Brazil
Mucugê

Cachoeirão

December 21, 2021 in Brazil ⋅ 🌧 22 °C

Saímos da Igrejinha rumo ao Cachoeirão, com a Carmen que se juntou a nós. Era uma amiga do João que passava 2 meses por ano na Igrejinha. Ela conhece a serra quase tão bem ou melhor que os guias. Teve um desgosto amoroso durante a pandemia e percorreu todos os caminhos várias vezes para se curar do desgosto. Já era a 3a vez seguida que ia ao Cachoeirão.

Tinha chovido a noite toda e ainda estava a chover um pouco quando saímos, mas rapidamente acalmou. Foram 7km até ao Cachoeirão, no meio do vale com cachoeiras no horizonte e morros de pedra no meio da vegetação.
      Não consigo descrever o cenário que vimos ao chegar ao Cachoeirão, é incrível, imponente, de uma beleza e energia de cortar a respiração. Claro que a altura também mexe um pouco, principalmente para quem tem um pouco de vertigens como eu. São dezenas de cascatas, vistas de cima sendo que a maior tem 280m de altura e com tudo o que choveu estava cheio de água.

Para se conseguir ver até lá baixo, temos que nos deitar sobre uma pedra e guardar essa vista na memória. Para seguir para o próximo abrigo tivemos que fazer mais 11km. O mais difícil foram as 2 últimas horas. Na lama com descidas escorregadias. Já não dava para manter os pés secos, mas pelo menos tentávamos não meter o rabo no chão e sujar-nos ainda mais. Hoje chegámos completamente estoirados.

Amanhã vai ser difícil, mesmo indo para a cama perto das 21h.

Cachoeira Moça Loira

December 25, 2021 in Brazil ⋅ 🌧 20 °C

Com chuvas torrenciais não há grande coisa a fazer senão ficar na pousada e jogar xadrez, dominó e damas.

A chuva que segundo a previsão ia durar os próximos dias fez nos pensar em fugir diretos para o Rio de Janeiro. Mas não estava a conseguir trocar o voo e todos os voos que encontramos são muito caros.

Já a meio da tarde encontrei um voo para o dia seguinte as 19h30 por 35€ cada e comprámos sem pensar muito. São quase 6h de carro até Salvador e vamos entregar o carro 4 dias antes do previsto.

Por volta das 4 da tarde a chuva parou um pouco. Saímos a correr para levantar dinheiro para o museu do Garimpo.
      Infelizmente dos 2 bancos que existem em Mucugé, o banco do Brasil estava fechado e o Bradesco não estava a aceitar nenhum dos nossos cartões. A única hipótese era tentar ir para a cachoeira Moça Loira, porque era perto e não se pagava, nem era preciso guia.
      Mas com as chuvas dos últimos dias o caminho estava tão alagado que tivemos que ir descalços.
      Na volta tivemos que correr para não ficar completamente encharcados com a chuva.

A visita ao Buracão fica para a próxima.

Mucugê

December 24, 2021 in Brazil ⋅ 🌧 22 °C

Vamos passar o natal em Mucugé, uma vila adorável, cheia de cores no meio da montanha.

Almoçamos na Dona Nena. Um self-service ao kilo (muito comum no Brasil), quase que parecia a cozinha da casa da avó, com muitas variedades, até para mim!

Tentámos visitar várias cachoeiras mas sem sucesso porque estava tudo alagado. Também tentamos ir ao museu do Garimpo, para conhecer melhor o trabalho de quem andou a trabalhar, provavelmente, como escravos na extração de diamantes. Como não aceitavam cartão e estávamos sem dinheiro tinha que ficar para o dia seguinte.

Ao final do dia fomos beber um cocktail, antes de jantar um hambúrguer na casa Amarela.

Acabou por ser um óptima escolha, o ambiente estava animado. Um cliente trouxe a família e uma guitarra. Tocava e cantava quando não comia e o dono no espaço acompanhava com um piano de sopro.

Depois do jantar fomos à procura de festa na praça dos Garimpeiros mas devido à chuva ficou tudo em casa.

Vale do Pati, Cachoeira do Funil

January 30, 2023 in Brazil ⋅ ☀️ 25 °C

La communauté de l'anneau

Mirante do Pati

December 20, 2021 in Brazil ⋅ ☁️ 23 °C

O pequeno almoço estava marcado para as 7h30 da manhã. A serra à nossa frente estava repleta de nuvens pesadas e cheias de chuva. Não estava nada convidativo. E pensar que era mesmo para lá que nós íamos...

Às 9h seguíamos com o Junior, o guia, a Mariana e o Luciano de São Paulo, em direção às nuvens. A subida da serra é bem íngreme mas não chuvia, nem estava calor. Chegado ao topo, fizemos alguns km no planalto até chegar ao mirante do Pati. É o primeiro de muitos miradouros com vista sobre parte do vale que vamos percorrer nos próximos dias.

