Vale de Draa

June 16, 2022 in Morocco ⋅ 🌙 30 °C

Tivemos frio durante a noite, mas a preguiça de voltar a pôr tudo dentro da tenda era maior. Às 5h30 estávamos de pé, os dromedários à nossa espera para fazer o caminho de volta pelas temperaturas frecas da manhã e para ver o nascer do sol no cimo de uma duna a meio caminho.

Continuamos a nossa viagem até ao Vale de Draa. Um oásis no meio das montanhas com quase 30 km de comprimento rodeado de vilas típicas feitas de adobe. Algumas meio desfeitas, derretidas pelo tempo.

Ficámos no Kasbah Oulad Othmane. Kasbah é o nome que dão a casas fortificadas. Na realidade devia ser a casa dos ricos da aldeia do século XVIII, quando alguns berberes deixaram de ser nómadas para se estabilizarem nos sítios.

O Kasbah, muito bem restaurado, tinha vista sobre as montanhas e as "palmeries", o vale cheio de palmeiras de tâmaras. Parte dos terrenos pertenciam a família do nosso anfitrião que veio connosco fazer um passeio no meio das palmeiras para nos explicar todo o processo.

Fiquei particularmente impressionada com o facto do rio que lá passava já estar completamente seco, com o facto de alguns proprietários terem que fazer poços a mais de 800m das propriedades para poderem regar as palmeiras e pelo facto das palmeiras não regadas já estarem a morrer.

Possivelmente daqui a uns anos já não há oásis porque só chove 4 a 5 vezes por ano e no verão faz uns 50graus.

Jantámos uma Tagine no terraço do nosso palácio, na conversa com o cozinheiro que ficou a fazer-nos companhia.