India
Madras Harbour (historical)

Começa a aventura indiana - Chennai

January 26, 2023 in India ⋅ 🌙 26 °C

Chegámos ao aeroporto de Colombo com bastante antecedência para que não haja nenhum problema, depois dos traumas que temos tido com viagens de avião. O voo decorreu sem incidências e à hora marcada partiu o avião para o nosso próximo destino: a muito ansiada e cheia de mistérios Índia.

Do aeroporto ao nosso hotel tivémos um caminho atribulado. À saida do aeroporto, estava tudo em obras e cheio de entulho por todo o lado o que não nos surpreendeu. Sabiamos que tínhamos um metro que nos levava do aeroporto e nos deixava muito perto do hotel. Não tínhamos era rúpias indianas e por momentos achámos que não íamos conseguir trocar dinheiro porque não víamos nenhum multibanco, nem casa de câmbio. Por fim encontrámos uma e lá vamos nós no metro, que era surpreendentemente limpo e um dos melhores metros que entrámos na vida. À saída do metro aí sim tivemos o nosso shock cultural. As ruas estavam apinhadas de gente, lixo, cães, gatos, ratos, motas, tuk tuks sem regras a passar a centímetros das pessoas, buzinas estas com o som ampliado a níveis criminais e pessoas no chão, deitadas, em lojas que vendem tudo e nada, de um lado e do outro, a pedir, em cafés, sem pés, a cuspir, a mijar, a vender produtos na rua, com burkas, com saris, sem nada, velhos, muitos velhos, novos, magros, muito magros, gordos, muçulmanos, hindus com pontos na testa, num sem fim de actividades num aparente caos a que eles chamam ordem.

Então chegámos ao hotel, com uma recepção, não menos estranha, mas onde os quartos eram sumamente agradáveis com ventilador e A/C e casa-de-banho aceitável. Depois de nos instalar, ainda saímos para jantar. Depois de muito procurar e de levantar dinheiro optamos por comer uns noodles num "restaurante" de rua, que acabou por ser uma ótima decisão pois estava ótimo e custou-nos aos dois 2€. Os rapazes que aí trabalhavam trataram-nos muito bem e ficaram contentes por lá termos ido.

Al día siguiente lo pasamos visitando los imponentes templos, con sus torres altísimas y de mil colores, con tantas figuras que no sabes ni por dónde empezar a mirar. Caminamos por el centro de Chennai dejándonos perder entre los puestecitos de fruta y flores, leemos nuestros nuevos libros sobre los yoga sutras de Patanjali en un agradable jardín, visitamos la tumba del apóstol Santo Tomé y paseamos por la playa al atardecer donde la gente está realizando ofrendas al mar.

Al día siguiente teníamos dudas sobre si pasar un día más en Chennai o dirigirnos hacia Puducherry. Decidimos quedarnos un días más y nos adentramos en la selva de los mercadillos callejeros, visitamos una galería de arte y asistimos a lo que creíamos que iba a ser un concierto de sitar pero acaba siendo de rock indio alternativo que nos encanta, todo esto sazonado con la comida siempre picante pero deliciosa que vamos comiendo por el camino.

Madras Harbour (historical)