Equador, Galápagos, Santa Cruz

August 30, 2018 in Ecuador ⋅ ⛅ 25 °C

Tortuga Bay era o que nos faltava ver em Santa Cruz. O nosso anfitrião sugeriu também um rancho de Tartarugas e os túneis de lava onde se pode caminhar. Mas depois de ver tartarugas em estado selvagem não nos apetecia vê-las dentro duma quinta. Por isso, resolvemos fazer o trilho até à baía atravessando bosques de opuntias gigantes- cactos - onde os tentilhões de Darwin se misturam com os canários das Galápagos numa sinfonia perfeita. Parecem cantar ao desafio.
    Nas Galápagos não se pode sair dos trilhos e aqui não é exceção. Desta vez o trilho está preparado para qualquer pessoa o fazer. Faz-me lembrar um pouco a Muralha da China, no seu serpentear acima e abaixo, ao sabor do relevo vulcânico. Depois de vinte minutos de caminhada vigorosa, abre-se por entre a vegetação a porta para a paradisíaca Baía da Tartarugas - só vemos uma quando já estamos de volta. É uma grande praia de areias brancas onde proliferam os animais mais emblemáticos das ilhas. Tinha uma resta de esperança de ainda ver outra vez os Piqueros - patas e bicos azul. Não foi possível, mas em contrapartida tivemos um show fotográfico proporcionado por um pelicano na sua limpeza matinal. Claro que as iguanas, os caranguejos, os tentilhões e os canários não deixaram de aparecer para dar o ar da sua graça e até um leão-marinho por lá andou na sua brincadeira. Foi aqui que vimos as maiores iguanas - mesmo gigantes. Ficaria aqui muito mais tempo para lentamente flúor bom as ilhas, mas o tempo está quase no fim. Nessa noite já estamos em Quito.