• Ele sobe, diz o Jardel

    4 Oktober 2024, Sao Tome dan Principe ⋅ ☁️ 24 °C

    Já estava tudo marcado, íamos mergulhar à vez. O Valentim as 9h e eu as 11h. Mas sabíamos que teríamos um desafio, sair da praia com o nosso jipe que patinou na descida... Estivemos a pedir dicas a quem sabe e mesmo assim não estávamos muito confiantes.

    Metemos a tração 4L, idealmente em 3a e começamos a subir. Sabíamos também que o mais perigoso era o jipe ficar atravessado porque nesse caso pode virar.

    Em vários momentos ele patinava, mas voltando atrás conseguíamos subir mais um pouco. Nos últimos 50m da subida o jipe desistiu. Por mais que insistimos ele chegava aquele ponto e começava a patinar ao ponto de pensarmos que ele podia ficar atravessado e com uma descida íngreme de um lado não dava para arriscar.

    O Jardel, o braço direito do dono do lodge, veio nos ajudar. "Ele sobe", dizia ele. Pensávamos que o problema era a nossa falta de conhecimento. Mas a verdade é que após umas 10 tentativas, ele desistiu também e acabou por nos puxar com outro jipe.

    Já chegamos ao Atlantic Dive um pouco atrasados. Levámos logo com as regras do resort e toda a segurança que até parece que vamos cometer algum crime, para descobrir que as condições para mergulhar não eram favoráveis. Fizemos apenas um passeio de barco ao ilhéu de Santana.

    O Benji acordou da sesta já era de noite e fomos brincar no parque infantil. O Valentim foi se sentar num banco quando avistou no meio do escuro, uma tartaruga a sair das ondas. Lá foi ela a subir à procura de um cantinho para fazer o buraco e meter os seus ovos. Infelizmente, depois de começar a cavar, não gostou do sítio e voltou para as ondas.
    Baca lagi