Brazil
Cairu

• Day 104

Morro de Saõ Paulo

December 28, 2022 in Brazil ⋅ ☀️ 27 °C

Le Jericoacoara de l’état du Bahia. Ce petit coin de paradis, situé à 2 heures au sud en bateau de Salvador, nous propose quelques kilomètre de plages avec le combo gagnant : sable blanc, eau chaude & palmiers.
      A marrée basse on retrouve des piscines naturelles à température idéal. Difficile de ne pas y flâner 3 heures quotidiennement.

Nous avons fait une plongée avec Anna ou nous avons pu voir entre autre des gros poisson pierre, des murènes et des poissons grenouille. (Moment vérité: pas si différent de la côte d’Azur sous l’eau, hormis la température).

Petite photo d’une plage où plein de déchets sont amenés avec les courants. Même si certain sont ramassé, il est difficile de s’empêcher d’imaginer ceux qui ne le sont pas. Dommage pour ce petit coin de paradis. Mais avec les 2 filles qui nagent au milieu, difficile de résister de prendre la photo.

• Day 58

Castelhanos

January 24, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 29 °C

Tomámos um pequeno almoço vegan no Cafe Vegan mesmo em cima da praia. Até pão de queijo vegan tinha!

Os nossos novos amigos, o Edson e a Laila, já tinham marcado um guia para fazer uma trilha até à praia dos Castelhanos. É preciso guia, porque o percurso é no meio do mangue, tipo pântano, e temos que atravessar um rio de barco.

Tínhamos combinado as 9h45 no nosso camping. Como eles não apareceram seguimos para o centro de Morere. Lá também não estava ninguém. Já eram quase 10h30 quando eles apareceram. Pelos vistos a pontualidade não é o forte deles. O guia continuava desaparecido.

Pela descrição que fizemos do guia, ficámos a saber onde ele morava e o Edson foi bater na casa dele. A noite anterior deve ter sido bem dura e a resposta dele foi que ele pensava que era no dia seguinte e que hoje não iria fazer nenhuma trilha.

Quem ficou a ganhar foi outro guia, o Eric, que passou por nós e já ia fazer o mesmo percurso com outro grupo. Foi só nos juntarmos a eles. Depois de atravessar a praia de Baiema, fizemos mais 1.5km no meio da mata onde 2 barquinhos esperavam por nós para descer o rio e atracar mais abaixo na praia dos Castelhanos, possivelmente a praia mais bonita da ilha. O nome da praia deve-se ao nome de um navio português afundado nessa praia, que naufragou e quem sobreviveu foi morto, frito e comido pelos indígenas.

Na volta em vez de ir pela mata, entrámos pelo manguezal. A maré já estava a subir por isso, a primeira parte do caminho foi com água nos pés.
      Jantámos no Padamor, um restaurante vegan e vegetariano, com o Edson e a Laila. Aliás os dois eram vegan. Na volta ao camping, a Laila tinha trazido um pito (cigarro com erva) para a despedida.

• Day 83

Morro de São Paulo.. what can I say…A stone throw away from Salvador this island definitely showed me so much more of the beauty of Brazil! Picturesque beaches, crystal clear water, palm trees and such a safe and calm place compared to Salvador. No wonder this island is one of the most favorite destinations also from Brazilians. Even though a little bit more touristic (much more people spoke English this time) Morro de São Paulo has so much to offer and I would highly recommend to go their as a getaway! In the 8 days I spend there I can say this island is highly contagious and you have to be careful to not extend your trip over and over again. And yes it also happend to me.. initially I only planed 4 days but somehow I ended up staying 4 more days. During my stay I was not only able to zipline along the coastline of the island but also attend an amazing concert which definitely gave me a first glimpse on how Brazilians like to party. I could also taste a variety of different local foods and could relax at one of the many Yoga classes. Also the sunsets and sunrises are amazing! So happy I was able to experience both! :)
      Thank you Morro you will always be a special place for me!

