Marseille - France

March 19, 2016 in France ⋅ ☁️ 15 °C

Neste sábado chegamos a Marselha. É a minha primeira vez na cidade e confesso que tinha um pouco de preconceito com a cidade por ser uma cidade portuária e um passado de violência, clichés mostrados muito em filmes.
    Mas as poucas horas em que estive por aqui serviram para me mostrar uma cidade encantadora, com muitas possibilidades turísticas. É claro que precisaria de muito mais tempo para fazer uma avaliação profissional, mas a primeira impressão fica pra sempre.
    Marselha é a cidade mais antiga da França e muito rica em arquitetura e história.
    Em torno do movimentado velho porto de pescadores, se estende esta cidade rica em mais de 26 séculos de história. Marselha, localizada às margens do Mar Mediterrâneo, é o ponto de partida de inúmeros cruzeiros e local privilegiado para a prática do mergulho submarino. Polo de comércio e turismo, ela é conhecida como “cidade do sabão”, pois é um antigo centro de fabricação desse produto.
    É do alto da Basílica de Notre Dame de La Garde, construção do séc. XIX que domina a cidade, que é possível admirar sua melhor vista. Seu bairro L’Estaque foi imortalizado por pintores como Paul Cézane e Renoir. A cidade abriga ainda uma das belezas naturais mais impressionantes da França, Les Callanques, com suas rochas de calcário e água cristalina. Marselha é privilegiada pelo sol e uma temperatura mediterrânea que convida a passeios ao livre e pausas para degustar um bom pastis, a bebida local. A cultura provençal é presente também nos sabores da bouillabaisse, prato típico a base de peixe que tem suas origens na Grécia antiga e da tapenade, pasta de azeitonas pretas com alcaparras.
    Em nossa parada na cidade, fizemos um city tour com hop-on hop-off, parando nos principais pontos turísticos da cidade.