei um tempo até chegar em cima, e foi ingrime do começo ao fim, que bom que não levei a bike até o topo.

    A vista era incrível, cheia de nuvens mas dava para ver toda a cidade e arredores. Com uma linda capela e para minha surpresa luz elétrica, deveria ter levado o carregador.

    Desci, montei acampamento e fiz minha janta. Tudo muito tranquilo, não vi nenhuma pessoa aqui em cima, só eu e as muitas aranhas marrons
    Read more

  • Apiúna e Rio do Sul

    November 2, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 22 °C

    Não dormi muito bem a noite, fez muito frio.
    Por volta das 06:30 levantei e arrumei as bagagens. Desci mais um morro, como sempre com uma certa insegurança e com bastante cautela. Tinham várias pedras soltas pelo caminho, mas os freios deram conta.

    Em baixo o sol começava a dar as caras num dia lindo de se pedalar. Passei pela cidade, pela bela catedral de Apiúna, e subi a serrinha de São Miguel e no topo, lá pelas 10:30 parei num posto de gasolina para fazer meu almoço.

    Minha ideia era seguir em direção a cachoeira da Magia, sem saber se conseguiria acampar, e depois do almoço segui para lá. Pouquíssimos km para frente minha corrente arrebenta, felizmente voltei até a rodovia e havia um outro posto bem próximo.

    Graças ao frentista Marcos Vinicius minha corrente foi concertada, e a bicicleta estava pronta para seguir, porém neste meio tempo repensei sobre ir até a cachoeira devido a altimetría e a kilometragem, então fui para Rio do Sul, e segui pela rodovia vale acima.
    Read more

  • Aurora / Santa Tereza

    Nov 2–3, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 20 °C

    Passei pela cidade de Aurora, e por alguns de seus municípios, até buscar refugio em outra cachoeira que havia visto no mapa. Porém cancela fechada, sem chance. Já estava entardecendo e precisava encontrar logo um lugar para acampar. Fui até a vila de Santa Tereza, procurando por um terreno para acampar encontrei um bom lugar em frente ao rio, chamei pelos vizinhos e nada... Decidi entrar mesmo assim... Estudei o ambiente, preparei-me para um banho de rio, porém algo me dizia que não deveria ficar ali, ainda mais sem autorização. Então continuei pela busca, agora de chinelo e pijama mesmo.

    Passei pela igreja, e nada... Em frente perguntei a alguns homens no bar, e o Daniel logo me convidou para dormir em sua casa; falou: "senta aqui e bebe com a gente, depois você vai para a minha casa e dorme lá, toma um banho". De prontidão aceitei visto que não me parecia com segundas intenções.

    Bebemos uma, duas, três... Até perdi as contas, e lá pelas 20:00 fomos até a casa dele, e depois de carro até o mercado comprar carne e cerveja.
    Dormi maravilhosamente bem
    em uma cama, com banho quente.

    Daquelas amizades que numa outra ocasião não aconteceria, mas foi uma boa experiência.
    Read more

  • Estrada de Terra - Chapadão do Lageado

    November 3, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 21 °C

    Acordei ainda um pouco baqueado das tantas cervejas da noite anterior. Tomei logo um torcilax e pensei em ficar mais um dia por ali para me recuperar.

    Aproveitei o sol para lavar minhas roupas assim que me senti melhor.
    Estava bastante emotivo, refletindo sobre o passado.

    Decidi que seguiría viagem naquela mesma tarde, estava há 30km de Chapadão do Lageado, para onde queria ir, preparei o almoço para mim e para o Daniel, e por volta das 14:00 saí para o que seria uma tarde inesquecível, com magníficas paisagens e um sorriso no rosto. Com direito a lambeijos da Mel, uma border collie de uma casa que parei para pedir água.
    Read more

  • Mirante Cachoeira do Rio Saltinho

    Nov 3–4, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 18 °C

    Cheguei no mirante da cachoeira do Rio Saltinho no final da tarde, e me surpreendi muito com tamanha beleza.
    Preparei minha janta, armei minha barraca e aproveitei a estrutura para usar o banheiro e carregar o celular.
    Que dia para recordar.
    Read more

