Cicloviagem 2022

October - November 2022
Cicloviagem realizada na primavera de 2022. De Curitiba à Floripa pelos vales, serras e parques nacionais. Com um pequeno desvio ao Rio Grande do Sul e as maravilhosas praias do Sul Catarinense. Read more
  • 14kilometers
  • 7kilometers
  • Day 1–2

Portal da Graciosa

October 23, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 20 °C

Como era de se esperar, as coisas não saíram como planejado. E isso não é um lamento, na verdade são circunstâncias que estão fora do meu controle, e que deixam essa jornada ainda mais interessante de ser vivida.

Claro que não foi legal quando a corrente da minha bike estourou, mas como uma vez disse uma grande amiga: "em toda situação ruim há algo de bom". E foi boa a forma que reagi; sem me desesperar caminhei o kilometro restante até o posto mais próximo, e lá um frentista se prontificou a me ajudar. Num domingo à tarde com todas as bicicletarias fechadas, era fácil deixar o desespero falar mais alto. Mas como aprendi em outras ocasiões, a calma é a principal ferramenta.

Estava disposto a passar a noite no posto e no dia seguinte buscar uma bicicletaria, mas por fim segui até a estrada da graciosa. Com um improviso de um pino maior que a corrente, tive que ir na marcha leve, foi sofrido, mas cheguei. Meu plano era descer, mas devido a neblina fiquei no mirante. Dormi na companhia das onças, disse o dono do quiosque ao lado.

Como de costume o primeiro dia de viagem acaba me roubando o sono. Mas tenho fé que incríveis experiências me aguardam nos próximos dias que virão.

Estrada da Graciosa

October 24, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 21 °C

Não consegui dormir muito à noite.
    Estava ansioso, e cada barulhinho a fora me assustava. Choveu a noite toda, e para ajudar coloquei a capa da barraca ao contrário. O que fez que entrasse um pouco de água dentro da barraca.

Por volta das 05:15 já estava claro, e eu levantei para desfazer acampamento. A neblina encobria toda a visão e ainda garoava.

Desfiz acampamento, levei a bicicleta e meus pertences para baixo de uma mesa coberta e estendi a barraca molhada em um varal improvisado ao lado do quiosque.

A neblina era igual da noite passada, logo pensei: "será que conseguirei pedalar hoje?".

Aproveitei o tempo de espera para tomar café da manhã, organizar minhas bagagens e também preparar o almoço do dia, visto que não teria tempo de parar para cozinhar depois. Neste meio tempo o dono do quiosque Sidnei veio até mim e compartilhamos uma boa conversa, das minhas aventuras e também das dele, quando jovem que tinha sua Kombi motorhome. Ao nos despedirmos, me presenteou com uma deliciosa pamonha doce.

Por volta das nove a neblina deu uma trégua e consegui partir, com um certo receio, confesso. Mas os primeiros quilômetros me deixaram muito a vontade pois parecia muito mais fácil do que a memória que eu tinha. Até que começou a parte calçada com pedras, e na segunda curva, aperto o freio dianteiro, a bicicleta escorrega e eu caio de joelhos. Machucou, bastante; porém agradeci por não ter acontecido nada pior. Assim que me recuperei continuei a descida, dessa vez com muito mais cautela. A vista exuberante. Chegando no fim da serra encontro um cicloturista alemão Steve. Ele vinha do Rio e iria até Foz do Iguaçu, onde atravessaria para a Argentina. Conversamos um bom tempo em inglês até que seguimos nossos destinos opostos.

Porto de Cima e Morretes

October 24, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 27 °C

No plano a bicicleta começou a mostrar o resultado da gambiarra do dia anterior, tive que seguir na marcha leve até Morretes, onde encontrei a bicicletaria do seu Zeco, que resolveu meu problema.

Seguindo pela cidade, errei a saída, e fui parar quase em Antonina. O que me fez ter que voltar em baixo de um sol forte, Na subida pensei que iria desmaiar. Tomei bastante água e coloquei meu boné, que ajudou bastante. Ao voltar para Morretes passei na farmácia e comprei Gelol e Torsilax para o meu joelho. E segui sentido Paranaguá.

• Day 2–3

Estrada da Limeira

October 24, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 26 °C

A rodovia que me levou até a BR de acesso foi uma das melhores estradas que já pedalei na vida, com pouquíssimos veículos, e asfalto feito tapete. Chegando na BR tive que ir pela contramão do acostamento até a estrada da Limeira, que nos primeiros quilômetros é muito linda. Até que o asfalto termina, e resta uma estrada de pedras soltas. Há 7 km do início consegui um local para acampar, no bar do Ricardo, que em um primeiro momento foi receoso, porém ao ver que eu não tinha para onde ir me convidou para acampar em seu terreno, com banheiro e internet.

Me banhei no rio em frente, e logo fui descansar. O dia foi bastante cansativo.

