• Day 85

Dona Joana & Senhor Raimundo

February 20, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 29 °C

As 7h da manhã, já com o pequeno almoço tomado, um penso na bolha do pé do meu pai que rebentou, seguimos caminho.
    Foram 10km, por dunas e lagoas com um cenário maravilhoso, uma beleza indescritível, com paragem para banhos antes de chegar em casa do Senhor Raimundo & Dona Joana por volta das 11h da manhã.

A última meia hora já estava a ficar difícil, o sol forte a bater nas pernas reforçava o cansaço que começava a sentir.
    Almoçámos um delicioso peixe frito cozinhado pela Joana. Fizemos um sesta depois de almoço antes de tentar ir ver o pôr do sol nas dunas. Mais um pôr do sol falhado por causa das nuvens, ainda assim é uma paisagem incrível.

Ficámos a saber que para além dos porcos pretos e as cabras (quase selvagem, mas todos têm dono) que íamos vendo ao longo do caminho, também viviam aqui muitas piningas, uma tartaruga que se alimenta durante o período das chuvas e se escondem debaixo da areia durante o período da seca, como se estivessem a hibernar.

Os lençóis do Maranhão dificilmente podem ser considerados um deserto, tendo uma camada de água bem perto da superfície, uma camada de argila e por fim esta areia toda, que se move e vai engolindo casas, vegetação e quase tudo o que encontrar no caminho.