Arraial D'Aduja

January 17, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 24 °C

Quando acordámos, não queria acreditar que o Cloves tinha preparado o pequeno almoço e a mesa para 4. Com fruta, sumo de seriguela, pão, queijo, fiambre... Melhor do que qualquer pousada. Para além disso tinha ido comprar peixe para fazer uma moqueca especial para nós.

Infelizmente tínhamos que seguir caminho, o Pedro e a Thais também tinham que voltar para resolver uns problemas na quinta deles. Por causa das inundações, tiveram que tirar alguns trabalhadores das suas casas. Mas com a ausência deles as casas foram assaltadas.

Nem sei como agradecer toda essa hospitalidade vinda de pessoas que nem conheço. Fizemos quase 6h de carro até Arraial d'ajuda. Fomos lá parar por recomendação do Cloves - ele está neste momento à procura de financiamento para um documentário sobre o Sousa Mendes. O cônsul português em Bordéus, que concedeu milhares de vistos, contra a ordem de Salazar, para salvar vidas que se refugiavam em Portugal.

Arraial d'ajuda é uma vila colorida com todo o tipo de pessoas, concertos a acontecer em todo o lado e para todos os gostos. Rock na praça principal, reggae, som de meditação com taças de vidro e didjeridu, música brasileira...

Nós fomos comer sushi a ouvir um concerto de covers brasileiros que estava a acontecer mesmo à frente da esplanada.