Brazil
Urubici

• Day 13

Passeio para Urubici

September 2, 2019 in Brazil ⋅ ☁️ 9 °C

A Celisa já tinha tentado algumas vezes organizar um passeio para Urubici na 2ª. mas não conseguiu encontrar uma boa solução para o trajeto e o guia. No final, ela conseguiu e me perguntou se eu estava de acordo. Eu confirmei, e combinamos com o Cris (motorista) e o Cláudio (guia).

Antes de chegarmos em Urubici, paramos numa lanchonete na estrada para tomarmos o café da manhã. O Cris telefonou para o Cláudio, o meu guia que a Celisa tinha organizado, e combinou um encontro no único podto de gasolina de Urubici. Quando chegamos, o Cláudio ainda não estava lá. Ele chegou lá pelas 9 e meia. Fomos juntos no carro do Cris para o começo da grilha que o Cláudio tinha planejado.

• Day 16

Parque Nacional São Joaquim

November 7, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 12 °C

No caminho da neve, peguei geada em pleno novembro, rajadas fortíssimas de vento contra, e também várias chuvinhas bestas. Cheguei ao extremo do desgaste físico com as intermináveis subidas, e também da satisfação ao ter chego no ponto mais alto de rodovia do Sul do Brasil, no passo do mundo novo, aos 1570m de altitude.

A travessia de Urubici à Bom Jardim da Serra pelo interior do parque nacional São Joaquim. Assim como no Guaricana estive totalmente imerso na natureza, sem nenhum contato humano durante toda a trajeto. Me vesti feito um ninja, somente com os olhos descobertos para suportar as fortes rajadas de vento aos 1650m de altitude. No topo um cemitério histórico que parecia cena filme, cheguei a me beliscar para ver se estava sonhando.

As paisagens me encantaram, me senti nas imensas pradarias da Mongolia.

• Day 15–16

Camping do Motochileiro

November 6, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 10 °C

Fui me arrastando, pedindo carona para qualquer carro que passasse. Até que por volta das 17:00 eu vejo uma placa na rodovia indicando camping do motochileiro, não pensei duas vezes, entrei pelo portão e empurrei a bicicleta ladeira acima.

Chegando lá fui atendido pelo Alfredo, motochileiro que já viajou toda a América com uma Biz. Disse que o camping era 40, mas me fez por 25.

Fui mexer no pneu tá bicicleta que estava travando no freio a disco e nisso meu dedo ficou preso, sangrou muito e minha unha quase saiu. Logo veio o Antonella e me ajudou com o curativo.

Tomei um maravilhoso banho quente, lavei os cabelos que estavam imundos. Jantei junto com eles à convite, e na hora de dormir, a Elis fala para eu ficar lá dentro, arruma uma cama quente e eu me sinto muito bem recepcionado naquele maravilhoso lugar. Tratei de enviar os R$15,00 restantes para o Alfredo, pois fui tão bem recebido que não valia somente os 25.

• Day 15

Serra do Corvo Branco

November 6, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 11 °C

Estava há 4km da serra, de agora em diante seria só subida. As rapozinhas queriam por que queriam brincar, muito amáveis. Me seguiram por boa parte do caminho, o macho ainda mais, até que eu tive que espantá-lo, o que me cortou o coração.

A estrada piorou, muito ruim mesmo, além de que estava toda enlameada. Cheguei na ferradura por volta das 08:00 e logo em seguida já começaram a chegar os primeiros motociclistas. Tirei várias fotos e me surpreendi com a beleza do lugar.

