Siem Reap, Cambodja

November 23, 2017 in Cambodia ⋅ ⛅ 24 °C

Mais um dia a acordar às 7 da manhã e seguir para uma hora de viagem de tuktuk para um mini aeroporto internacional em obras, onde só devem aterrar voos da China. A companhia Bayon Airline que nos leva para Siem Reap está proibida de voar para a Europa, porque não tem os mesmo padrões de segurança. Ficámos sentadas nos lugares da saída de emergência e no briefing, quando a Filipa disse que era hospedeira, a hospedeira disse:"Very good, we depend on you!". Not good.

A caminho do hotel, organizamos já a ida do dia seguinte às cascatas com o nosso motorista.
    A seguir, queríamos ir ao old Market que a Filipa tinha visto na net como um sitio a não perder, quando lá chegámos e vimos que não era nada do que tínhamos visto nas fotos, mostrámos ao motorista que se riu de nós, o que estávamos a ver nas fotos era em Phnom Penh, grii... grii...

Tinha comprado bilhetes para o circo as 17h por isso não sobrava muito tempo, foi o tempo suficiente para almoçar e ver a loja de Bayon Bamboo Tradicional Tattoo para ganhar coragem. Desde o início da viagem que falávamos em fazer uma tattoo mas não tinha pensado fazer com bamboo.

Fomos ver o circo Phare, que tem como missão social providênciar educação gratuita a crianças carenciadas. Esta escola de art tem neste momento mais de 1200 estudantes e foi fundada por refugiados cambojanos que voltaram depois da queda do governo do Khmer Vermelho.

Ficamos de boca aberta ao ver a qualidade do espectáculo coreógrafa e composto por eles, uma sátira da relação dos locais com os turistas que todos os dias chegam ao Camboja e encontram um povo pobre que pouco fala inglês mas que identifica cada momento como uma oportunidade de negócio e têm ideias brilhantes para resolver os problemas com o pouco que têm. Retratam desde o picante que muitos turistas se devem queixar, como os cortes de electricidade, a dificuldade de comunicação e a melhor de todas, o facto de eles andarem na rua de pijama. Quando a noite cai, muitos andam na rua de pijama, pelos vistos é uma peça de roupa que nunca usam porque está demasiado calor em casa, pelo que exibem os seus pijamas na rua. Era um espectáculo tanto de dança, como de teatro e acrobacias. Foi de chorar a rir.

Depois do espectáculo, fomos para a loja de tattoos, tive que levantar dinheiro, na volta do multibanco, com os nervos andei mais dois quarteirões do que era suposto.

A tatuagem de bamboo na realidade não é feita com bamboo, são como se fossem tacos de snooker de 60cm em que as agulhas são colocadas na ponta com a ajuda de uma linha. No meu caso, tive direito a dois tacos, um com apenas uma agulha para as letras e outra com um conjunto de agulhas em fila para fazer as linhas. O taco segura-se quase como um taco de snooker, com uma mão para fixar o taco e a outra para fazer o martelar contínuo. Para mim a parte de cima das costas é uma zona pouco sensível, por isso aguentei-me bem, excepto nas omoplata, que foi duro. As letras no interiores dos quadrados nem foram calcadas, foram feitas a olho. Com a técnica e concentração do tatuador, acho que não demorou mais do que uma hora e meia. Pelos vistos as tatuagem manuais são de cicatrização rápida e fácil não precisa de cremes, apenas não pode levar com champô ou gel de banho.

Fomos comer o melhor caril verde no mesmo restaurante onde jantámos no primeiro dia.