• Marco do equador

    October 1, 2024 in São Tomé and Príncipe ⋅ ☁️ 26 °C

    Da praia do eco lodge ao ilhéu da rolas foi quase meia hora num pequeno barco, com alguma ondulação. A chegada ao ilhéu é feita junto à única comunidade que lá vive. Algumas crianças tentam apanhar umas ondas com pranchas improvisadas.

    Há uns anos atrás o grupo Pestana construiu um resort no ilhéu oferecendo dinheiro as pessoas para saírem do ilhéu. Queria criar uma ilha turística paradisíaca, excluindo todos os locais. Mas por muitas razões o turismo não venceu, o Pestana fechou, mas mesmo antes de fechar, a comunidade que tinha recebido dinheiro para sair, já tinha regressado.

    Moram cerca de 200 pessoas. Existe uma primária, mas a partir daí as crianças têm que apanhar o barco todos os dias para ir para a escola.

    Subimos para o marco do equador e visitámos o jardim botânico onde mostram as diferentes plantas e árvores usadas tanto na culinária, como na medicina. Havendo muito pouco acesso a medicina como a conhecemos, curam a maioria das doenças com plantas medicinais. Nada é desperdiçado. Por exemplo, a palmeira dá vinho de palma, óleo de palma, espuma para almofadas para bebés, vassouras, acendalhas, cicatrizante umbilical para bebés e por aí vai...

    Antes do almoço, fizemos uma caminhada para a praia Bateria, mais uma praia paradisíaca. A comida era muita e deu para nós, o guia, o capitão e o Sidney que foi à comunidade buscar vinho de palma para podermos desfrutar durante a refeição. Infelizmente o meu telefone ficou sem bateria ao chegar à praia, por isso não há muitos registos digitais.

    De regresso ao lodge, o Benji dormiu umas 3h e teve que ser acordado para jantar.
    Read more