Passaporte

February 24, 2023 in Guinea-Bissau ⋅ ☀️ 36 °C

Hoje tínhamos que estar prontos ás 10h para ir fazer o passaporte do Benjamim. Mas o Mussa so apareceu 2h mais tarde de taxi porque o carro com que ele andava tinha vidros fumados e foi apreendido.
    Supostamente já estava tudo organizado e pago era só aparecer com o Benjamim para a correção do passaporte.
    Mas quando chegámos lá, no meio do caos com dezenas de pessoas a tentar entrar e nós a passarmos à frente no meio de toda gente com 35graus, a suar e o Benjamim ao colo, que não me queria largar, não estava muito confortável.
    Lá dentro, não quiseram facilitar a troca do nome, afinal era preciso o original da cédula de nascimento, tivemos que sair novamente e ficámos à espera do Mussa que só tinha que ir buscar o original ao escritório.
    Só voltou passado de duas horas, já não tínhamos agua, nem comida nem dinheiro trocado. O Valentim também não queria sair sozinho com medo que não o deixassem entrar novamente porque estava de calções e eles não gostam.
    Ainda arranjei uma amiga, a Cristina que me levou de mão dada para uma casa de banho privada e a seguir foi me mostrar o seu gabinete.

Quando o Mussa voltou, percebi que não tinha encontrado a cédula e tinha ido ao ministério solicitar uma segunda via. Voltamos novamente para fazer o passaporte, mas afinal queria uma nova foto de Benji a cores e com fundo azul 😭
    No meio do calor, com fome e com cedo fomos tirar uma foto. Claro que o Benji não me queria largar, a foto foi tirada com ele banhado em lágrimas.
    A impressão da foto nunca mais saia, tive mesmo que assumir o papel de mãe, pedir dinheiro ao advogado e sair à procura de alguma coisa para alimentar a cria. No meio de tudo o melhor que encontrei foi mandioca cozido embrulhado num plastico e água num saco de plástico.

Desta vez lá conseguimos fazer o passaporte e seguimos para a embaixada. Não queriam nos deixar entrar na embaixada, depois de várias voltas e conversas lá entrámos. Mas tivemos que espera algum tempo até conseguirmos a atenção que precisávamos e a possibilidade ou garantia de que na segunda-feira, poderíamos dar entrada do visto do Benjamim. Depois de tudo foi um dia de sucesso. Chegámos foi tarde a casa, o Benji estava ko, dormiu 3h, jantou e voltou a dormir.