70000 Tons of Metal Jan/2019

January - February 2019
A 13-day adventure by Daniel Read more

Brasilia -> Homestead

January 27, 2019 in Brazil ⋅ ⛅ 18 °C

Desde 2014, quando nossos amigos Fernanda e Roberto compraram ingressos para o festival 70000 Tons of Metal, ficamos com muita vontade de ir também. Após alguns anos finalmente conseguimos!
    O objetivo principal dessa viagem é o festival de heavy metal em águas internacionais, com uma rápida parada em Labadee, no Haiti. No entanto vamos aproveitar o tempo extra e conhecer um pouco da Flórida.

Esse primeiro dia já comecou bem, pois sera a primeira vez que pegamos um vôo internacional sem escalas.l (BSB->MIA direto), então perderemos pouco tempo com deslocamento. A única dúvida é como aguentar um vôo de mais de sete horas numa aeronave pequena, igual as utilizadas nos vôos nacionais.

Chegando na Florida

January 27, 2019 in the United States ⋅ 🌧 19 °C

Chegamos no aeroporto de Miami as 14:45, horário local, e depois de uma boa caminhada passamos na imigração sem problemas. Pegamos o trem até a locadora de veículos e retiramos nosso Cruze com tranquilidade.
    Depois de pouco mais de uma hora dirigindo chegamos ao nosso hotel (Garden Inn Homestead).
    Como era domingo nem descansamose saimos antes das lojas fecharem. Passamos na T Mobile e compramos um chip com 2GB de internet por 20 dólares e agora estamos mais tranquilos no trânsito com nosso maps online.
    Passamos no Walmart para comprar snacks para os passeios diarios e acabamos comprando comida e jantamos no hotel (foi uma boa economia).
    Na volta ao hotel pegamos uma tempestade que dificultou muito a visibilidade. Chegamos devagar ao hotel e ainda ficamos no carro esperando a chuva passar para descarregar.
    Agora vamos descansar para começar a parte turística amanhã!

Hotel 273,80
    Chip Telefone 20,70
    Wallmart 62,40

Everglades Flamingo

January 28, 2019 in the United States ⋅ ☁️ 11 °C

Acordamos com um frio de 10°C e nos perguntamos se estávamos mesmo na Flórida!
    Com esse clima foi necessário mudar os planos e invertemos as atividades da viagem, pois cair na água hoje não seria uma boa ideia.
    Sendo assim, após o café da manhã no hotel, fomos para o sul do Everglades, chamado Flamingo.
    Passamos no centro de visitantes poucl antes da entrada oficial do parque. Esse centrotem muitas informações bacanas sobre o Everglades, alem de banheiro e água.
    A segunda parada foi no Royal Palms, onde pudemos fazer a Anhinga Trail, com muitos jacarés bem próximos dos turistas (não deixem as crianças correndo sozinhas nessa trilha, pois os jacarés atravessam a trilha a todo momento).
    A terceira parada foi a West Lake Trail, no meio de um grande mangue muito afetado pelos furações, swndk que até um trecho da trilha, que é feita sob plataformas de madeira, caiu, estando interditado.
    A próxima parada ja foi a ultima atracao antes do acampamento, a Eco Pond, onde cemos muitas aves num trecho de menos dr 1km de trilha.
    Voltamos para o Flamingo Visitor Center, que estava fechado, mas aproveitamos para almoçar no local a comida que levamos. Alem de jacarés também vimos alguns manatis.
    Na volta paramos nas demais atrações, como a Mahogany Trail e a Pinetrail, todos lugares legais, mas as principais atracoes ficam por conta da Anhinga Trail, da Eco Pond e da região do Flamingo Visitor Center.
    Passamos novamente no Walmart na volta e jantamks no iHop, que não recomendamos.