O nosso ânimo começou a melhorar, não chuvia e o tempo começou a abrir, até conseguimos ver um raio de sol.
      A descida até a Igrejinha, o primeiro abrigo onde íamos dormir, não é muito fácil mas no final, tínhamos feito apenas 6km e estávamos cheios de energia. Almoçámos por lá e seguimos até a cachoeira do Funil para dar um mergulho.

A Igrejinha, casa do João, é composto por 3 ou 4 casas, um bloco de casas de banho partilhadas, uma igrejinha, um bar com esplanada para conviver e um local de refeições. Até tivemos direito a um quarto de casal, bem raro num abrigo de montanha!
      Conhecemos lá várias pessoas que vamos voltar a encontrar ao longo dos dias e ficamos até as 22h a jogar dominó, ora com o Junior e o Edivan, ora com o João e a Cármen.

Neste vale moravam mais de 3000 pessoas e era famoso pelas suas plantações de café. O governo lançou então uma lei que obrigou as fazendas a arrancar as suas plantações de café para de futuro plantar café de melhor qualidade. As verbas mal chegaram para pagar a mão de obra para arrancar as plantações e uma vez que todos tinham arrancado as suas plantações, saiu outra lei a proibir a plantação de café porque todo o vale se ia tornar um parque nacional.
      Os moradores já sem dinheiro abandonaram o vale. Muito poucas famílias ficaram. As casas dos moradores foram agora adaptadas ao turismo de montanha onde podemos pernoitar. Todos os mantimentos chegam com mulas e os empregados fazem turnos de 15 dias.

A população do vale com os empregados é de 120 pessoas mais ou menos.

Poço Encantado

December 19, 2021 in Brazil ⋅ ☁️ 25 °C

Ainda há coisas incrédulas a descobrir por este mundo fora.

Ao chegar ao poço Encantado estacionamos no primeiro estacionamento que encontrámos. Mal estacionámos, um senhor simpático abordou-nos tirando todas as dúvidas. Pelos vistos já tinha descido um grupo e tínhamos que esperar um pouco que o grupo subisse. Estava convencida que ele seria o nosso guia.

Bebemos uma água de coco e ele estava a incentivar para marcarmos também o almoço. Quando perguntei se lhe pagava a entrada para o poço disse que tinha que ir na bilheteira um pouco mais a baixo.

Quando lá cheguei e disse que o nosso guia tinha dito que devia comprar os bilhetes aí. Eles só me disseram aí não há guia nenhum, a única empresa que faz a descida para a gruta é do outro lado da estrada.
      Foi apenas uma grande manobra de charme, ele nunca disse que era guia e na realidade não estava ninguém a descer quando chegámos.

Independentemente disso, é um lugar mágico, encantado, as águas são tão transparentes que conseguimos ver a 60m de profundidade como se não houvesse água. E o azul quase fluorescente da água deve-se apenas a uma elevada quantidade de magnésio e cálcio com a luz do dia a entrar por uma fenda.

Antes de sair descobri os deliciosos pastéis de palma e queijo, pelos vistos palma é um cacto comestível.

A caminho de Igatu, uma vila bem charmosa e pitoresca com muitas casas de pedra, algo raro pelo menos nesta região, tivemos que fazer 2km de estrada da pedra aos solavancos com subidas e descidas íngremes. Por momentos pensei que o carro não chegaria ao destino. Comi mais um pastel, neste caso de jaca, tipo palmitos, numa pequena esplanada de duas mesas que na realidade era o pátio da casa do senhor que nos serviu.

Seguimos caminho para a Guiné onde vamos passar a noite antes de fazer uma caminhada de 4 dias, sem rede, e vendo o tempo, muito provavelmente a chuva. O nosso ânimo está em baixo, quase que temos vontade de desistir e esquecer o dinheiro que pagámos. O pior é que para chegar a esta pousada tivemos que fazer mais 30km em terra batida debaixo da chuva. Se calhar devíamos era ter alugado um jeep.

Entre Igatu e Guiné, já com chuva, ainda passámos por um cemitério gótico bizantino. Este cemitério foi criado no século XIX, depois de uma epidemia de colera em Mucugé, foi proibido o enterro nas igrejas como era comum. E os barões dos diamantes contrataram arquitectos para desenhar as suas sepulturas.

De volta à Guiné

December 23, 2021 in Brazil ⋅ 🌧 25 °C

Mais uma noite com chuvas torrenciais, mas de manhã tudo acalma e acordámos neste lugar especial com uma vista incrível.

Por causa da chuva vamos ter que regressar pelo mesmo caminho fazendo muito mais km do que estava previsto. Um caminho com muitas subidas e descidas.

Nos últimos kms já estávamos todos em piloto automático com uma única vontade, chegar e tomar um banho de água quente.

Fomos jantar uma pizza deliciosa no Point da Vila. Ficámos na conversa com o dono e um turista do Rio que ia seguir para o Pati no dia seguinte.

Mucugê, Mucuge