Bali 2019

November - December 2019
A 10-day adventure by Be Read more

Aeroportos

November 29, 2019 in Indonesia ⋅ ⛅ 31 °C

So não sabia que ia acabar o dia sem adormecer. Dormi 4h esta noite, tinha muitas pontas soltas no trabalho por resolver antes de seguir viagem. Felizmente o voo era às 15h30, por isso cheguei às 8h ao trabalho mas à hora de almoço estava a caminho do aeroporto.
    Nem conseguia sentir a alegria de viajar tanto era o cansaço, mas o stress do trabalho foi aos poucos desvanecendo e depois de descansar 30 mim antes do voo já estava quase nova.
    Viemos na conversa até Amsterdão, a escala curta também não deu para descansar antes de um voo de 11h30.
    Já comi, já vi o filme do Aladin e dormir nada.

Checking In

November 30, 2019 in Indonesia ⋅ 🌙 28 °C

Depois de quase 24h, com as pernas inchadas, chegámos ao calor. Estão 30 graus e uma humidade gigante. O nosso motorista estava a nossa espera para fazer mais uma hora de carro antes de chegar ao surf camp, no meio do nada com um acesso em terra batida.
    Comprámos uns noddles instantâneos a meio caminho, mas nem uma chaleira para aquecer a água deu para arranjar a esta hora. Já eram quase 23h, e foi o segurança com uma lanterna que nos mostrou o nosso quarto, no meio de um vale rescuro cheio de vegetação que promete surpreender quando vir a luz do dia. Ficámos com um quarto privilegiado, com uma varanda com vista para o Vale, conseguimos ouvir um riacho que deve passar por aí e de resto é silêncio completo.

Deus ex machina

December 1, 2019 in Indonesia ⋅ ⛅ 29 °C

Recebi uma chamada às 3h20 da manhã (em Portugal são menos 8h) infelizmente já não dormi mais.
    Possivelmente a fome também não ajudava. Acabei por ver uma serie (Coisa Mais Linda) até à hora do pequeno almoço. A Filipa que acabou por acordar também ficou a organizar fotos, acabou de descobrir o Google Fotos.
    Hoje não temos nada programado, as aulas de Yoga e surf só começam amanhã.
    Fomos a pé até ao centro de Canggu num calor e uma humidade enorme. Suar do bigode o tempo todo, aqui é super normal. Fomos ao mercado Samadi, andámos a ver lojas, fazer uma massagem, para passar o resto da tarde em Batu bolong beach.

"Deus ex machina é uma expressão em língua latina com origem no grego que significa literalmente "Deus surgido da máquina", e é utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra ficcional."
    O melhor nome para uma marca de motas customs, mais do que motas existe todo um conceito, com loja, restaurante, tatuagem, oficinas e concertos ao domingo.
    Jantamos por lá a ver o concerto. Mas ao intervalo do concerto e já de barriga cheia o cansaço era tanto que tivemos que seguir para casa às 21h e dormir logo.

Yoga, surf and sunset

December 2, 2019 in Indonesia ⋅ ☀️ 34 °C

Mal a luz do dia aparece, a claridade entra no quarto e já não dá para dormir. Vejo as horas a passar à espera das 7h para ir ao yoga.
    O espaço de yoga ao ar livre no meio da vegetação, com o som dos pássaros e do rio que passa ao lado, inspira.
    Durante o pequeno almoço, os indonésios que nos vão acompanhar durante o dia, vão tocando guitarra enquanto outros preparam as pranchas.

