Glaciar

September 26, 2022 in Iceland ⋅ 🌬 1 °C

Hoje tínhamos organizado um tour para visitar grutas de gelo no meio do maior glaciar da Islandia e da Europa, Vatnajokull.
    Fizemos uns 200km, almoçamos à pressa e chegamos lá com 10 min de atraso. Não estava ninguém. O tour tinha sido cancelado na noite anterior e eu não tinha visto.

Fizemos uma paragem no lado de Fjallsarlon. Um dos lagos que faz fronteira com o glaciar, com blocos de gelo a flutuar.
    Quase que consigo ver os White Walkers do outro lado. Um cenário completamente surreal, parece que foi desenhado para um filme.

Na paragem seguinte, para ver outro lago, o vento era tão forte que quase nem conseguíamos ficar de pé durante as rajadas. Nem foi possível fotografar ou ver o lago porque o vento de frente mandava areia e pedras para a cara.

Chegado ao Lago Jokulsarlon, com os seus icebergue flutuantes, o vento estava um pouco mais calmo, ainda assim não dava para ficar muito tempo fora do carro.
    Um pouco antes das 17h estamos a chegar a casa onde íamos dormir. Um chalé no meio do nada com um vista para o mar e uma cascata de mais de 100 metros nas traseiras numa aldeia minúscula chamada Reynivellir.

Ainda bem que chegámos cedo, logo a seguir fecharam a estrada pela qual viemos devido ao vento, vento esse que pode virar um carro. A nossa casa também não estava pronta porque os lençóis vinham de Hofn e a estrada estava cortada desde o início do dia.
    O concelho é "fiquem calmos, não se aventurem". Felizmente a nossa aldeia era muito abrigada, ficámos no carro a ver o pôr do sol, a jogar ao stop, à espera de ter a casa pronta.

A meia noite ainda fomos presenteados com uma ligeira aurora.