• Day 134

Boibepa

February 14 in Brazil ⋅ ☀️ 28 °C

Ein Brasilianer hat zu uns gesagt, wenn du einmal nach Bahia (Bundesstaat in Brasilien) kommst, dann möchtest du nie wieder gehen.
      Genau so ist es und ich wünschte, wir hätten nicht schon teure Unterkunft und Flüge nach Rio für Karneval gebucht...
      Aber wir kommen wieder!
      Boipeba ist ein Traum! Keine Autos, alles wird mit Traktoren, Pferden oder Quads transportiert. Die Leute sind so freundlich, alles ist langsamer hier, kein Stress. Es ist so, wie ich mir Moorea erhofft habe.
      Gestern haben wir eine Kanutour durch die Mangroven gemacht und diese tagsüber und in der Dunkelheit gesehen. Wenn es dunkel ist, kann man leuchtendes Plankton (Bioluminiszenz) im Wasser sehen, wenn man seine Hand im Wasser bewegt. Wenn man die Mangroven anstößt, leuchtet es überall wie ein Weihnachtsbaum. Es war magisch.

• Day 57

Moreré

January 23, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 28 °C

Queríamos ter ficado mais uma noite mas o Ronaldo disse que ia fechar a pousada para ir à pesca.

Na realidade também queríamos conhecer o outro lado da ilha, onde o único transporte é o trator público ou quadriciclos. Com o calor e as mochilas o mais fácil foi ir de quadriciclo. Deixámos as malas no camping BobMari e fomos passear pelas praias quase desertas de Moreré e Cueira. Devido ao recife e à maré baixa foi possivel ver as piscinas naturais.

Tínhamos agendado um mergulho às 13h30. Fomos mergulhar com o Monkey, um argentino que decidiu vir morar para cá.

Era suposto ser um mergulho bem tranquilo a 7m de profundidade, no máximo. Íamos percorrer a lateral exterior do recife. Mas até agora considero o pior mergulho que já fizemos. Em primeiro lugar porque parecia uma corrida contra o tempo, não dava para parar e admirar os peixes porque o nosso guia já tinha ido. Em segundo lugar parte do mergulho tinha uma visibilidade tão má que mal conseguia ver o nosso guia, apesar de estar colado a ele. Parecia que a qualquer momento podíamos nos perder e mesmo assim ele ia muito rápido. Eu nem sabia ler o barómetro porque estava com as medidas americanas e o nosso instrutor também se esqueceu de nos explicar.

É sempre bom mergulhar, apesar de tudo vimos muitos peixes e uma mututuca venenosa.

Com isso tudo almoçámos já perto das 17h, uma deliciosa moqueca de polvo no restaurante Paraíso, mesmo em cima da praia.

À noite o centro da vila anima-se com uma roda de samba na varanda de um nativo, já todos bem alegres. O único sítio animado de Moreré. Moreré é um lugar bem tranquilo, bem puro, sem grandes infraestruturas, onde muita gente vem só para estar em paz com a natureza e fumar a sua erva. Encontrámos muitos veganos e até um crudivegano, que não come nada processado, como o Yuri do mergulho.

Fizemos amizade com um casal que fez o batismo de mergulho e combinámos fazer um tour guiado amanhã com eles.

• Day 140

Paradis a Salvador et isla Morro

February 12 in Brazil ⋅ ☀️ 29 °C

Notre dernier stop avant de rejoindre la familia merat se déroule à Salvador ! Magnifique ville coloniale du Brésil nous profitons également du carnaval local qui nous réveil a 4h30 du matin par un feu d’artifice.

Par la suite nous nous rendons dans l’idyllique Morro de São Paulo.

Farniente, balade sur la plage et eaux à 35 degrés (no joke l’eau la plus chaude dans laquelle nous soyons jamais allés)

• Day 50

מורו

March 6 in Brazil ⋅ ☀️ 28 °C

הגענו לפני יומיים למורו היעד האחרון בברזיל לעשות פה פורים. יש פה מלא ישראלים אבל אווירה טובה
      עושים לי פה מסאז בים ואני שותה קוקוסים אז אין יותר טוב מזה

• Day 55

Boipeba

January 21, 2022 in Brazil ⋅ ☀️ 30 °C

Deu para aproveitar a praia da Tiririca de manhã. Com maré baixa tem várias piscinas naturais, com água transparente e peixes coloridos.

A Alice queria ir almoçar ao árabe, mas achei mais consciente irmos primeiro ver os bilhetes de autocarro. A ideia era ela seguir para Salvador, o filho fazia um pequeno percurso até Camamu e seguia para outro lugar com amigos e nós íamos sair em Valença, para apanhar um barco para a ilha de Boipeba.

