衛星
マップで表示する
  • 日37

    Mureta da Urca

    2022年1月3日, ブラジル ⋅ ☁️ 28 °C

    Às 10h30 da manhã, estávamos no centro para uma free tour. Tiveram que nos inserir num grupo em inglês, porque não havia candidatos para a tour em português.

    Era uma tour histórica, mas a história foi contada pelos edifícios que íamos vendo e não pela ordem cronológica.
    Começámos na praça Cinelândia, junto ao teatro municipal. No início do século XX, depois do golpe militar, toda a praça era repleta de teatros e cinemas com os seus edifícios inspirados no estilo de Paris, numa tentativa de eliminar quaisquer vestígios da ocupação Portuguesa.

    Seguimos para a Catedral de São Sebastião, inaugurada em 1979, mas que mais parece uma pirâmide maia.
    Passámos pela Igreja da Nossa Senhora do Carmo, um importante símbolo do estilo rococó.

    Acabámos o tour à frente do pequeno palácio onde João IV, fugido de Portugal, viveu. Governou a partir do Brasil, criando inúmeras instituições e serviços que sedimentaram a autonomia do Brasil.
    Quando voltou para Portugal, seu filho Dom Pedro II, que proclamou a independência do território, continuou a morar no palácio.
    O palácio ia sendo destruído depois do golpe militar que manda Dom Pedro II, depois de 58 anos de poder, de volta para Portugal.

    Um fato curioso é que o Rio de Janeiro tinha ainda mais morros do que os que vemos hoje. Para o conforto dos mais afortunados os terrenos foram alisados. Neste alisamento, expulsaram moradores que foram para os morros. Com o tempo acabaram por se juntar os ex-escravos e os
    soldados retornados da Guerra dos Canudos. Assim nasce a primeira favela do Rio de Janeiro - o Morro da Providência.

    Pagámos 80 reais pelo tour porque era tudo o que tínhamos na carteira... Infelizmente só conseguimos levantar dinheiro nas caixas multibanco 24h que não existe em todo o lado.

    Depois da tour passámos pelo mercado Saara e pela imperdível biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura, antes de chegar à famosa Escadaria Seleron.
    Essa escadaria foi decorada por um chileno pobre que morava por lá e que demorou quase 20anos a terminar a obra, com azulejos que ia arranjado ou eram oferecidos por moradores ou amigos.

    Estava tanto calor que tivemos que fugir para a Praia Vermelha para dar um mergulho.
    Acabámos o dia na Mureta da Urca, onde os cariocas se juntam ao pôr do sol para beber cervejas e comer pastéis. A Sandra e o Homero, os amigos Paulistas do Sidney que estavam de férias também na casa dele, juntaram-se a nós.
    もっと詳しく