Bolivia, La Paz

August 17, 2018 in Bolivia ⋅ ☀️ 14 °C

La Paz apanhou-me desprevenida com os sintomas de altitude. Apesar de saber que era possível, nunca tinha sentido assim. A sensação de necessitar de mais tempo para caminhar para o coração não acelerar, já me era familiar, mas as dores de cabeça, as náuseas, a rejeição à comida e os vómitos foram todos novidade para mim. Isso significou que no primeiro dia praticamente só dormi, para ver se o corpo se adaptava.
    E adaptou! No segundo dia já foi possível fazer um passeio num autocarro turístico para ver a cidade. O Vale de la Luna e o Miradouro Kili Kili são sítios fantásticos. No vale é possível ver as formações feitas pela água na argila. Talvez lhe chamem assim por se parecer com a superfície da lua. Do miradouro tem-se uma panorâmica de toda a cidade até El Alto, onde fica o aeroporto localizado em maior altitude. É uma visão assombrosa. A maior parte das casas não têm reboco ou pintura e, por isso, é quase como se estivéssemos de frente para um bairro de lata monumental com todo a beleza e assombro que isso pode trazer. É de El Alto que chegam à cidade as cholitas. São as tradicionais mulheres bolivianas que aparecem sempre nos documentários, com as saias rodadas muito armadas à moda do século XVII. Cópias mais curtas dos vestidos da alta sociedade da altura. Sim, porque as cholitas trabalham arduamente e correm desenfreadamente pela cidade com as suas cargas às costas em busca de não sei o quê. Mesmo nestas correrias conseguem equilibrar o chapéu, também ele da mesma época, sem nunca o deixar cair. Os chapéus foram um negócio da China feito por um vendedor de chapéus britânico que recebeu um carregamento de chapéus demasiadamente pequenos. Grande charlatão, convenceu as damas da sociedade que esta era a última moda na Europa e o que é facto é que até hoje as cholitas, que tentaram copiar as damas da sociedade, usam estes chapéus encarrapitados na cabeça. Se os usam na vertical é porque são casadas. Se os usam inclinados para um dos lados da cabeça é porque são solteiras. São normalmente tímidas e não gostam de fotografias, mas lá conseguimos roubar uma ou outra. Ainda conseguimos dar uma escapadela de teleférico ao Cementerio General. É um cemitério com gavetões que se acumulam uns por cima dos outros numa altura de talvez três metros. Para chegar às campas superiores é preciso usar uma das inúmeras escadas coloridas que se encontram disponíveis. Só a fachada do gavetão tem um quinze centímetros de profundidade onde se podem colocar flores, brinquedos, comida, garrafas das mais variadas bebidas, enfim, o que estiver ao alcance da imaginação de qualquer um. No caminho de volta ainda passámos pelo Mercado de las Brujas, com os seus fetos de Lamas pendurados, ervas medicinais de toda a espécie e altares pré preparados para fazer as mezinhas de boa sorte, proteção dos carros ou do casamento ou do que mais preocupar os clientes, que se sentam à espera como se fossem ao médico. Enfim, genial!