- Show trip
- Add to bucket listRemove from bucket list
- Share
- Apr 1, 2025, 10:50 AM
- 🌧 5 °C
- Altitude: 882 m
JapanYamanouchi36°43’59” N 138°27’48” E
Snow Monkiieess

O sol nasce pela segunda manhã no barraco, não fica melhor à luz do dia e o tempo também não lhe faz nenhum favor. Dilema matinal, lavar os dentes com um joelho na sanita enquanto puxamos o autoclismo ou no lava-loiça do hall da entrada/cozinha? Lá coordenamos a rotina matinal de 6 pessoas num barraco para 4, não há arrumação mas a Helena e eu estamos bem habituadas ao sistema de arrumação "floordrobe", toda uma vida a culminar neste momento.
Chegámos a Nagano de Shinkanzen, de Nagano sai um autocarro direto para o início do trilho dos macacos da neve. Os astros alinham-se e sem planeamento prévio apanhamos um autocarro um minuto antes de partir (mesmo com desvio para guardar as malas em cacifos, comprar as ekiben ("eki" = estação, "bento" = caixinha de madeira com comida) e comprar os bilhetes certos), a sorte protege os audazes.
A etiqueta de comer no autocarro não é clara, mas visto que no autocarro só vão turistas nós almoçámos na mesma, ao fim de 40 minutos estamos no início no trilho que leva aos macacos da neve. O caminho é só lama, alguns de nós sentiram que o calçado que levavam não era o mais adequado mas só até nos cruzarmos com uma senhora de sandálias e meias. Mesmo antes de chegar vemos uma placa "Onsen de machados direita ➡️" "Onsen de humanos esquerda ⬅️" penso que os macacos não sabem ler, pois estavam a ocupar ambos os onsens. Ficámos até sermos forçadas a parar de tirar fotos ao macaquinhos a desfrutar das águas naturalmente quentes, ainda queremos chegar à estância de ski hoje.
No entanto, à vinda ainda parámos em Nagano para ver o templo principal, já não víamos um templo desde ontem. Comemos também melonpan acabados de fazer e até conseguimos um goshuin num Ryokan, que tinha sido construído no local original do templo. De Nagano apanhamos um Shinkanzen seguido de um autocarro até Nozawa-onsen, a temporada de ski tinha encerrado no dia anterior mas fomos muito bem recebidos numa Izakaya, onde tivemos direito a duas mesas (no chão) à conta da mobilidade reduzida de maior parte dos elementos do grupo (que geijins).
Debatemos ainda ir a um Onsen, mas já era muito tarde e fomos dormir, no entanto ficou combinado para o dia seguinte após um belo dia de ski.Read more
Traveler
🥰
Traveler
🥰
Traveler
🥰