Apesar de Canggu, estar a abarrotar de gente que quer surfar e muitos picos estarem completamente sobrelutado, levaram nos para um sitio em berawa com muito pouco gente, onde deu para curtir uma boa sessão de surf.
    Sempre com a guitarra atrás, está sempre alguém pronto para tocar e cantar.
    Passámos o resto da tarde na praia, antes de ir ver o pôr do sol, acompanhadas de Bintang, a ver um milhão de surfistas a lutar para conseguir uma onda em Batu Bolong.
    Antes de jantar ainda fomos fazer uma massagem aos pés, 3 euros meia hora. Antes de começar a massagem elas perguntam sempre:"strong or medium". Claro que quero "strong" mas ela aplicou tanta força que vou ficar com umas negras nas pernas o resto da semana.
    Tivemos a falar com as miúdas que nos fizeram a massagem, a minha massagista tinha 19 anos, trabalhava 14h por dia 6 dias por semana, na realidade depois dessa conversa quase que fiquei a sentir - me mal por contribuir para este tipo de escravidão. Será que mais vale ajudar a contribuir para o sustento dessas família mesmo que seja através de algum tipo de escravidão?
    Jantámos por 5 euros num buteco qualquer.

Small waves

December 3, 2019 in Indonesia ⋅ ☀️ 32 °C

Não estamos assim com tanta sorte com as ondas. Estão pequenas, mal a maré sobe deixa de haver, por isso temos que chegar mais cedo. Logo a seguir ao yoga temos tempo de comer qualquer coisa e seguir para Berawa.
    Apesar de tudo deu para curtir, a Filipa hoje esteve muito bem, para o ano já podemos ir para as Mentawai :-p
    As poucas horas de sono já andam a pesar, por isso soube bem seguir para o surf camp logo a seguir ao surf e descansar a beira da piscina.
    À tarde mostraram nos os vídeos da nossa performance, para analisar, corrigir e evoluir, infelizmente como não usámos a t-shirt vermelha do surf camp, o câmara quase não nos apanhou.

Ao final do dia, aceitamos jantar com o resto dos hóspedes do surf camp, com quem já começamos a ganhar alguma confiança. Não sei de quem foi a ideia mas decidiram pedir recomendações de restaurantes à professora yoga, uma alemã, com uma boa vibe, umas rastas gigantes, que recomendou um restaurante de comida local, Varuna. Possivelmente o pior restaurante desde que estamos cá, deixei metade da comida no prato.

Com alguns resistentes ainda fomos para o Pretty Poison, ouvir uma rockalhada e ver uns skaters a fazerem manobras na piscina.

Cynthia and Paola

December 4, 2019 in Indonesia ⋅ ⛅ 33 °C

Cada dia estou a curtir mais o surf, precisava de mais uma semana para estar no ponto.
    Hoje dividiram o grupo, segui com a Filipa e o Agil para Batu Bolong e o resto foi para Berawa, a Cynthia, a holandesa, ficou um pouco triste de não ter vindo connosco porque também estava a safar-se bem.
    Aqui o fundo é de rocha, por isso temos que ter mais cuidado. As ondas são mais compridas e há ondas para todos, por isso o tempo de espera é menor.
    Depois da surfada ficamos pela esplanada do The Waves, até se jurarem a nós, a Cynthia e a Paola, a luxemburguesa. O objectivo era elas fazerem uma aula privada com um tipo que a Filipa tinha arranjado e eu alugava uma prancha e ia surfar.
    Mas deixámos o tempo passar as ondas estavam escassas e a Bintang falou mais alto.
    Fomos as 4 para La Brisa, ver o pôr do sol a beber cerveja e comer milho grelhado. Este espaço é lindo de morrer, parece quase um parque temáticas, feito de madeira com palmeiras com várias piscinas no meio, mas os preços também acompanham, para ter uma mesa sem ser na praia, o consumo mínimo é de 30euros.
    Acabamos o dia a jantar as 4 no Tropikale, restaurante onde já o ano passado tínhamos sido felizes.

Surfer style at Pretty Poison

December 5, 2019 in Indonesia ⋅ ☀️ 32 °C

Chegaram mais pessoas ao surf camp, uma alemã e uma mexicana, não sei porquê mas 90% dos hóspedes são mulheres.
    A mexicana acha que a Filipa é uma grande surfista, pelo menos tem todo o estilo, surfer style.
    Voltamos a Berawa, para podermos estar todos juntos e aproveitar o câmara.
    Á tarde deram uma aula teórica na piscina, como remar, como virar a prancha, como subir para cima da prancha, etc...