Wallmart 89,25
    iHop 17,00

Everglades - Shark Valley

January 29, 2019 in the United States ⋅ ☀️ 9 °C

Continuando nossa vjsita à Patagônia... quer dizer.. Flórida... acordamos com uma temperatura de 9°C!
    Depois do café injso na diaria do nosso hotdl (Garden Inn Homestead) pegamos o carro e seguimos para a entrada do Everglades mais proxima dr Miami.
    Apesar da fila lara entrar no parque, não estava tão cheio e conseguimos alugar duas bikes sem problemas.
    Sao 15 milhas (24km) para ir ate o mirantee voltar. Durante a ida vimos muitos jacarés, inclusive no meio do caminho, nos forçando a desviar e passar com um certo receio ao lado dos bichos.
    Também vimos muitos passaros, tartarugas (ou jabutis??) aves e peixes.
    Ao chegat no mirante deixamos as bikes estacionadas (com os jacares) e subimos a pé para chegara uma vista fantástica sobre um rio cheio de vida, onde vimos um jacaré enorme passar nadando tranquilamente, bem como muitas tartarugas e peixes de varias espécies, pois a água é cristalina.
    O caminho de volta apresentou menos vida (achamos atéuma cobra morta no caminho) e fizemos mais rapido. Devolvemos as bikes apos duas horas e meia, ao custp de 45 dolares (9 dólares por bike por hora).
    Após nosso lanche em uma mesa sob a sombra de belas arvores e na companhia de um corvo (de dois olhos :( ) fizemos duas trilhas bem curtas ali perto do visitor center, mas que não acrescentaram muito apos termos pedalado os 24km da trilha principal.
    Voltamos com um transito infernal e levamos mais de uma hora para chegar ao hotel.
    Compramos nossa janta no Wallmart e um rum para tentar levar para o 70k (uma cerveja custa 7 dólares la!!).
    Amanhã pegaremos a estrada rumo a Key West, mas como será um bate e volta podemos mudar de plano no meio do caminho.

Entrada Everglades 25,00
    Aluguel Bikes 45,00
    Rum 14,00
    Wallmart 21,54

Key West

January 30, 2019 in the United States ⋅ ⛅ 21 °C

Dia de fazer um bate volta longo! Saimos de Homestead para Key West, uma viagem de aproximadamente três horas. Uma parte da estrada é com uma pista só, e ao respeitar o limite de velocidade uma fila se formará atrás de você, mas é tranquilo.
    A estrada tem pontos muito interessantes, principalmente no trecho final com a travessoa da seven mile bridge.
    Chegamos e estacionamos na Mallory Square, que estava vazia pois ainda era cedo e eatava garoando um pouco. Passsamos por aquele trecho da cidade e vimos diversas construções interessantes, alem do Majesty of the Seas, primeiro navio utilzado no festival 70000 Tons of Metal, onde embarcamos amanhã!
    Pegamos o carro e fomos ao Fort Zachary Taylor State Park e fizemos nosso almoco de frente para a praia. Em seguida fizemos as pequenas trilhas do local e visitamks o Fort.
    Pefamos a estrada de volta as 15hs e paramos no Bahia Honda State Park para conhecer.
    Na altura de Key Largo passamos no mercado para comprar nossa janta e voltamos ao hotel.

Gasolina 15,00
    Estacionamento Key West 4,00
    Fort Zachary Taylor State Park 7,00
    Bahia Honda State Park 9,00
    Publix 30,41

70K - Dia 1

February 1, 2019, North Atlantic Ocean ⋅ ⛅ 21 °C

Pegamos uma hora de trânsito até chegarmos no aeroporto de Miami, onde buscamos a Talita e o Daniel.
    De lá foi mais uma hora até o aeroporto de Fort Lauderdale, com uma passada rápida no shopping para o Daniel comprar uma bermuda.
    Do aeroporto fomos de Uber até Port Everglades e fizemos o checkin bem rápido, sendo que em minutos já estávamos no navio, que mais parece uma cidade. É gigante!
    No Promenade comemos nosso primeiro pedaço da "famosa" pizza do Sorrentos (além da pizza tem outros pratos, bem melhores que a pizza!) e fomos ao primeiro show do evento, da banda Dragony. Chegamos atrasados e pegamos só as últimas 3 músicas mas valeu a pena! Se der vamos pegar o segundo set deles. Power Metal de primeira!
    Na sequência fomos ao show do Delain no Royal Theather, onde o som é muito bom. A banda mandou bem com um set bacana.
    Em seguida jantamos no Windjammer e descobrimos que temos muita variedade de comida! Tem opção para todos os gostos.
    Após o jantar voltamos ao Star Lounge, o pior palco do 70k, para conferir o Twilight Force. Como chegamos em cima da hora era impossível de ver o palco, pois só da grade você tem uma boa visão. Arrumamos uma visão lateral mesmo e curtimos o show apesar dos problemas técnicos (atraso e erros por falta de retorno). A banda é um show a parte, sendo que todos são caracterizados com um personagem e interagem bem com o público. Parece um Rhapsody melhorado!
    Voltamos a explorar o navio, ainda com o pool deck fechado para a construção do palco.
    Por volta das 23:15 retormanos ao Royal Theater para a apresentação do headliner do festival: Accept!
    A banda sempre manda um show com bastante energia e o público acompanha cantando todos os clássicos. Definitavamente não sinto falta dos vocais do UDO, pois o Mark está fazendo um excelente trabalho nesses últimos 10 anos.
    Muito cansados após esse primeiro dia fomos para nossa cabine dormir. É importante dizer que o sofá cama é pequeno, não sendo possível uma pessoa com mais de 1,70m se esticar (dormi com os pés e quase toda a canela para fora!). Para os próximos anos acho melhor pegar uma cabine com duas beliches (ou três, quem sabe), afinal de contas, só dá tempo de ir para a cabine dormir.