Quando chegámos à rodoviária, o autocarro saía passado 15 min, por isso não tivemos tempo para almoçar.
      O que a Alice não estava a contar, e nós muito menos, é que o autocarro parava em todas as vilas e aldeias, fazendo desvios da rota. Quando nos apercebemos que não íamos chegar a tempo do último barco em Valença que saía as 17h tivemos que ver alternativas.

Várias pessoas do autocarro deram sugestões, e acabámos por sair mais cedo, no cais da Graciosa. Eram 16h30, estava um barco a sair mas infelizmente estava cheio. O próximo, e último, era às 18h. Connosco vinha uma argentina, vendedora de colares que ainda tentou de tudo para entrar nesse barco, a dizer que era muito magrinha e cabia em qualquer cantinho.

Acabámos por apanhar o barco na melhor hora, com um por do sol incrível. Aliás como estávamos em movimento vimos o sol a pôr-se várias vezes. O percurso de barco é de 40 minutos descendo o rio com pântanos dos dois lados até chegar à ilha de Boipeba.

Já na ilha o caminho para chegar à pousada era pelo meio da mata. Umas casinhas de madeira no meio da vegetação, bem mais alta do que as casas, tornando o lugar bem misterioso.
      Para ir até a vila jantar o Ronaldo, paulista sono da pousada, teve que nos acompanhar de lanterna na mão. A fome era tanta que antes de jantar fomos comer uma tapioca e um pastel na praça principal.

• Day 115

Día 113, 114 y 115 Morro de São Paulo

May 14, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 27 °C

São Paulo ist nur eine Zwischenstation auf meinem Weg nach Salvador. Ich war noch nie im Nordosten Brasilien und nun kurz vor Ende meines Südamerika-Trips mache ich nun wenigstens eine Station dort. Ich nehme die Metro, die hat mittlerweile eine Express-Bahn zum Flughafen 😉 Der Flug an sich dauert schlappe 2,5 Stunden, dann komme ich an und nehme wieder die Metro bis in die Innenstadt von Salvador. Hier bleibe ich aber ebenfalls nur eine Nacht, da ich am nächsten Tag den Katamaran (3 lange Stunden) auf eine nahe Insel nehme. Die Insel nennt sich Morro de São Paulo (keine Ahnung warum) und ist ein kleines Paradies: Es gibt keine Autos, alle Lasten werden per Schubkarre transportiert was sehr witzig ist 😁 Die Besitzerin Fabiana des Hostels, in dem unterkomme, holt mich am Pier ab und wir laufen die 10 Minuten zur Unterkunft mitten in der Natur. Es ist so heiß, dass mein T-Shirt in der kurzen Zeit schon komplett vom Schweiß durchnässt ist 😅 Da sie kein Wort Englisch kann, übersetzt der einzige andere Gast des Hostels, die Griechin Vaia. Später erkunde ich erstmal ein bisschen die Insel/den Ort. Ich checke den ersten Strand (die Strände sind bis 5 durchnummeriert) und sehe den Sonnenuntergang. Zum Abendessen gehe ich zusammen mit Fabiana und Vaia zu einem Restaurant, wo ein lokal bekannter Samba-Künstler auftritt. Die Brasilianer kennen alle Songs und feiern das total ab, für mich klingt das alles gleich 😅 Am nächsten Tag geht es dann hauptsächlich zum Strand, erst zum einsamerem Praia do Mirante und danach zum proppenvollen Segunda Praia, der erinnert ein bisschen an Mallorca 🙈 Abends schaut Vaia den Eurovision Song Contest, ich wusste gar nicht, dass es den noch gibt - Germany 0 points 😅Read more

• Day 56

Quinta do Caju

January 22, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

Não sei o que comi ontem que me fez mal, mas passei muito mal a noite com dor de barriga e diarreia. Hoje não tinha forças para me levantar e acabámos por ficar o dia todo na pousada, deitada na cama de rede no meio da selva, a ouvir e ver uma diversidade de aves e outros animais que nunca se calam.

O meu maior amigo foi a Gatorade, uma bebida energética que recomendaram ao Valentim na farmácia...

Ao final do dia fiz um esforço para ir até a praia e ver o pôr do sol. Mas as nuvens estragaram a festa. Com a fraqueza voltei logo para casa. O Valentim teve que ir jantar sozinho. Espero amanhã já estar boa.

Cairu