Islandia 2022

September - October 2022
A 13-day adventure by Be Read more

Sem Médios

September 24, 2022 in Iceland ⋅ 🌧 11 °C

Dormimos menos de 3h num hotel perto do aeroporto de Gatwick, para estar no aeroporto as 4h da manhã. Dormimos as 3h de voo até a Islândia.

Fomos buscar o nosso Grand Vitara. Apesar das várias insistências da agência que devíamos ter um seguro total devido aos perigos naturais, como tempestades de areia e vento que até portas podem arrancar, decidimos que não queríamos pagar mais 450 euros.

Fizemos compras no supermercado e seguimos caminho para o primeiro destino,
    Selfoss. Ao longo do caminho levamos com muitos sinais de luzes. Acabámos por parar para ver o que se passava com o carro. A nossa conclusão foi que estávamos sem médios.

Liguei para a assistência, que disse podem ir para qualquer oficina, peçam fatura que depois reembolsamos. Sábado muita coisa está fechado, nas bombas não trocavam as luzes, na primeira loja de peças vieram ver o carro e disseram que estava tudo bem. Como não aceitámos, fomos para outro mecânico que disse o mesmo. Está tudo bem com o vosso carro. Só estava na posição errada das luzes.
    Mesmo assim nem todos acreditavam e queriam fazer mais de uma hora para traz para devolver o carro.

Conseguimos chegar a um consenso e seguir caminho, mas à noite iríamos voltar a ver. Fomos até à cratera de Kerid. Almoçámos em Selfoss onde pagámos quase 30 euros para comer um hambúrguer e uma água com gás.

À tarde fomos passear pelas incríveis cascatas de Seljalandsfoss.
    Antes das 19h já estávamos em casa, para fugir a tempestade, fazer um jantar e deitarmo-nos cedo.

Auroras

September 25, 2022 in Iceland ⋅ 🌬 8 °C

Acordámos com uma ventania com rajadas de vento de mais de 150km/h. O Valentim acordou ansioso a pensar que devíamos ter pago o seguro porque provavelmente o carro não estaria em bom estado.

Para tentar fugir do vento fomos fazer uma caminhada na misteriosa floresta de pinheiros de Tumastadir, que segundo a senhora da pousada ficava mais abrigado do vento. Fizemos um piquenique com o resto do nosso couscous na cascata de Gluggafoss.

À tarde no Secret canyon, depois de nos enganarmos no caminho e subir a encosta em vez de subir pelo rio, lá percebemos que tínhamos que fazer equilíbrio sobre as pedra do rio e seguir pelo canyon acima para ver uma cascata incrível no meio de uma cratera rochosa. O Seabra voltou com as botas encharcadas depois de escorregar 4 vezes na água.

Ainda passamos pela imponente cascata de Skogafoss antes de ir para o nosso hostel, The Barn, em black beach. O vento era tão forte que quando vinham rajadas tínhamos que nos agarrar para nos mantermos no nosso lugar.

Depois de um fim de tarde de cervejas, cartas e um jantar na guest kitchen, fomos à procura das auroras. Estávamos todos excitados no carro de um lado para o outro à procura de melhor sitio para ver a aurora. Chegámos a conclusão, que o melhor sítio era a 1km do nosso hotel. Conseguimos ver chamas brancas dançantes mas faltou o verde que se vê nas fotos.

O auge foi quando voltamos para o hostel e eu não encontrava o telefone. Fizemos uma rusga ao carro, mas tivemos que voltar ao local do crime para encontrar o telefone no meio da gravilha preta.

Glaciar

September 26, 2022 in Iceland ⋅ 🌬 1 °C

Hoje tínhamos organizado um tour para visitar grutas de gelo no meio do maior glaciar da Islandia e da Europa, Vatnajokull.
    Fizemos uns 200km, almoçamos à pressa e chegamos lá com 10 min de atraso. Não estava ninguém. O tour tinha sido cancelado na noite anterior e eu não tinha visto.

Fizemos uma paragem no lado de Fjallsarlon. Um dos lagos que faz fronteira com o glaciar, com blocos de gelo a flutuar.
    Quase que consigo ver os White Walkers do outro lado. Um cenário completamente surreal, parece que foi desenhado para um filme.

Na paragem seguinte, para ver outro lago, o vento era tão forte que quase nem conseguíamos ficar de pé durante as rajadas. Nem foi possível fotografar ou ver o lago porque o vento de frente mandava areia e pedras para a cara.

Chegado ao Lago Jokulsarlon, com os seus icebergue flutuantes, o vento estava um pouco mais calmo, ainda assim não dava para ficar muito tempo fora do carro.
    Um pouco antes das 17h estamos a chegar a casa onde íamos dormir. Um chalé no meio do nada com um vista para o mar e uma cascata de mais de 100 metros nas traseiras numa aldeia minúscula chamada Reynivellir.