Gasolina e Uber pagos pelo Daniel, mas somados devem ter custado 30,00 USD.

70K - Dia 2

February 1, 2019, North Atlantic Ocean ⋅ ☀️ 26 °C

Acordamos as 7 da manhã, horário de abertura do merchandising, e a fila já atravessava o navio.
    Desistimos e fomos tomar café (mais uma vez repleto de opções) e dar uma volta pelos decks.
    Descemos de volta e conseguimos retirar uma senha para a loja, numero 515, uma hora depois de iniciarem as vendas.
    Dormimos mais uma horinha (vantagem do festival) e fomos assistir ao Gloryhammer abrir o Pool Deck Stage as 10 da amanhã, uma excelente banda de Power Metal que, de acordo com o vocalista Angus McFife, canta músicas sobre... hammers! O show é bem interativo e a execução das músicas muito bem feita. Showzaço!
    Ao meio dia fomos ao show mais aguardado por mim, a banda canadense Unleash The Archers subiu ao palco do Royal Theater e entregou um show memorável. Pena que o set foi de apenas 45 minutos, mas para compensar eles anunciaram que o segundo set deles será com músicas diferentes!
    Na sequência corremos para o Ice Rink assistir o Visions of Atlantis, com muito playback de teclados, já que a banda não tem tecladista. É como assistir ao Nightwish sem o Tuomas. Estranho.
    Ao final do show fomos tomar uma água/cafe no Promenade e já verificamos a fila do merchandising, sendo que nossa senha estava bem próxima e fomos pra lá. Após algumas compras (a camisa do Eluveitie que eu queria já estava esgotada, então substitui pela do Rage e ainda ganhei de presente do meu amigo Daniel uma do UTA (Thanks Bro!). Além dessas pegamos também uma 70K pra cada).
    O problema de passar na loja foi que só nesse tempo já perdemos os shows de Grim Reaper e Tristania, que teremos que encaixar na volta de Labadee.
    Fomos almoçar (muita comida!!) e antes de voltar ao quarto para dar uma descansada conferi o show do Kalmah as 17hs no Royal Theater, um death melódico muito bom!
    Após uma leve cochilada na cabine (precisamos dormir nas janelas que aparecem para assistir aos shows que queremos, ou o corpo não aguenta), fomos ao Pool Deck assistir o Kamelot! Mais uma banda bem aguardada. O vento estava muito forte e a agenda atrasada por causa de uma tempestade que pegamos mais cedo. A dificuldade na passagem de som era clara. Apesar dos problemas, a banda compensou entregando um show com muita energia e interação com o público que lotou o local.
    Em seguida uma decisão ruim a ser tomada. Devido ao atraso no Pool Deck os shows de Rage e Eluveitie iriam coincidir! Optamos pelo Rage, já que seria no teatro com uma orquestra, entao a qualidade do som importava muito. Não nos arrependemos. Apesar de bem mais vazio (concorrendo com o Eluveitie e com o Krisium, que faz muito sucesso lá fora), a banda manda bem demais, e a orquestra foi perfeita na execução do XIII na íntegra.
    Depois de uma passada no karaoke, onde a galera costuma cantar umas palhaçadas e as vezes até surprende bem com versões bem doidas, fui conferir o Heidevolk, que mandou um folk metal muito bom! E nao é só Vulgaris Magistralis! O set apresentou canções fantásticas!
    Na sequencia, já 3:15 da manhã, corri para o Pool Deck para o show do Ne Obliviscaris, mas o atraso naquele palco e o meu cansaço estavam grandes e decidi ir dormir pois na manhã seguinte estaríamos em Labadee, mas deveria ter esperado. Meu maior arrependimento é ter perdidoos os dois set do NeO.

