Cape Verde
Goat Hill

Dia 02 - Salvar uma vida

September 6, 2015 in Cape Verde ⋅ ⛅ 29 °C

Nada como acordar, tomar um bom banho e seguir para o pequeno almoço:
      Bacon, salsicha, croquetes de bacalhau, banana no forno e sumo de laranja. Tudo impecável.
      Fomos ouvir a palestra sobre as tours disponíveis pela Sol Trópico, à saída aparece um casal "daqueles"... A senhora na cadeira de rodas e o senhor parecia uma figurinha, a dizer que tinham ouvido ir lá fora havia tours a 20€ (a da agência era 30€) se não nos queríamos juntar a eles? Ora bem, não é por nada, mas os carros que lá estavam fora nenhum tinha condições para deficientes, ou seja, uma excursão de 5 horas podia perfeitamente demorar 8 horas, e sinceramente duvido eu a senhora visse metade... Dispensamos com desculpa da menina que não conseguia aguentar tanto tempo :)

Depois foi fazer uma piscina, hoje era o dia de salvar uma vida. Estava eu deitado na espreguiçadeira a observar uma menina (cerca de 2 anos) na sua vidinha de criança sentar na piscina, quando cai de costas na piscina maior e fica virada de cabeça para baixo. Assim que vi a mãe a gritar "olha a menina, olha a menina..." Eis que salta do alto da sua espreguiçadeira Ricardo Nel, e em 2-3 segundos saca a menina da água (nunca me tinham feito molhar em tão pouco tempo).
      À tarde foi tempo para descansar mais um pouco e experimentar a praia. Água boa, mas boa!!!
      Hoje também foi dia de experimentar o grogue juntamente com o cafezinho :)
      Estou apaixonado pelas sobremesas, nomeadamente vários tipo de mousse (canela, lima, morango...), as tortas, cocadas... enfim.

À tarde foi tempo de dar um salto à praia e ver montes de peixes mesmo junto à beira mar. Água limpa e não fria o suficiente para entrar em menos de 10'.

Dia 04 - A volta à ilha

September 8, 2015 in Cape Verde ⋅ ⛅ 31 °C

Hoje acordei às 06:15 e deu para tirar uma foto ao nascer do sol e voltar para a cama.
      Foi dia de visita à ilha.
      O combinado era partir as 09:00, saímos as 09:30, não foi grave.
      O Tino foi nosso guia. Rapaz simpático e humilde, deu todas as condições para uma agradável visita.

Saímos do hotel direitos a um caminho de terra batida pelo meio de Santa Maria, passámos num bairro muito pobre. Vimos umas salinas e pouco mais.
      De seguida passámos em vários pontos como Fátima (devido à igreja de nossa Sra. de Fátima), o leão deitado (2 montanhas que pareciam, ao longe, um leão deitado, seguiu-se o aeroporto e a base militar e entramos no centro de Espargos, a capital da Ilha do Sal.

É curioso ver a quantidade de comércio na rua, principalmente os senegaleses, no entanto o que nos chamou mais atenção foi o costureiro no meio da rua, mesmo ao lado da estrada.
      Seguimos diretos para ver as miragens, isso mesmo, miragens verdadeiras (percebem o trocadilho). Via-se a água e umas palmeiras ao longe mas quando lá chegámos não havia palmeiras. Tinha uma loja de artesanato cabo-verdiano (não senegalês) com material muito giro.

Concluídas as compras seguimos para a famosa Buracona, tivemos sorte com o tempo, apanhamos sol e conseguimos ver por diversas vezes o famoso Olho Azul, ao lado conseguimos refrescar com uns mergulhos numa profundidade de 3 metros. Ninguém queria entrar (porque não se via o fundo) então fui o primeiro a mergulhar e levei a Rita a experimentar. Logo a seguir veio tudo atrás.

Após o banho era hora de seguir viagem para Palmeira, ver os pescadores a tratar o peixe junto aos barcos.

Seguimos para Espargos, e agora paramos para ver algum comércio local, mas por pouco tempo. Esperávamos pela visita a outro ponto alto, as Salinas do Sal. Entrámos por 5€ cada um. O banho nas salinas é diferente, não vamos ao fundo por causa do sal e a água é quentinha como eu gosto. A Susana e a Rita conseguiram meter as mãos nos olhos e tiveram de sair. Foi espécie de um game over. Para tirar o sal do corpo cobram 1€, eu acho que não vale a pena, já que a próxima paragem é no hotel.

Chegámos a tempo de conseguir almoçar, eram 14:30.

Valeu a pena e por isso pagamos. Como diz o Tino, "minha viagem quem não gosta não paga".

Gastos:
      17€ artesanato na miragem
      10€ vestido para a Rita
      11€ entrada nas Salinas + 1 banho
      40€ passeio (2 adultos, a criança não pagou)

Dia 06 - Futebol, praia e massagens

September 10, 2015 in Cape Verde ⋅ ⛅ 31 °C

Hoje foi dia de acordar novamente bem cedo, às 06:00. As 06:28 em ponto lá estava eu no pontão com a máquina em punho, e o Sol começou a espreitar. Deu para tirar umas belas fotos, ainda com poucos turistas na praia, mas com alguma azáfama no mar, com alguns homens à procura de peixe. No pontão, uma mulher a servir cachupa para alguns dos homens que já estavam com fome. O resto da manhã foi aproveitada na piscina.
      A Susana aproveitou o tempo em que eu e a Rita fomos dormir para fazer a bela da massagem.
      À tarde foi aproveitar a tarde, deu para jogar uma bela futebolada na praia, calções pretos contra o resto do mundo. Ganhámos os jogos todos... claro está.
      Amanhã é o último dia... há que aproveitar bem.

Gastos:
      Massagem 30€

Dia 03 - Piscina e futebol... na TV

September 7, 2015 in Cape Verde ⋅ 29 °C

Hoje foi dia de levantar bem cedo, quando chegámos à piscina, ainda antes do pequeno almoço, já as espreguiçadeiras estavam todas ocupadas... Com toalhas, mas pessoas nem vê-las.
      À tarde, depois de almoço fomos dar uma volta a Santa Maria, à vila. Antes disso, houve tempo para falar com Gelson, o empregado do bar da entrada do hotel. Na vila, havia muitos senegaleses a querer vender tudo e mais alguma coisa. Acabamos por não andar muito por causa da Rita. Mas ficou a promessa de voltar, tenho de experimentar um tasco daqueles com símbolo da Super Bock à entrada.
      No regresso foi fazer mais piscina por uma hora e ver a bola, ia começar o Albânia - Portugal. Lá vencemos por 1-0 com golo aos 91'...
      A Rita não dormiu de tarde, como tal, foi jantar e dormir. Amanhã vamos conhecer a ilha com o Tino (nosso guia), às 09:00 arrancamos, vamos ver o que nos espera. Muitas fotos com certeza.

Goat Hill