Satelit
Tampilkan pada peta
  • Hari 66

Couros

1 Februari 2022, Brazil ⋅ ☁️ 24 °C

Encontrámos nos com a guia, Tais, por volta das 9h30, já com um atraso de meia hora.
    Só para chegar até ao início da trilha dos Couros foi 1h30 de carro, principalmente porque a estrada é toda de terra batida.

Apesar de ser de terra batida, ela foi toda refeita e alargada. Não por causa da trilha, mas sim porque os campos de soja crescem a cada dia e camiões (ou caminhões como eles dizem) cheios de soja circulam nessa estrada. Logo no início da estrada de terra, um desses camiões tinha tombado, deixando toda a soja no chão. Ao final do dia quando passamos por lá ainda estavam a tentar recuperar os grãos caídos no chão. O cheiro da soja não é nada agradável.

Toda a trilha em torno do rio couros e das suas magníficas cascatas é de uma imponência e de uma força surreal. A nossa guia com toda a calma explicou-nos o nome das plantas, um pouco da história desta zona enquanto ajudava a Thais nas subidas e descidas. Ela está em recuperação de uma lesão no tornozelo e não está habituada a trilhas. Esta não foi a melhor escolha para ela, ainda assim aguentou-se muito bem e com calma chegámos a quase todo o lado.

O nome rio couros deve-se a todo o couro, principalmente de veado que era lavado neste rio. Na altura, avistavam-se grupos de mais de 30 veados, hoje em dia se virmos um é com muita sorte.
    Uma das curiosidade que a Taís nos contou, é que essa planta na foto com a flor roxa chama-se tocha de garimpeiro. Ela tem muito óleo bem no meio das folhas e quando os Garimpeiros saíam das minas já de noite cortavam a planta, acendiam-na e usavam como tocha. Devido ao óleo não se apagava.

De regresso a Alto Paraíso, fomos comprar alguns cristais muito abundante nesta região e fomos directos para o jacuzzi da pousada.

Ainda tivemos a sorte de ver umas araras azus e amarelas a voar, elas andam sempre aos pares.

O jacuzzi é ao ar livre num cantinho secreto do jardim, onde deu para relaxar a ver as estrelas, ouvir música e claro, beber uma cerveja.
    Baca selengkapnya