Brazil
Cueira

Moreré

January 23, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 28 °C

Queríamos ter ficado mais uma noite mas o Ronaldo disse que ia fechar a pousada para ir à pesca.

Na realidade também queríamos conhecer o outro lado da ilha, onde o único transporte é o trator público ou quadriciclos. Com o calor e as mochilas o mais fácil foi ir de quadriciclo. Deixámos as malas no camping BobMari e fomos passear pelas praias quase desertas de Moreré e Cueira. Devido ao recife e à maré baixa foi possivel ver as piscinas naturais.

Tínhamos agendado um mergulho às 13h30. Fomos mergulhar com o Monkey, um argentino que decidiu vir morar para cá.

Era suposto ser um mergulho bem tranquilo a 7m de profundidade, no máximo. Íamos percorrer a lateral exterior do recife. Mas até agora considero o pior mergulho que já fizemos. Em primeiro lugar porque parecia uma corrida contra o tempo, não dava para parar e admirar os peixes porque o nosso guia já tinha ido. Em segundo lugar parte do mergulho tinha uma visibilidade tão má que mal conseguia ver o nosso guia, apesar de estar colado a ele. Parecia que a qualquer momento podíamos nos perder e mesmo assim ele ia muito rápido. Eu nem sabia ler o barómetro porque estava com as medidas americanas e o nosso instrutor também se esqueceu de nos explicar.

É sempre bom mergulhar, apesar de tudo vimos muitos peixes e uma mututuca venenosa.

Com isso tudo almoçámos já perto das 17h, uma deliciosa moqueca de polvo no restaurante Paraíso, mesmo em cima da praia.

À noite o centro da vila anima-se com uma roda de samba na varanda de um nativo, já todos bem alegres. O único sítio animado de Moreré. Moreré é um lugar bem tranquilo, bem puro, sem grandes infraestruturas, onde muita gente vem só para estar em paz com a natureza e fumar a sua erva. Encontrámos muitos veganos e até um crudivegano, que não come nada processado, como o Yuri do mergulho.

Fizemos amizade com um casal que fez o batismo de mergulho e combinámos fazer um tour guiado amanhã com eles.

Cueira