• Day 2

Brasil - Paraty

July 30, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 25 °C

Ao sair de autocarro de São Paulo vêem-se os subúrbios que me fazem lembrar África. Sem telhado, sem acabamento, algumas sem vidros ou janelas e todas com o tijolo à vista. Não são propriamente favelas porque há ruas para passagem de carros e os materiais são de construção normal, mas o ordenamento é na mesma caótico. É uma viagem de seis horas num confortável autocarro onde brasileiros e estrangeiros se misturam para visitar Paraty. A paisagem vai variando desde as pequenas cidades suburbanas ao campo, onde os morros de formigas são tão abundantes como cogumelos numa floresta de faias. A floresta autóctone é aqui abundante, mas também há grandes áreas de eucaliptal.

Ao chegar a Paraty, chega-se a uma aldeia alentejana caiada de branco. As ruas de paralelo irregular, charretes de cavalos e burros a transportar turistas ou mercadorias e a maré que invade as ruas tornam a vila num dos sítios mais fotogénicos onde já estive. O espelho de água que se forma em muitas ruas cria reflexos perfeitos do colorido da povoação. Pássaros de todas as cores e feitios sobrevoam as águas e aterram nos parques num chilrear incessante. Ao fim do dia a chuva anunciada finalmente chega - é o toró. Vai e volta e finalmente pega até ao dia seguinte. De manhã, abro a janela para entrar o ar fresco e limpo da chuva, que entretanto parou, e há colibris a esvoaçar na vegetação em frente... Brasil 😍.