Learning Together - let’s unite our power

Mazara del Valle

November 29, 2019 in Italy ⋅ ⛅ 17 °C

É o último dia na Sicília. Depois da habitual manhã de trabalho, passámos pela câmara municipal onde a diretora da escola, também vereadora da educação, nos apresenta os planos da autarquia e nos acompanha a uma escola profissional onde comemos uma refeição deliciosa preparada pelos alunos de cozinha e servida pelos alunos de mesa e bar.
    À tarde e ao jantar ficámo-nos por Mazara. Uma cidade dividida em quatro quarteirões diferentes - árabe, judeu, espanhol e siciliano - em que as várias culturas coabitam de forma equilibrada e sem quezílias. Um fim de dia bem disposto com um final descontraído.

Érice, Marsala e Trapani

November 28, 2019 in Italy ⋅ ⛅ 17 °C

Depois da nossa manhã habitual de trabalho saímos para Érice, na esperança de que não houvesse nuvens a tapar a vista, mas não foi isso que aconteceu. Para além das nuvens estava frio e não se via um palmo diante do nariz. O almoço foi farto e a seguir a degustação de figuras de maçapão à moda do Algarve deixou toda a gente empanturrado e incapaz de comer mais até ao fim do dia. Mas ainda passámos por Trapani para apreciar a ponta mais ocidental a ilha. À noite acabou com umas cervejinhas e uma boa vonversa à moda portuguesa.Read more

Marsala - escola e museu fenício

November 27, 2019 in Italy ⋅ ☀️ 17 °C

Hoje a manhã foi de trabalho. A reunião para decidir o rumo das mobilidades não foi muito produtiva, mas a partilha de experiências foi. Depois do almoço, onde conhecemos a diretora da escola, visitámos o museu onde se encontram os vestígios de uma grande embarcação fenícia. O jantar foi conjunto

Marsala - sal e vinho

November 25, 2019 in Italy ⋅ 🌙 13 °C

Depois de passarmos por Milão e de muitos transferes e escalas, finalmente chegámos a Marsala, uma cidade na orla marítima da Sicília. À nossa espera está Francesca, uma divertida professora de literatura Italiana. Os alunos do Liceo linguístico Pascasino presenteiam-nos com uma atuação musical conduzida por Vita, a professora de música, e acabámos também nós a cantar algumas músicas italianas. Da escola saímos para a Reserva Natural das Ilhas de Stagnone, onde se encontram as salinas e a Ilha de Mozia, onde foram encontrados vestígios de um cemitério fenício, bem como de ferramentas e provas da sua tradição de comércio. É um sítio onde, de acordo com Rossella, apenas os cães são habitantes permanentes. O dia está perfeito e seguimos para as caves de vinho espirituoso Florio. Para alem de toda a explicação, muito interessante por sinal, podemos ainda degustar quatro tipos de vinho. Acabámos o dia no centro da cidade num jantar no La Marinara, junto à Porta Garibaldi, na companhia dos simpáticos professores polacos.Read more