Perú, Abra Málaga e Águas Calientes

August 22, 2018 in Peru ⋅ ⛅ 20 °C

O B&B onde ficamos é novo e tem vista para as ruínas de Ollantaytambo. É a cinco minutos a pé. Tiramos vantagem disso e fomos os primeiros a entrar no recinto às sete da manhã. A luz é perfeita e pudemos ver o nascer do sol dentro da cidadela. A organização do espaço é, mais uma vez, espantosa, reveladora de uma civilização evoluída e com hábitos de higiene e saúde avançados. Os banhos, a orientação solar das casas, a diversificação das culturas agrícolas e o estudo que faziam dos alimentos que comiam era invulgar numa América do Sul onde as tribos ainda proliferavam e mantinham os seus hábitos de caçadores-recolectores.
    O resto do dia foi para encher olhos e barriga de paisagem andina em que variamos de altitude desde os 2900 metros de Ollantaytambo, passando pelos 4318m do passe de montanha de Abra Málaga, até ao clima subtropical de Urubamba e Águas Calientes nos seus 2000 m. Os últimos 33kms são em terra batida e demoram 1.30min a fazer, o que faz com que se aprecie a paisagem ainda com maior intensidade, atenção e respeito. A estrada é na escarpa da montanha.
    A viagem de comboio que completou o dia foi de apenas 12 kms mas de infinita beleza por entre a selva e as montanhas magestosa. O linha férrea segue o curso do rio e os espelhos de água, as cascatas e os grandes aglomerados de rochas polidos pela erosão provocada pela água é visível em quase todo o percurso. Há lugar para ahs e ohs de surpresa e rendição à paisagem.