Polónia 2019

September 2019
A 7-day adventure by Be

Viagem para Varsóvia

September 23, 2019 in Poland ⋅ ⛅ 13 °C

Às 9h já estava de pé, com muitas coisas para resolver antes do voo. Mais uma vez tinha decidido fazer a roupa para o casamento que iríamos ter em Zacopane, mas como sempre deixo tudo para a última e ainda tinha que acabar a saia.

Tirei a máquina de costura para os acabamentos, cuidei das plantas, fiz a mala, fomos deixar as chaves de casa com a Chen no Cais do Sodré, para ela cuidar dos bichos lá de casa, para estar às 15h no aeroporto, sem ter almoçado. Foi comer um Veggie Burger no McDonald's e seguir para o avião.
    Depois de ter passado a porta de embarque, um polaco perguntou-me para onde ia o avião, nunca se sabe se podia ter vindo ao engano :-)

Passei a viagem a ouvir o meu audio book, Educated. Depois de 4h de avião e 40km de carro, cá estamos nós no centro de Varsóvia com o check in feito, a caminho do Hala koszyki, tipo mercado da ribeira mas mais giro. Infelizmente, chegamos quase à meia noite e já estavam a fechar, os próximos dois sítios da lista do Faban, o Beirut e o Kraken também já não serviram comida.
    Felizmente existe um conceito de restaurantes 24h, encontramos o CMA, uma agradável surpresa, que começou por um carpaccio de beterraba, continuou com outras iguarias pelo meio e acabou num tiramisu, rematado com um mojito, para aguentar os 5 graus que estavam na rua. Pagámos pouco mais de 20 euros.

Varsóvia num dia

September 24, 2019 in Poland ⋅ ⛅ 9 °C

Acordei eram quase 11h, a Joana e o Faban tinham ido às compras, comprar um casaco para a Joana que não trouxe nada para combater o frio polaco.
    Regressaram uma hora e meia mais tarde com um saco da Zara na mão, já nós estávamos na rua à procura de um sitio para comer.
    O Ricky não se conteve de fazer bullying à Joaninha que acabou por se convencer que o casaco não era adequado para o frio. O mesmo saco andou a passear o dia todo por Varsóvia, e voltou para a loja às 20h30 quando passamos em casa buscar mais agasalhos, mas voltou intacto.

Tomámos o pequeno almoço com bagels, panquecas, ovos de todas as maneiras e uns sumos naturais no Bulke, perto de casa. Um espaço muito agradável com recantos e pequenas salas aconchegantes.

Seguimos para o centro histórico, a caminho o cheiro das milhares de flores enche as ruas apesar de estarmos em Setembro. Junto ao palácio real, subimos um terraço para ter uma vista panorâmica sobre a cidade. Pouco depois estávamos à frente do palácio central a beber uma cerveja e comer batatas fritas, à espera da freetour das 16h.

Aí descobrimos que o centro histórico é património da UNESCO, não pela sua antiguidade, porque foi praticamente destruído na sua totalidade durante a segunda guerra mundial, mas porque foi reconstruída mantendo a arquitectura tal como estavam antes de ser destruída.
    Aprendemos sobre a história da Polónia, as diferenças entre Cracóvia e Varsóvia, passámos à frente da casa museu onde nasceu a Marie Curie que descobriu à radioactividade e ganhou dois prémios Nobel em áreas diferentes.
    O pianista polaco, Frédéric Chopin, que morreu em França ao 39 anos, tinha como desejo que lhe fosse retirado o coração, com medo de ser enterrado vivo. O coração foi removido, colocado numa urna de cristal cheia de cognac e enviado pela irmã para Varsóvia, hoje encontra - se atrás de uma parede de pedra na igreja de Santa Cruz.

Aprendemos também a reconhecer um polaco na multidão:
    1. Todos têm bigode a partir dos 50.
    2. Todos andam com os sapatos sujos mesmo quando estão bem vestidos.
    3. Em vez de usarem mochilas, preferem andar com um sacos das compras de uma marca dee luxo, chamada a "Polish briefcase" .
    4. Se perguntares a um polaco que acabaste de conhecer, como está, vai te dizer logo que está tudo mal, por mil e umas razões. Passado 3 horas são os melhores amigos, passado de 5 horas, és convidados para jantar em casa dele e serás alimentado até morrer, não há como dizer que não, ou estou cheio, porque não vai entender e vão trazer ainda mais comida.