Hoje é dia de Pretty Poison, escolhemos um restaurante mexicano mesmo ao lado, Lola's, para juntar toda a malta do surf camp. Acho que é muita confusão para a minha cabeça, demasiadas energias diferente a gerir, para além disso não gostei muito do que comi, uns burrito com arroz e feijão.
    No fim acabas sempre por te juntar com quem tiveste mais química, para além da Cynthia e da Paola, tínhamos uma nova amiga a espanhola Lorena, só mulheres a viajarem sozinhas, sem medos de se atirarem para o desconhecido.

Sunset and Xbar

December 6, 2019 in Indonesia ⋅ ⛅ 31 °C

Vou sentir falta disto, surfar de manhã, queimar os pés ao sair da água, estes putos a cantar e tocar guitarra o dia todo, o escaldão que tenho no rabo e nas pernas, os chinelos, a paz deste surf camp, estas ondas perfeitas que tornam tudo muito mais fácil.
    Tenho estado a curtir cada vez mais dentro de água, já estou a sentir a evolução e tenho pena de ter só mais um dia...
    À tarde estivemos a ver os nossos vídeos, claro que nos vídeos tudo parece mais pequeno do que quando estamos realmente dentro de água. Mas foi bom perceber os pontos de melhoria.
    Terminamos o dia a ver o pôr do sol com a Paola, já que a Cynthia já tinha seguido caminho para Java, para ir ter com o namorado.
    A nós juntou-se a Lorena para jantar e beber um copo no Xbar, onde encontramos a professora de Yoga. É dos sítios com menos turistas que já estivemos, na realidade foram os putos que aconselharam.
    Demos também um salto ao The Lawn, onde paga-se 5 euros por uma cerveja, afastando automaticamente todos os locais.

Last day in Berawa

December 7, 2019 in Indonesia ⋅ ⛅ 29 °C

Hoje era suposto não ir ao yoga e sair às 8h para ir surfar com a Filipa e o alemão, o resto seguiria mais tarde.
    A Filipa estava super cansada, preferiu ficar a descansar, o alemão, mandou-me uma mensagem de manhã a dizer que também não vinha. Por isso segui eu com os putos de mota já que era muito mais rápido.
    Para eles foi quase um dia de folga, cada um na sua dentro de água. Foi uma última surfada bem aproveitada.
    Esses putos são felizes, têm uma excelente vibe, adoram o que fazem. Quando não estão a surfar estão a cantar e tocar guitarra, mas o dinheiro é curto. Recebem 2.5 milhões de rupias, o equivalente a 160 euros, pagam 1.5 milhões de renda, mais as contas, pouco sobra. Tentam sempre dar umas aulas privadas ao fim do dia para conseguir mais uns trocos.
    Andam sempre cheios de feridas de alguma queda da mota, ainda por cima a surfar todos os dias nunca sara. O Bagass tem umas feridas enormes em carne viva, com muito mau aspeto nas costas e no joelho de uma queda de mota que deu na quarta-feira anterior quando voltava bêbado para casa. O Agil e o Budy voaram para um campo de arroz na noite anterior, ficando com mais uma marca nas pernas. O Bundy também anda com um inchaço gigante na cara por ter levado com uma prancha quando surfava, mas não me parece que saibam o que é ir ao médico. Metem um creme xpto, nas feridas cada vez que saem da água mas não me parece que serve de muito.
    As relações famíliares também não devem ser as melhores, o Budy conheceu a mãe já tinha 14, a ex-namorada fugiu para a família dela depois de ter feito um abordo natural aos 6 meses de gravidez.

Almocei numa barraquinha atrás da esplanada onde deixávamos as coisas para ir surfar, onde os putos custumam comer, paguei 1.7 euros para uma sopa de noddle com legumes e ovo e uma Fanta.

Às 17h seguimos para o aeroporto.
    Já estou com saudades da Paola, da Cynthia e dos putos, é tão bom conhecer pessoas com esta alegria de viver com quem criamos empatia facilmente e que marcam as nossas viagens.