Robben Island - Last day

January 13, 2019 in South Africa ⋅ ☀️ 23 °C

Dia de regresso, mas ainda tínhamos a visita a Robben Island que tínhamos adiado. Estava tudo contado, uma visita de 4 horas, com o barco a sair às 11h para estamos no aeroporto às 16h.

Foi uma viagem de 30 min, mas com a ondulação que estava e o calor dentro do barco, passado pouco tempo, estavam a distribuir sacos para vomitar para quem estivesse mais pálido.

Não customo ficar mal, mas confesso que também me agarrei a um saco, nunca se sabe, mais vale prevenir.

O percurso a volta da ilha é feito de autocarro, onde a primeira paragem é onde Nelson Mandela foi preso. Um ex-prisioneiro que esteve preso, na mesma altura, conta nos em primeira mão, as torturas iniciais que passavam durante as primeiras semanas de interrogação e posteriormente os trabalhos pesados que eram obrigados a fazer com condições mínimas.
    As torturas contadas em primeira mão, acabam por sensibilizar muito mais o ouvinte.

A volta foi um pouco mais tranquilo. Entregamos a horas o nosso carro e o panic button, tão útil.