Parque Nacional Guaricana

October 25, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 24 °C

Me sentindo seguro, tive uma boa noite de sono acampado no terreno do Rogério em Morro Alto. O nome me parecia um pouco equivocado pois desde o início da estrada até ali não havia nenhuma subida. Porém logo nos primeiros km do dia o nome fez todo sentido. Por mais de uma hora e meia empurrei a bicicleta morro a cima, parando centenas de vezes no caminho pois foi extremamente exaustivo. Cheguei aos 400m de altitude e ao descer senti um enorme frio na barriga, pois a estrada era péssima, cheia de pedras soltas, e assim se seguiu por toda a estrada da limeira, algumas partes péssimas, outras menos ruins, mas nenhuma definitivamente boa. Os 50km do dia valeram por muitos mais devido a estrada, porém as paisagens foram incríveis; Desde o parque nacional Guaricana com paisagens totalmente selvagens, sem nenhum veículo percorrendo todo o trajeto, às inúmeras plantações de banana e arroz, e também o rio Cubatão.

Cheguei por volta das 13:00 na vila de Cubatão. Sem água, faminto e quase tendo uma insolação pois o sol estava muito forte. Preparei meu almoço em um galpão e por volta das 14:30 saí rumo a Garuva.

Divisa de Estados PR / SC

October 26, 2022 in Brazil ⋅ ☀️ 20 °C

Há 8km da cidade de Garuva avistei uma casa abandonada, sem portas, janelas e somente com a parte da frente murada, porém era toda coberta. Decidi passar a noite ali, visto que não tinha um lugar para ficar em Garuva.
    Na cerração da manhã o sol nasceu maravilhoso. Iluminando todo aquele cenário vivo de vegetação.
    As 06:45 já estava com tudo preparado para o novo dia de pedal. Atravessei a ponte do Rio São Jorge, na divisa de estados. Ali começou a etapa catarinense da viagem.

• Day 4–5

Parque Malwee

October 26, 2022 in Brazil ⋅ ☀️ 24 °C

Atravessando toda a cidade de Jaraguá do Sul, cheguei ao camping municipal do parque Malwee, uma boa estrutura para acampar, com banheiros, chuveiro quente, e o melhor, gratuito. Conheci o parque e suas extensas lagoas. E no fim fui presenteado com um lindo pôr do sol. No total foram mais de 90km, mas no fim não estive tão desgastado, pois na maior parte foi plano.Read more

Chiesetta Alpina

October 27, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 21 °C

Na manhã do dia 27/10 acordei bem cedo e fui em direção a Chiessetta Alpina, pedalei alguns metros, mas a maior parte foi empurrando a bicicleta acima. Já quase no topo conheci um rapaz de Guarapuava, que não cheguei a perguntar o nome, me fez companhia até o topo da Igreja e ainda tirou uma foto minha. Na descida fui na frente, e mesmo com a preocupação a descida foi muito gostosa, vento no rosto, estrada vazia.Read more

Pico Malwee

October 27, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 28 °C

Retornando para o Malwee passei em uma bicicletaria, pedi para trocar as pastilhas de freio e lubrificar a corrente da minha bicicleta.

Saindo de lá, era próximo das 11:00, fui até o Pico Malwee, outro morro com mais de 500m de altimetría, este também foi difícil, mas não sei se era porque estava embalado foi mais fácil que o primeiro. A descida foi por estrada de terra, novamente me senti apreensivo, porém também foi tranquila com um bom freio. Por volta das 13:00 cheguei ao camping, me aprontei para fazer o almoço e arrumar minhas bagagens. Quando estava terminando, o casal da Kombi VV, que estava ao lado na noite anterior, haviam deixado um pote com comida para mim. Neste momento meu coração se encheu de amor, pela compaixão daquele casal tão simples e tão atenciosos.Read more

• Day 5–8

Massaranduba

October 27, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 25 °C

Terminei de arrumar minhas coisas por volta das 15:30, e parti em direção a Massaranduba, atravessei Jaraguá e peguei a estrada principal, ao entrar em Guaramirim e pegar a rodovia principal virou um grande fuzuê, com muito barulho e pouco acostamento com caminhões passando em velocidades muito altas, na primeira rua a direita virei e segui por uma estrada secundária asfaltada com uma ciclovia lindíssima, que aparentemente havia acabado de ser feita. Depois de alguns quilômetros o asfalto acabou, e a estrada era de areia e pedras soltas, quando um carro passava, eu comia pó, quando um caminhão passava, eu tinha que parar e esperar dissipar. Mas ao menos o cenário era um espetáculo, com lindos arrozais e morros ao fundo.

Quando atravessei a ponte da divisa para Massaranduba ficou ainda mais lindo, na estrada do Fundo Sueco. O sol estava se pondo e senti uma imensa alegria neste momento.

Depois das 18:00 cheguei à casa do Iverson, que me recebeu muito bem, me levou para jantar na lanchonete e depois para um passeio de carro para me apresentar a cidade.
    Voltamos, e logo fui dormir no sofá.