Camisetas 100,00

70K - Dia 3

February 2, 2019, North Atlantic Ocean ⋅ ☀️ 26 °C

Tomamos nosso café reforçado no Windjammer, arrumamos nossas coisas e descemos do navio na praia de Labadee, no Haiti, sob um sol forte.
    Caminhamos pela praia e um funcionario da RC no oferecru ajuda e arrumou 4 espreguiçadeiras e um guarda sol pra gente (é grátis, mas demos uma caixinha de 20 USD pra ele).
    Relaxamos de frente para o mar com Rum, Cerveja e Heavy Metal! No local tambem é servida comida, inclusa no ingresso, com água, limonada e chá.
    Depois de dar um mergulho e descansar na praia, voltamos ao navio pada aproveitar as atividades.
    No final (ou comeco) do deck 12 encontramos a aula de surf na piscina de ondas (nao fomos), o toboagua, a quadra de basquete, um brinquedo virtual e a parede de escalada (A Lessa chegou no final!). Ficamos nessa parte no navio um bom tempo e voltamos para a cabine ja após escurecer para tomar banho.
    Descemos para jantar no Dinning Room, um restaurante a la carte também incluso no ingresso. Para ter uma mesa mais rápido dividimos com outros headbangers e conhecemos uns mexicanos gente boa, que tem até uma banda para conferirmos depois (Solarian).
    Aproveitando o dia para descansar fomos dormir cedo pois a madrugada seria cheia! Acordamos pouco antes das 2 da manhã para assistir ao show do Grim Reaper. A voz do Steve está muito boa! E a historia dele é muita bacana, pois perdeu uma perna durante uma tour no Equador e lutou para voltar aos palcos (just one leg but still kickin' ass, como está escrito na camiseta da banda).
    Durante a ultima musica corremos para o segundo set do Unleash The Archers e ja chegamos ao som de Tonight We Ride, uma pedrada! O Ice Rink estava lotado e tive que aproveitar uma roda que se abriu para chegar proximo da grade (normalmente basta chegar com 10 minutos de antecedencia que voce pega grade nesse festival, pois sao apenas 3 mil ingressos e varios shows simultaneos). O set foi uma continuacao do primeiro show, em que terminaram de tocar o disco Apex na íntegra e mais algumas porradas de outros albuns. Essa deve ser uma das melhores bandas da atualidade. Muito foda mesmo!
    Saimos do UTA (a banda saiu ovacionada com o Ice Rink todo gritando UTA! UTA! UTA!) e fomos para o karaoke beber uma cerveja. Curtimos uma boa conversa ao som de pérolas, como Macarena! E as 5:15 da manhã estavamos no Pool Deck para o segundo set do Twilight Force. Agora num palco mais adequado eles fizeram um showzaço com uma animação muito grande do público (quase 6 da manhã!). Para melhorar, do nosso lado aparecem a Britney e o Scott do UTA. Foi a unica banda que eu tive que tietar! Conversamos um pouco, batemos umas fotos e paramos de encher o saco deles, apesar de terem nos recebido muito bem! Esses canadenses são gente boa!
    Com o dia já claro, voltamos para a cabine para descansar um pouco.

