Europa 2023

• 3,9kkilometer
  • Dag 1–4

Odisséia de Santos à Faro

6. desember 2023, Portugal ⋅ ☁️ 16 °C

Meu voo para Lisboa via Paris parte somente às 20h45, mas fui para o aeroporto mais cedo e aproveitei o conforto da sala vip do Mastercard.
    Enquanto esperava comendo e bebendo do bom e do melhor ainda consegui trabalhar um pouco.
    Cheguei no dia seguinte em Paris e tive que correr literalmente de um terminal para outro pois a conexão era muito curta.
    A chegada à Lisboa foi por voltas das 16h00 e após os tramites do aeroporto peguei o metrô até a Estação Oriente para pegar o ônibus para Faro.
    Cheguei em Faro já bem tarde muito csnsado, por volta das 23h00 e lá estava meu filhão Davi me esperando.
    No dia seguinte, já na sexta-feira tomei café já próximo à hora do almoço ainda no jetlag.
    À noite eu e o Davi fizemos uma pequena arte, kkk

• Dag 7

Lisboa

12. desember 2023, Portugal ⋅ ☁️ 19 °C

Hoje fui para Lisboa com o Davi. Ele tinha que trabalhar 2 dias presencialmente e então decidimos ficar em uma hospedagem próxima ao local de seu escritório.
    Almoçamos juntos num shopping próximo ao escritório e depois peguei o metrô e segui para fazer o check-in no bed&breakfast.
    Em seguida saí novamente de metrô até o Baixo Chiado onde comecei meu tour a pé.
    O tempo tinha fechado e estava até garoando.
    Minha primeira parada foi no café literario "A Brasileira" (famoso pela estátua de Fernando Pessoa).
    Depois subi o elevador Santa Justa. Não consegui boas fotos, 📷 pois o tempo estava bem fechado.
    Passei pelo Sítio arqueológico do Convento do Carmo e desci até a Rua Augusta e parei para tomar um café ☕️ com torta de Azeitão.
    Em seguida fui até a Praça do Comércio e tirei algumas fotos de um carrinho antigo utilizado para passeios.
    Em seguida passei pelo Time-out Market tomei um vinho 🍷 com bolinho de bacalhau e voltei ao B&B.
    À noite fui à Adega 111 Vinhos próximo ao B&B indicada pelo Davi (recomendo), onde, é claro, tomei um excelente vinho 🍷 tinto exclusivo da casa e comi alguns petiscos.

• Dag 8–9

Lisboa

13. desember 2023, Portugal ⋅ ☀️ 16 °C

Neste segundo dia em Lisboa, após o check-out fomos tomar um café da manhã no Time-out com bolinho de bacalhau.
    Depois o Davi seguiu para o trabalho e eu fui visitar o Mosteiro dos Jeronimos.
    A bela construção é uma das melhores representações da arquitetura manuelina, também conhecida como gótico português.
    A extensa fachada, com mais de 300 metros, chama atenção pela imponência. Mas dentro são os detalhes e o peso da história que ganham força.
    Já no interior do mosteiro (acesso somente com ingresso), ao circular pelo claustro, se tem acesso à capela onde estão enterrados D. Manuel I e sua esposa, D. Maria, e também D. João III e D. Catarina. O roteiro inclui ainda a sacristia, coro-alto, refeitório, o próprio claustro, confessionários e outras salas igualmente interessantes. É também no Mosteiro de São Jerónimo que está o túmulo de Fernando Pessoa.
    Após a visita ao Mosteiro, logo em frente atravessando a praça cheguei ao Monumento Padrão dos Descobrimentos.
    À margem do Tejo, está o monumento que mais simboliza a expansão ultramarina de Portugal: o Padrão dos Descobrimentos, uma estilizada caravela que tem na proa o Infante D. Henrique, impulsionador das viagens além-mar, e outros protagonistas do império marítimo português.
    Já é bem legal admirar os detalhes dessa enorme construção estando aos pés dela — são 56 metros de altura. Mas ainda é possível acessar o topo, um estreito terraço com vista para praticamente todo o bairro de Belém: o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, além de praças e museus.
    O próximo monumento a ser visitado na sequência é a Torre de Belém.
    Assim como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém é outra joia arquitetônica do reinado de D. Manuel I. Construída à margem do Tejo em 1520, a torre tinha inicialmente função estratégica: defender a barra de Lisboa dos invasores. Com o passar dos anos, a construção virou prisão, alfândega e farol, sendo hoje um dos maiores cartões postais de Portugal.
    Ao ingressar na torre, o visitante é convidado a subir, passando pelo baluarte e diversas salas, até chegar ao topo, de onde a vista para Belém é uma das mais bonitas. No terraço, vale uma pausa para admirar o Rio Tejo, a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e o Mosteiro dos Jerónimos.
    Na volta passei pela fabrica de pastéis de Belém e desta vez entrei para conhecer o lugar por dentro. É enorme, uma fábrica com uma cafetería gigante. É claro que tomei um cafezinho acompanhado de um pastel de Belém.
    Depois voltei ao Mercado da Ribeira e fui comer alguma coisa no Time-out.
    Mais tarde fui à Praça do Comércio ver o anoitecer e a decoração de Natal enquanto esperava a hora de ir me encontrar com o Davi na saída do trabalho e pegarmos o ônibus de volta à Faro.