Depois da freetour, seguimos uma recomendação do guia para comer dumplings (tipo raviolis) no Zapiecek, que apesar de ser conhecido como um prato típico, tem na realidade influência de muitos outros países a volta.

Antes de jantar no Beirut, ainda passámos no gueto judeu, onde viveram mais de 300 mil judeus, mas apenas 20mil sobreviveram. Pouco ou nada sobrou deste bairro por isso pouco ou nada vimos.

Mina de sal

September 25, 2019 in Poland ⋅ ⛅ 13 °C

Depois de 4h de carro, chegámos às Minas de sal de Wieliczka, património mundial da UNESCO.
    Uma mina de 300km de extensão e 300m de profundidade, em atividade desde o século XIII.
    Fizemos um tour de mais de 3km, a mais de 100m de profundidade. Uma obra de arquitectura, com centenas de anos que vale a pena recordar.

Centenas de estátuas de sal, capelas e lagos vão animando o nosso percurso. Com a nossa guia que nos vai explicando a história de cada troço.
    Cavalos trabalharam durante anos nestas profundidades, mas durante estes anos todos os únicos homens que foram forçados a trabalhar foram os judeus na segunda guerra mundial.

A primeira impressão de Cracóvia, foi um tipo cheio de sangue na cara que passou por nós perto do nosso apartamento, uma sem abriga de peito à mostra e alguns malucos no parque que assustaram a nossa Joaninha a caminho do restaurante para jantar.
    A noite parece animada, levando nos apesar da chuva a dar um pezinho de dança antes de voltar para casa.

Auschwitz

September 26, 2019 in Poland ⋅ ⛅ 16 °C

É possível passar um dia em Auschwitz sem pagar uns 40 a 80 euros para um tour. Mas é verdade que não ouves a explicação dos guias, apesar disso e pelo facto de conhecermos razoavelmente bem essa época conseguimos acompanhar a visita e perceber o que aconteceu na segunda guerra mundial, neste lugar.

A primeira parte, em Auschwitz Birkenau, o ambiente é um pouco mais leve do que estava a espera, passámos pelos dormitório, os sanitários comuns, o "corredor da morte", os crematórios completamente destruidos no final da guerra para não deixar vestígios das atrocidades, o tratamento das águas para o campo de concentração, o Canadá, local onde mantinham todos os pertences de quem entrou neste campo, que foi posteriormente queimado, mais uma vez para não deixar vestígios.

Ao final da tarde fomos, ao museu de Auschwitz, ou seja à primeira parte do campo de concentração, pelos vistos a partir das 16h não se paga. Mas a visita é muito forte, mesmo sem guia, quando começamos a passar pelos sítios onde eles eram executados, os restos das suas roupas permanecem nos locais, onde dormiam uns em cima dos outros, as condições sanitárias, as histórias, as milhares de fotos de pessoas que morreram.
    Toda essa envolvencia, traz um sentimento de revolta, de raiva, de impotência relativamente a acontecimentos que são tão recentes mas por outro lado parecem tão longínquos, que conseguimos passear por estes corredores de tortura e morte e ainda assim rirmos com as nossas palhaçada do dia a dia.

Zakopane - Casamento

September 28, 2019 in Poland ⋅ ⛅ 15 °C

Como nos deitamos tarde, não deu para visitar a cidade no meio das montanhas, conhecida pelos desportos de neve no Inverno, escalada e caminhadas no Verão.
    Pensei que ia ser um casamento muito diferente do que estamos habituados, até porque a noiva tinha me contado algumas tradições, mas o mais diferente foi apenas receber os noivos na sala de festa, todos em pé em cima das cadeiras a gritar algo em polaco, que nem cheguei a perceber o que queria dizer, com um shot de vodka na mão.
    Os shots de vodka em cima da mesa desde que chegamos, também devem ter ajudado que toda gente ficasse rapidamente solto, fazendo com que aguentassemos a dançar com música ao vivo até as 4h da manhã.