  • Serra do Ranchinho

    Nov 4–5, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 16 °C

    A noite choveu um pouco, mas apesar do frio dormi bem. Preparei minhas coisas e por volta das 07:00, na Golden hour da cachoeira que estava fenomenal segui pelas estradas de chão. Subi muito, logo cedo, e depois desci ladeira abaixo para então subir novamente. Isso tudo num cenário de cair o queixo, o que recompensava o cansaço físico. Cheguei até a vila de Figueiredo, onde havia uma igreja abandonada, mas com uma excelente estrutura para o que eu necessitava, preparei meu almoço, descansei um pouco e continuei pelo sobe e desce até chegar na rodovia, onde amenizou um pouco. Porém eu estava bastante fadigado, e os 20km restantes foram bem cansativos.

    Cheguei até o trevo de Urubici, e acampei no posto de gasolina, super tranquilo, com banho quente. Me vesti com todas as roupas que tinha e encarei o frio da serra.
    Dormi bem, super encolhido. A geada foi combatida e superada com sucesso.
    Read more

  • Caminho ao Corvo Branco - Urubici

    Nov 5–6, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 14 °C

    Na manhã de sábado acordei no posto de gasolina de Bom Retiro e subi o trevo para Urubici, encarei os 350m restantes de altimetría até começar a descida fantástica, numa estrada que estava um tapete. Cheguei em Urubici por volta das 10:30, e logo parei num posto de gasolina para fazer meu almoço, que aproveitei a situação para também fazer a minha janta. Lá pela 13:30 comecei a pedalar novamente no sentido do Corvo Branco, mas logo nos primeiros minutos vi que seria uma longa jornada com muito vento contra. Pedalava, pedalava e não saía do lugar. As 15:00 começou a garoar, fiquei preocupado e fui até um camping que tinha em frente, mas o dono não estava. Havia andado apenas 10km devido ao vento que estava absurdamente forte. Neste momento estava bastante ansioso pois vi que seria um trabalho árduo subir para o morro da igreja com seus 17km de subida constante e também o cânion espraiado com 14km. E com o frio que estava fazendo acampar sob o relento não seria muito legal. Urubici estava indo por água abaixo foi o que pensei. E neste momento comecei a comer a minha janta e também uma barra inteira de chocolate pela ansiedade.

    Uma hora depois o céu limpou então decidi que seguiría adiante, vi no mapa que tinha um camping próximo à serra.

    O vento continuava forte, e alguns km a frente, assim que subi uma ladeira começou a chover de novo, avistei um galpão abandonado e decidi me abrigar ali até a chuva passar. Pensei em acampar ali mesmo e seguir viagem no outro dia, porém pouco tempo depois a chuva se foi e um lindo arco íris surgiu. Isso já era por volta das 16:30.

    Continuei a pedalar pela rodovia, até que acabou o asfalto e fui até o suposto camping. Porém chegando lá não havia camping algum. Chamei pelo proprietário e perguntei onde eu poderia acampar por ali, e ele me respondeu que há 4km voltando. Decepcionado, eu já me ajeitando para seguir, ele me chama novamente e diz: não quer acampar aqui no terreno, tem um banheiro ali fora, você pode usar. Fiquei muito feliz, agradeci o Sr. Rafael, que não tive mais nenhuma interação, e seus dois cachorros rapozinhas me fizeram companhia por toda minha estadia. Tomei um bom banho, me ajeitei e assim que escureceu me recolhi para a barraca.
    Read more

  • Serra do Corvo Branco

    November 6, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 11 °C

    Estava há 4km da serra, de agora em diante seria só subida. As rapozinhas queriam por que queriam brincar, muito amáveis. Me seguiram por boa parte do caminho, o macho ainda mais, até que eu tive que espantá-lo, o que me cortou o coração.

    A estrada piorou, muito ruim mesmo, além de que estava toda enlameada. Cheguei na ferradura por volta das 08:00 e logo em seguida já começaram a chegar os primeiros motociclistas. Tirei várias fotos e me surpreendi com a beleza do lugar.
    Read more