Castelhanos

January 24, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 29 °C

Tomámos um pequeno almoço vegan no Cafe Vegan mesmo em cima da praia. Até pão de queijo vegan tinha!

Os nossos novos amigos, o Edson e a Laila, já tinham marcado um guia para fazer uma trilha até à praia dos Castelhanos. É preciso guia, porque o percurso é no meio do mangue, tipo pântano, e temos que atravessar um rio de barco.

Tínhamos combinado as 9h45 no nosso camping. Como eles não apareceram seguimos para o centro de Morere. Lá também não estava ninguém. Já eram quase 10h30 quando eles apareceram. Pelos vistos a pontualidade não é o forte deles. O guia continuava desaparecido.

Pela descrição que fizemos do guia, ficámos a saber onde ele morava e o Edson foi bater na casa dele. A noite anterior deve ter sido bem dura e a resposta dele foi que ele pensava que era no dia seguinte e que hoje não iria fazer nenhuma trilha.

Quem ficou a ganhar foi outro guia, o Eric, que passou por nós e já ia fazer o mesmo percurso com outro grupo. Foi só nos juntarmos a eles. Depois de atravessar a praia de Baiema, fizemos mais 1.5km no meio da mata onde 2 barquinhos esperavam por nós para descer o rio e atracar mais abaixo na praia dos Castelhanos, possivelmente a praia mais bonita da ilha. O nome da praia deve-se ao nome de um navio português afundado nessa praia, que naufragou e quem sobreviveu foi morto, frito e comido pelos indígenas.

Na volta em vez de ir pela mata, entrámos pelo manguezal. A maré já estava a subir por isso, a primeira parte do caminho foi com água nos pés.
    Jantámos no Padamor, um restaurante vegan e vegetariano, com o Edson e a Laila. Aliás os dois eram vegan. Na volta ao camping, a Laila tinha trazido um pito (cigarro com erva) para a despedida.