• Day 14–15

Caminho ao Corvo Branco - Urubici

November 5, 2022 in Brazil ⋅ ☁️ 14 °C

Na manhã de sábado acordei no posto de gasolina de Bom Retiro e subi o trevo para Urubici, encarei os 350m restantes de altimetría até começar a descida fantástica, numa estrada que estava um tapete. Cheguei em Urubici por volta das 10:30, e logo parei num posto de gasolina para fazer meu almoço, que aproveitei a situação para também fazer a minha janta. Lá pela 13:30 comecei a pedalar novamente no sentido do Corvo Branco, mas logo nos primeiros minutos vi que seria uma longa jornada com muito vento contra. Pedalava, pedalava e não saía do lugar. As 15:00 começou a garoar, fiquei preocupado e fui até um camping que tinha em frente, mas o dono não estava. Havia andado apenas 10km devido ao vento que estava absurdamente forte. Neste momento estava bastante ansioso pois vi que seria um trabalho árduo subir para o morro da igreja com seus 17km de subida constante e também o cânion espraiado com 14km. E com o frio que estava fazendo acampar sob o relento não seria muito legal. Urubici estava indo por água abaixo foi o que pensei. E neste momento comecei a comer a minha janta e também uma barra inteira de chocolate pela ansiedade.

Uma hora depois o céu limpou então decidi que seguiría adiante, vi no mapa que tinha um camping próximo à serra.

O vento continuava forte, e alguns km a frente, assim que subi uma ladeira começou a chover de novo, avistei um galpão abandonado e decidi me abrigar ali até a chuva passar. Pensei em acampar ali mesmo e seguir viagem no outro dia, porém pouco tempo depois a chuva se foi e um lindo arco íris surgiu. Isso já era por volta das 16:30.

Continuei a pedalar pela rodovia, até que acabou o asfalto e fui até o suposto camping. Porém chegando lá não havia camping algum. Chamei pelo proprietário e perguntei onde eu poderia acampar por ali, e ele me respondeu que há 4km voltando. Decepcionado, eu já me ajeitando para seguir, ele me chama novamente e diz: não quer acampar aqui no terreno, tem um banheiro ali fora, você pode usar. Fiquei muito feliz, agradeci o Sr. Rafael, que não tive mais nenhuma interação, e seus dois cachorros rapozinhas me fizeram companhia por toda minha estadia. Tomei um bom banho, me ajeitei e assim que escureceu me recolhi para a barraca.

• Day 15

Mirante de Urubici

November 6, 2022 in Brazil ⋅ ⛅ 13 °C

O caminho de volta foi sensacional, desta vez o vento estava a favor, o que fez com que o pedal fluísse muito bem.

Antes do almoço já estava novamente no mesmo posto do dia anterior, fiz minha comida, lavei a bicicleta, e organizei tudo.
      Saí de lá somente as 14:00, meu plano era chegar em Vacas Gordas.

Passei pela cidade de Urubici que estava vazia, com todas as lojas fechadas e comecei uma subida infinita, que levaram muitos e muitos kilómetros, quase todos pedalados.
      Quando cheguei no mirante já estava esgotado.

• Day 13

Movimento dos Trabalhadores sem Terra

September 2, 2019 in Brazil ⋅ ⛅ 14 °C

Enquanto estávamos descendo, falávamos sobre a situação política do Brasil,  proteção ambiental, desmatamento e assim por diante. Na opinião do Cláudio, muitas pessoas votaram em Bolsonaro, não por serem de extrema direita, mas por estarem cansados da corrupção dos governos anteriores.

Falamos sobre a mudança da lei a respeito dos fazendeiros. O novo governo lhes deu licença para atirarem contra intrusos da propriedade. Perguntei-lhe qual era sua opinião sobre isso.

O Cláudio me respondeu que o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) no passado ocupava fazendas, desapropriavam-nas, destruíam-nas tornando-nas improdutivas agriculturamente falando.

Eu tinha uma informação diferente sobre o MST. Até onde eu sei, a Constituição do Brasil declara que as terras que não cumprem sua função social devem ser desapropriadas. Assim, esse movimento. É uma luta política dos camponeses que não possuem terra e desejam a redistribuição das terras improdutivas do país.

Voltamos para Florianópolis onde chegamos lá pelas 8h.

Urubici