• Os ‘Alpes de Lyngen’ e Tomsø

    Oct 3–4 in Norway ⋅ ☁️ 9 °C

    Hoje de manhã pudemos realmente apreciar a paisagem a partir do miradouro de Utsiktspunkt onde ficámos esta noite, com a pequena ilha de Skorpa logo em frente (e mais 3 outras ali bem perto), viveiros de peixe, barcos… e as montanhas a separar o céu e o mar deste fiorde de nome impronunciável. Uma imensidão de beleza com uma escala que não cabe nem em fotos ou vídeos, tal como a luz, as cores, os sons ou os cheiros.
    Preparámo-nos para ter que ficar parados durante dois ou três dias se o vento ou a chuva chegarem em força, como ameaçam as previsões: vazámos águas sujas, atestámos de água potável, carregámos as baterias, fizemos algumas compras e apontámos para Tomsø, a nona maior cidade da Noruega.
    Pelo caminho, fomos parando muitas vezes para apreciar a paisagem da cordilheira a que chamam ‘Alpes de Lyngen’, que é uma Reserva Natural, área protegida com mais de 140 glaciares e lagos azul turquesa, cascatas, floresta, fauna e flora selvagem.
    Chegámos a Tromsø ao entardecer e tratámos de lavar toda a roupa. Enquanto esperávamos que as máquinas fizessem o serviço, demos uma voltinha pela cidade, comprámos um queijo típico chamado Brunost (boa dica de uma amiga), vimos uma Aurora Boreal numa pequena aberta entre as nuvens, fomos recolher a roupa e guiámos a Cali para um parque tranquilo, nos arredores.
    Amanhã voltamos para conhecer melhor.
    Read more