Praia 20,00

70K - Dia 4

February 3, 2019, North Atlantic Ocean ⋅ ☀️ 26 °C

Acordamos por volta das 10 da manhã, menos de quatro horas após o show do Twilight Force, mas com energia para seguir mais um dia.
    Depois do café seguimos para o Pool Deck assistir ao Tristania, que voltou para a ativa após três anos e, apesar do tempo parada, continua bem entrosada.
    Descemos para o teatro e ainda deu tempo de pegar o final do show do Van Canto (Dix e Talita) com a clássica versão de Fear of the Dark do Iron Maiden.
    Continuando a correria subimos para o Pool Deck e encontramos a Lessa na hot tub atras do palco. Local perfeito para assistir o proximo show: Riot V. A experiência de assistir a um show de heavy metal na banheira de hidromassagem ao lado do palco é fantástica! E a banda colaborou demais. O Riot V mandou um powet metal rápido do inicio ao fim, empolgando o público.
    A hot tub estava tão boa que decidimos ficar mais um tempo por lá e.... perdi o show da Ne Obliviscaris! Mas valeu a pena o descanso. Ainda estavamos na hot tub quando o Bloodbath subiu ao palco, litetalmente cobertos de "sangue" mandando um Death Metal pesado!
    Pegamos só o comeco do show e fomos jogar mini golf pela primeira vez! Falta talento! Hehe
    Voltamos para o quarto para tomar banho. A higiene é um fator bem importante para se manter saudável em um cruzeiro com pessoas de 73 países diferentes.
    Depois do banho fomos ao show do Nekrogoblikon, uma pancaria só com um goblin pulando no palco. Valeu um pouco pelo entretenimento mas saimos antes do fim para deitar meia horinha na cabine.
    As 17:45 estavamos na grade do Star Lounge para o show do Temperance, uma banda italiana muito boa com músicos de alto nível. É uma banda para ficar de olho!
    Subimos ao Pool Deck para dar uma volta e avistamos uma roda de Pikachus infláveis batendo cabeça durante o show do Kalmah! Comédia!
    O quarto dia do evento é uma festa a fantasia nao oficial, então vemos de tudo la!
    Na sequência descemos ao teatro para o show do Arkona, uma banda russa de folk com vocais guturais femininos. A banda é muito boa e durante o show um dos pikachus apareceu na galera e foi logo furado pois atrapalhava demais quem queria ver o show, mas ainda deu tempo dele fazer um mosh na galera e ser resgatado pelos segurancas lá na grade.
    Depois do Arkona ficamos meia hora deitados na cabine para então conferir o segundo set do Kamelot, agora no teatro com o som muito melhor. O set foi um pouco diferente mas a energia foi a mesma. Grande banda com destaque para a participação curta de Lauren Hart, comandando os vocais guturais.
    Subimos ao Windjammer para um jantar rápido e voltamos ao teatro tomado de gente para a apresentação do Eluveutie, um dos três headliners do evento com direito ao set de 1h15m. A banda faz um folk metal com instrumentos bem diferentes, como harpa, hurdy gurdy, violino e flauta, unidos ao peso das guitarras (sem baixo) e com vocais guturais do Chrigle e limpos da Fabienne, que se perdeu no meio de Rose For Epona e ficou bem estranho.
    Após o Eluveitie fomos pegar o final do sefundo set do Accept, show que encerra o evento. Todo o navio estava lá no Pool Deck! Muito cheio mesmo!
    Ao final do show o Andy, idealizador do evento, agradeceu a presença de todos e informou que ano que vem a viagem será para cozumel de 7 a 11 de Janeiro, uma data bem ruim para nossas ferias, mas iremos tentar, pois uma vez nesse festival, fica dificil ir para outro. A comodidade de ter comida e habitação próximos a qualquer momento do dia, shows da grade a hora que quiser e bandas que tocam duas vezes torna a missão dos outros festivais difícil. Ou entao estamos apenas velhos! Hehe
    Para fechar ficamos um pouco no karaoke, que vainpara o solarium no ultimo dia, e curtimos um pouco a galera se divertindo, mas estávamos podres de cansaço e fomos para a cabine dormir.

Conta do Bar (3 cervejas e 1 suco) 37,85

Fort Lauderdale

February 4, 2019 in the United States ⋅ ⛅ 22 °C

Acordamos quebrados após 4 dias de evento sem dormir direito por causa da quantidade de shows e enrolamos até as 10:15 no navio, quando no expulsaram... hehe
    Na saída passamos na imigração sem problemas e pegamos um uber até o aeroporto. Apesar do caos na saída, com 3000 metaleiros tentando ir embora, o carro chegou rápido.
    Alugamos nosso Malibu na Alamo e seguimos direto para o hotel na tentativa de fazer o checkin mais cedo, mas não deu certo porque o hotel estava lotado.
    Aguardamos um pouco no hall usando o wifi e aproveitamos para passar na Ross Dress for Less para procurar umas roupas. A Lessa achou algumas pecas e fomos comer um lanche no Burger King e ai sim conseguimos fazer o checkin no hotel e eu prontamente dormi!
    A Lessa saiu para conhecer a quadra do hotel e deu de cara com a banda Visions of Atlantis. Parecia que ainda estávamos no 70k!
    Acordei as 18hs e fomos jantar cedo num restautante italiano muito bom e depois dormimos por 10 horas seguidas, pois o cansaço estava grande!

Uber Port Everglades -> Aeroporto 17,58
    Compras Ross 84,00