• Day 8

Faja de Santo Cristo - PR01

April 30, 2021 in Portugal ⋅ ⛅ 15 °C

Qualquer pessoa que venha a São Jorge deve fazer este percurso linear. É deixar o carro na Faja dos Cubres e chamar um táxi para o início do percurso. Os primeiros 5km são a descer para a Faja de Santo Cristo, um percurso incrível que deixa devagarinho as montanhas para trás a caminho de mar e das fajãs, avistando ao longe a Graciosa e a Terceira.

O único acesso a esta fajã é a pé ou de moto quatro. Ainda assim tem um restaurante modesto e algumas casas de turismo rural, principalmente para surfistas aventureiros.

Todas as fajas do lado norte da ilha nasceram da lava das últimas erupções.

No final do percurso conhecemos a Isabel Neto da Penha de França. Apaixonada pelo Valentim, já queria que o Valentim fosse a casa dela arranjar o pc dela e lhe ensinar umas coisas.
    Ao contrário do que pensam, engenheiro informático não arranja computadores.

Passámos pelas piscinas naturais de Simão Dias, umas piscinas no meio das pedras de lava. Infelizmente o tempo já tinha mudado e já não estavam temperaturas para um banho.

Antes de regressar, fomos até aos Rosais a ponta oeste da ilha com vista sobre todas as ilhas do grupo Central e a Terceira.
    Jantamos provavelmente no melhor restaurante das férias, o Fornos de Lava.