Brazil
Camboa

São Luis Walking tour

February 18, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 29 °C

Aproveitámos a manhã para fazer um city tour com o Darlan. Esta cidade é cheia de histórias, mitos e uma cultura forte.

Devido à localização geográfica, é um ponto privilegiado de chegada ao Brasil vindo da Europa. Pelos vistos os ventos e as correntes traziam os barcos nos tempos de colonização diretamente para aqui em 27 dias, ao invés dos 3 meses "tradicionais".

Este estado recebeu uma enorme quantidade de escravos para trabalhar nos campos de algodão, a maior indústria do Maranhão no século XIX. Uma das maiores empresárias era uma mulher, Ana Jansen, com uma grande influência na cidade. Ela ficou conhecida pela sua crueldade com os escravos. Inclusive abusava sexualmente dos mesmos. Mas também como poder feminino, por ter chegado tão longe como mulher naquela época, depois de um início de vida nada aceite pela sociedade. Diz-se que os loucos da cidade levaram com a vela da Ana Jansen.

Muitas das lendas estão ligadas à grande presença de escravos negros na altura colonial. A festa Bumba meu boi é uma festa que celebra o milagre da ressuscitação de um boi. Uma mulher negra grávida estava com desejo de comer a língua do boi mais querido do fazendeiro. O pai da criança acabou por cortar a língua do animal para ela comer. O boi foi encontrado quase morto e foi ressuscitado por um curandeiro indígena.

Depois de almoçar no mercado ainda passámos no museu gastronómico, onde é bastante evidenciado a influência dos 3 povos principais do Maranhão: indígenas, negros e europeus.

Ssguimos para Barreirinhas de transfer. 6h de viagem.

Camboa