Ainda bem que chegámos cedo, logo a seguir fecharam a estrada pela qual viemos devido ao vento, vento esse que pode virar um carro. A nossa casa também não estava pronta porque os lençóis vinham de Hofn e a estrada estava cortada desde o início do dia.
    O concelho é "fiquem calmos, não se aventurem". Felizmente a nossa aldeia era muito abrigada, ficámos no carro a ver o pôr do sol, a jogar ao stop, à espera de ter a casa pronta.

A meia noite ainda fomos presenteados com uma ligeira aurora.

Hofn

September 27, 2022 in Iceland ⋅ ⛅ 9 °C

Hoje é a primeira noite que vamos ficar na mesma casa, não há check-out e não há pressa para sair de casa.

Já saímos tarde para Hofn, almoçamos no Pakkhus comida local. Comi um delicioso bacalhau fresco, a desfazer-se na boca.
    Demos uma volta por Hofn, com vista para o glaciar. Sem vento, não faz tanto frio.

Fomos ao super para fazer as compras para os próximos 3 dias e seguimos caminho.
    Passámos por Hoffell, outro acesso direto ao glaciar, mas desta vez conseguimos passar porque tínhamos um 4×4. Foram 4km em cima de uma estrada cheia de pedras.

Hoje tivemos que voltar mais cedo para casa. As minhas aulas da faculdade começavam as 17h daqui. Tive que fazer a primeira parte da aula no carro e só acabei as aulas às 21h30. Infelizmente tive que fazer um trabalho da faculdade que só acabei a 1h da manhã. Jantámos uma massada de salmão incrível que o Valentim fez, nunca falha.

Diamon Beach

September 28, 2022 in Iceland ⋅ ☁️ 7 °C

Pela manhã fomos passear à Diamon beach. Uma praia de areia preta com blocos de gelo que descem do glaciar. Mesmo acima o lago Jokulsarlon com os seus icebergue e as focas a darem um ar da sua graça criavam um cenário de outro mundo, memorável.

À tarde fomos fazer uma caminhada em Skaftafell para ver a cascata de Svartifoss, que nos faz lembrar os cenários de Game of Thrones.

A partir das 17h, estava a assistir às aulas da faculdade online por isso não saí mais do carro, ainda fizemos mais duas paragens antes de chegar a casa. Uma casa minúscula, sem quartos e eu agarrado as aulas até as 21h30, tal como no dia anterior.

Haifoss

September 29, 2022 in Iceland ⋅ 🌧 10 °C

Foi um dia bem chuvoso. Durante a manhã quase ninguém saiu do carro, parávamos apenas para tirar fotos dentro do carro.

Fizemos uma primeira paragem em Gidjadja, uma gruta gigante com uma abertura em forma de Yoda.

Na famosa Reynisfjara beach, fui a única corajosa a enfrentar a chuva. Uma praia de areia preta com grutas formada por milhares de colunas de rocha em forma de hexágonos.
    O problema foi que fiquei com o casaco molhado o resto do dia.

À tarde o tempo foi melhorando, conseguimos visitar mais uns pontos importantes antes de chegar a Haifoss. Provavelmente o nosso top das cascatas na Islândia. Aliás não é apenas umas cascata, são várias cascatas a cair numa garganta funda e preta, num ambiente místico de final de tarde.

Secret lagon

September 30, 2022 in Iceland ⋅ 🌧 8 °C

A primeira paragem foi na Secret Lagoon, uma piscina natural de água termal a 40 ou 50 graus, que contrastam com os 8 graus que estão na rua.

À tarde fomos ver uns gêisers de mais de 30 metros, umas nascentes eruptivas com água cristalina a 100 graus que de vez em quando explodem.

Como não podia faltar uma visita a uma cascata, fomos a Gullfoss, mais uma cascata, incrível, imponente no meio de uma garganta. Mas o facto de estarmos no Golden Circle possivelmente mais turístico do que o resto da Islândia, torna o local mais mainstream.

Antes de recolher, fazer o jantar e jogar às cartas ainda fomos ver o pôr do sol a Pingvellir, um parque natural com o maior lago do país.

Stykisnolmur

October 1, 2022 in Iceland ⋅ 🌧 8 °C

Hoje passámos mais tempo na estrada, também foi o primeiro dia que jantámos fora. Comemos um hambúrguer e uma cerveja e pagámos 40 euros.

Saímos do chamado Golden Circle para ir para a península, mas estava um dia escuro e chuvoso. Apesar disso a beleza deste país não pára de surpreender.

Já na península oeste, passámos na praia Ytri Tunga, uma praia de areia pretas e rochas, onde se podem ver focas quase em permanência.

Parámos em miradouros e cascatas antes de chegar a Stykisnolmur, onde ficamos para jantar. Um vila bem típica islandesa.