Brazil
Alcântara

Discover travel destinations of travelers writing a travel journal on FindPenguins.
Travelers at this place
    • Day 205

      Alcântara

      July 27, 2023 in Brazil ⋅ ☀️ 31 °C

      Aujourd’hui, direction Alcântara, une ville étonnante située en face de Sao Luis et accessible en 1h (très) mouvementée de ferry.
      On voit que cette ville a eu son heure de gloire. Construite par des esclaves au XVIIe siècle pour les notables Portugais, elle est maintenant quasi abandonnée. On déambule dans les rues pavées et colorées qui ont des airs de ville fantôme. Même les touristes sont absents.
      L’église et les palais sont en ruine. Beaucoup de maisons sont barricadées et certaines sont envahies par la végétation. Un joyau pour Fabrice qui adore les bâtiments en décrépitude ⭐️
      Read more

    • Day 88

      Alcântara

      February 23, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 31 °C

      As 7h da manhã o nosso guia Darlan estava à porta da nossa pousada. Seguimos de carro até ao terminal de barco. A viagem de barco dura uma hora. O objetivo era chegar cedo para ter bons lugares porque a travessia até Alcântara não costuma ser fácil.

      E nao foi fácil. Não encontrámos bons lugares e o Valentim ainda teve que pedir um saco de prevenção. No final, acabou tudo bem.

      Valeu muito a pena esta viagem e ficámos tristes por não ficar a pernoitar aqui. É uma cidade que em termos arquitectónicos parou há dois séculos atrás. Com o seu chão de calçada, as casas antigas em relativamente bom estado, e cada uma da sua cor, dá um charme a esse lugar. As histórias que ouvimos do nosso guia já não são tão felizes, já que os colonizadores depois de expulsarem os indígenas Tapunambás, tornaram Alcântara o centro da maior economia de algodão e açúcar do Maranhão. A mão de obra eram escravos negros escolhidos pelos seus donos no pelourinho.

      Alcântara é uma das poucas cidades no Brasil que ainda mantém, a igreja, o pelourinho e a câmara na mesma praça, já que na maioria dos locais foi destruída.

      Existe uma rua chamada "das lamentações" que era onde os pais se despediam dos filhos que iam estudar para a Europa ou onde os escravos eram castigados.

      Visitámos um casarão museu, a câmara e o museu da festa do divino espírito santo. Esta festa representa a chegada de Dom Pedro II e a rainha que supostamente viriam para Alcântara mas nunca chegaram a vir. Por essa altura, começaram a construir um palacete para eles que nunca chegou a ser concluído. Inclusive, a vontade de receber o rei era tão grande que escravos "rivais" matavam-se entre si para atrasarem a obra uns dos outros.

      A volta de barco foi muito mais tranquila.
      À tarde ainda deu para visitar o teatro Arthur Azevedo, muito semelhante a alguns teatros em Portugal. Ficámos a saber que os balcões do ultimo nível, chamado de galinheiros, serviam para os escravos verem os seus donos e poderem ser chamados a qualquer momento. Quase não dava para ver o espectáculo.
      Read more

    • Day 187

      Alcântara

      April 25, 2023 in Brazil ⋅ ☁️ 30 °C

      Un petit air de Guyane

    You might also know this place by the following names:

    Alcântara, Alcantara, QAH, BRACT

    Join us:

    FindPenguins for iOSFindPenguins for Android