Lençóis do Maranhão

February 19, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 28 °C

Às 10h da manhã estávamos a descer o rio Preguiça para um trekking de 3 dias pelos Lençóis do Maranhão. Na realidade hoje supostamente íamos apenas andar 10km à tarde.

Antes disso parámos nos Pequenos Lençóis. Demasiado turístico, com uns macacos que atacam as pessoas, porque ninguém respeita as placas que dizem: não alimente os macacos...

Seguimos para o farol para ver a vista 360 graus sobre o parque. Ao meio dia já estávamos em Atins para almoçar. Tínhamos mais 1h de 4x4 antes de começar o trekking por volta das 15h.

Quando o jeep parou no cimo de uma duna, com um sol de chapa, sem uma única sombra a kms de distância, e com a barriga extremamente cheia do almoço, arrependi-me. Que estupidez pagar para fazer uma caminhada com este sol, em que a única visão dos próximos dias vai ser areia...
    Na Amazónia, os guias iam falando das árvores, das plantas medicinais, aqui vai falar do quê? Este grão de areia é branco e aquele também é branco. Senti-me desmotivada mas a fingir que estava tudo bem.

Afinal entre as dunas há lagoas, até dá para tomar banho, o sol ficou tapado pelas nuvens e o vento refrescou. A areia era mais rija porque tem chovido muito, o que facilita a caminhada descalça. O problema é que ainda não tínhamos feito 4km e os pés já estavam a criar bolhas. O Valentim tentou com as meias, eu fui de chinelos, não sei qual deles é o melhor, mas nenhum é o ideal.

Ficámos a dormir na casa de uns nativos na Baixa Grande que nos preparam o jantar. Esta casa de apoio tinha bebidas, cartas e snooker para passar o tempo. Uma curiosidade é que até há bem pouco tempo não chegava eletricidade a estas comunidades. Na verdade o turismo por aqui tem pouco mais de 20 anos.

Hoje aprendemos mais um jogo de cartas (Conga) com uma miúda do Uruguai. Acompanhámos com Tiquira que é uma cachaça tradicional do Maranhão, feita da Mandioca.