• Dag 10–11

Baden-Baden

15. desember 2023, Tyskland ⋅ ☁️ 7 °C

Hoje acordamos de madrugada, pois nosso voo parte às 06h00 da manhã para Baden-Baden.
    Harry e Anni nos buscaram no aeroporto da cidade e fomos direto para casa deles tomar um café da manhã.
    Depois de um passeio a um shopping próximo, no início da tarde fomos ao Mercado de Natal local.
    O mercado estava lotado e foi lotando cada vez mais.
    Aproveitamos para tomar um " Glühwein", ou seja, um vinho quente 🔥, acompanhado de um "Bratwürst" a salsicha grelhada.
    Davi aproveitou para comer um chucrute.
    Conosco juntou-se também Freddy e Martina, o irmão e a cunhada do Harry. A temperatura caía cada vez mais quanto mais a noite 🌙 se aproximava.
    Valeu a pena!
    Terminamos o dia comendo Pfannkuchen em um Restaurante numa pequena Vila na França bem próximo à fronteira com a Alemanha.

• Dag 12

Mercado de Natal de Straßburg

17. desember 2023, Frankrike ⋅ ☀️ 5 °C

A atividade de hoje foi conhecer o Mercado de Natal de Straßburg na Franca.
    Antes disso fomos convidados para um almoço na casa dos pais da Anni. Fomos recebidos com todo o carinho pelos anfitriões Lora e Walter Weidemann.
    O almoço foi fantástico e no momento da despedida ainda fomos agraciados com um presente de Natal. Fiquei muito sem graça por não ter trazido absolutamente nada, pois nem sabia deste almoço. Mas vamos consertar isso depois.
    Após o almoço fomos de carro até Straßburg e o deixamos em um estacionamento próximo à cidade e tomamos o bonde até a cidade histórica.
    O local estava lotado e logo escureceu, pois no inverno, por volta das 16h00 já está escuro. Com o anoitecer precoce, tudo ficou ainda mais bonito iluminado.
    Tomamos naturalmente mais vinho quente e comemos algumas guloseimas típicas da época e do local e rodamos por toda a feira que é enorme.
    Voltamos à Baden-Baden no final da noite.

• Dag 13–14

Mummulsee

18. desember 2023, Tyskland ⋅ ☀️ 9 °C

Hoje fomos passear no Mummulsee, que se encontra bem no meio da Floresta Negra, a mais ou menos 40 minutos de carro a partir da cidade de Baden-Baden. Um passeio daquele em que o caminho também é uma atração, pois para chegar é necessário pegar a Schwarzwaldhochstraße.
    Nessa estrada é que fica o Mummelsee, um lago a 988 metros de altitude, lindo e fresquinho no verão e com muita neve e maravilhoso durante no inverno.
    No lago há uma pequena trilha circular, que dá para fazer tranquilamente em meia hora, mesmo parando para tirar várias fotos e aproveitando alguns pontos para curtir a paisagem, como onde fica a estátua da sereia do lago, a Mümmlein, que emerge quando há luar.
    Esta não é a minha primeira vez no lugar, já estive algumas vezes por lá e não me canso de ir. Queria andar um pouco na neve ☃️ e mostrar o lugar ao meu filho e nora.
    À noite tivemos um evento especial na casa do Harry e Anni com a presença de Freddy e Martina. Anni nos contemplou com um Raclette acompanhado de vinho maravilhoso oferecido pelo Freddy.
    No dia seguinte fomos passear no shopping próximo e no final da tarde Harry e Anni nos levaram ao aeroporto para pegar nosso voo de volta à Faro.

• Dag 19–26

Natal e Ano Novo em Faro

24. desember 2023, Portugal ⋅ ⛅ 16 °C

Para a noite de Natal preparamos nossa ceia para 3 convidados amigos de Davi e Thais. Foi uma noite maravilhosa junto a pessoas queridas.
    Durante a semana entre o natal e o ano novo voltamos à rotina de trabalho, sem grandes acontecimientos.
    Na virada do ano fomos ao centro de Faro assistir ao espetáculo de fogos de artifício e um pouco do show (nada especial) de uma banda local.

• Dag 27

Praia de Faro

1. januar, Portugal ⋅ ⛅ 17 °C

Hoje foi um dia de Praia em Faro. Mas nada de banho. Estava relativamente frio e fomos à praia para que eu conhecesse um pouco da praia de Faro.
    É claro que não estava nada cheia, aliás estava bem vazia, mas aproveitamos para tomar um delicioso chopp e comemos um petisco num bar local.Les mer