Auschwitz

September 26, 2019 in Poland ⋅ ⛅ 16 °C

É possível passar um dia em Auschwitz sem pagar uns 40 a 80 euros para um tour. Mas é verdade que não ouves a explicação dos guias, apesar disso e pelo facto de conhecermos razoavelmente bem essa época conseguimos acompanhar a visita e perceber o que aconteceu na segunda guerra mundial, neste lugar.

A primeira parte, em Auschwitz Birkenau, o ambiente é um pouco mais leve do que estava a espera, passámos pelos dormitório, os sanitários comuns, o "corredor da morte", os crematórios completamente destruidos no final da guerra para não deixar vestígios das atrocidades, o tratamento das águas para o campo de concentração, o Canadá, local onde mantinham todos os pertences de quem entrou neste campo, que foi posteriormente queimado, mais uma vez para não deixar vestígios.

Ao final da tarde fomos, ao museu de Auschwitz, ou seja à primeira parte do campo de concentração, pelos vistos a partir das 16h não se paga. Mas a visita é muito forte, mesmo sem guia, quando começamos a passar pelos sítios onde eles eram executados, os restos das suas roupas permanecem nos locais, onde dormiam uns em cima dos outros, as condições sanitárias, as histórias, as milhares de fotos de pessoas que morreram.
    Toda essa envolvencia, traz um sentimento de revolta, de raiva, de impotência relativamente a acontecimentos que são tão recentes mas por outro lado parecem tão longínquos, que conseguimos passear por estes corredores de tortura e morte e ainda assim rirmos com as nossas palhaçada do dia a dia.