Peru 2023

• 7,6kchilometri

Machupicchu - Trilha Inca - Ep.01

21 agosto 2023, Perù ⋅ 🌙 12 °C

Ep 01 - "O Trêm"

Acordamos cedo (3:00 a.m) e entramos na Máfia a Milagros. Nesse dia, nossa carona foi em um taxi com um casal que nos levou até a Inka Rail, compainha de trem que nos levou até Ollantaytambo de ônibs e até o KM 104 de trêm.

A viagem de trem até o quilômetro 104 foi fantástica! O trem tem um teto panorâmico que permite contemplar as montanhas no caminho. A viagem também teve um teatro com artistas locais que contaram a historia Ollantay com personagens importantes da literatura Quechua. (Guerreiro Plebeu Ollanta e sua amada princesa inca Cusi).

Apesar de tudo estar fantástico, o medo de perder a parada era grande. 🤣
    A felicidade ao ouvir o comunicado que nossa parada seria a próxima se misturou com a surpresa ao perceber que deveríamos "pular", literalmente no meio do nada. A parada do km 104 contava apenas com a mato, nosso guia e nossa boa vontade naquela aventura! (Sem lanchonete para o café...)

Machupicchu - Trilha Inca - Ep.02

21 agosto 2023, Perù ⋅ ☀️ 15 °C

Ep 02 "Un nuevo pais"

Ao descer do trem no Km 104, encontramos naquele meio do nada o Davi, nosso "tarzan" e guia. Sem dúvida, uma das melhores pessoas que conhecemos em Cusco. Desde o primeiro instante ele foi surper solicito com a gente e os deu todas as dicas que precisavamos.

Conforme o trem foi partindo, os olhares de "boa sorte", se misturavam aos de "o que raios eles irão fazer nesse fim de mundo". E na verdade, por algum momento a gente também fez esse questionamento.

Já no ínicio da trilha, descobrimos que entrar na trilha Inca é como entrar em um novo país. Nossos passaportes foram verificados e até nosso lixo foi pesado pelo controle ambiental.

Estavamos preparados para uma das aventuras mais intensas e enriquecedoras de nossas vidas.

Começamos a subir os primeiros 6 quilômetros e todas as roupas de frio foram para as bolsas ou ficaram penduradas em no corpo.

Ao chegar no primeiro sítio, que se encontrava a uns 05 minutos do ínicio da trilha, já percebemos que a escolha da trilha foi acertiva e que nossa Tarzan manjava muito. O Davi nos deu uma aula sobre o lugar, o tipo de construção e agricultura e o que poderiamos esperar dali em diante.

A cada passo o dia ficava mais quente e a vista mais íncrivel, enfeitada com as orquídeas por todos os cantos.

Os únicos sons eram os ventos, os passáros e nos dois ofegantes.

Fizemos duas paradas em pergolados improvisados como pontos de descanso e aproveitamos para comer e hidratar. "Aqui ja começamos a perceber que talvez os dois litros de água que levamos não fosse suficiente..."

Em um certo ponto, o Davi nos contou sobre um grande incêndio que havia acontecido a anos atrás e que era o causador da mudança de vegetação que estavamos vendo;

Descobrimos que tinha muita gente menos preparada que nós dois (irmãos chineses, casal chinês e dupla de amigas), mas ao mesmo tempo, muita gente muito bem preparada.

Contemplamos de longe os 3 sítios arqueológiocos a frente. Passaríamos por um deles, o "Wainawana", que renderia muitas risadas ainda.

Machupicchu - Trilha Inca - Ep.03

21 agosto 2023, Perù ⋅ ☀️ 26 °C

Machupicchu - Trilha Inca
    Ep.03 - "1º Surpresa e Winay Waina"

Seguindo subindo, ja eram quase 11:00 da manhã e fazia muito calor.
    Avistamos a hidroelétrica de Machupicchu. Davi repetia orgulhosamente que a Central, como chamava a hidroelétrica, gerava cerva de 90MW para as regiões de Cusco, Puno e Apurimac.

Ainda não tinhamos encontrado nínguem no caminho e tivemos a idéia de segurar o pessoal que vinha atrás de nós para tirarmos as roupas térmicas, O Davi nos ajudou segurando o pessoal que vinha, mas exatamente quando estavamos com as calças nas mãos, um guia de outro grupo passou pela gente nos olhando sem entender muita coisa.😅😅

Estavamos ansiosos pela surpresa que o davi havia falado que encontrariamos e nossa primeira surpresa foi uma cachoeira maravilhosa, onde paramos e desfrutamos por algum tempo.

Mas a frente, chegamos no sítio arqueológico de Winay Waina. O termo Quechua signifia "Eterno" ou "Sempre Jovem" e dava um ar impressionante entre a vegetação e as montanhas nevadas ao fundo.

Os Incas estão realmente de parabéns 😍😍😍
    Aprendemos em Winay Waina como era dividida as comunicas Incas, sob terraços e arquitetura.

Subimos mais escadas e a cada degrau, ficavamos mais encantados com a paisagem!

Antes de seguir viagem e deixar um dos sítios mais importantes da trilha Inca, nos divertimos com o Davi tentando pronuciar o nome do local correntamente.

Machupicchu - Trilha Inca - Ep.04

21 agosto 2023, Perù ⋅ ⛅ 19 °C

Ep.04 - "Machupichuuuuuuuuuuu"

Alguns metros a frente fizemos a melhor parada do dia! O almoço 🤤❗
    Davi trazia com eles algumas marmitas e fomos apresentados a "Chaufa". Um prato de origem chinesa que ganhou seu toque peruano. Esse arrozinho com certeza nos deu força pra seguir.

Descansamos alguns minutos, pesamos novamente nosso lixo em uma nova passagem com controle e seguimos caminho. Segundo o Davi, estavamos cerca de 30 minutos a frente do esperado. Dois atletas 💪!

Chegamos em um trecho de vegetação fechada e original. Ficou mais facíl caminhar na sombra, porém, ainda subindo escadas.

Ouvimos a hístoria dos correios Incas, onde elegiam jovens entre 15 e 16 anos que corriam de Cusco a Machupicchu e as vezes mais de 150 km para outros povos Incas.

Davi nos diss que haveria uma 2º surpresa e que ela estaria atraz de uma grande rocha. Quando chegamos atrás dessa rocha, havia mais uma escada com degruas largos. Nesse momento ele deu uma risada malefica e se alto denominou "Gringo Killer".

Ao final das escadas fomos presenteados com a primeira vista ao longe de Machupicchuuuuuuuuu. 🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩
    Essa vista ficava em mais um sítio arqueológico chamado de Intipunku, localizado a 2270,56 metros acima do nível do mar.

Davi nos convidou para tomarmos juntos uma "Cusquenha" ao chegar em Aguás Calientes para comemorarmos e claro, aceitamos!

Machupicchu - Trilha Inca - Ep.05

21 agosto 2023, Perù ⋅ ☁️ 23 °C

Ep.05 - "Ocupaccha"

Finalmente começamos a descer e já no ínicio da descida visitamos um templo Inca onde Davi nos contou da importância dele na cultura Inca. Fizemos nossa oferenda com algumas pedras e folhas de coca. Nesse templo, ouvimos a hístoria da trilogia Inca (Condor, Puma e o Condor),

"Serpente aparece pouco porque está sempre Ocupacha"

Machupicchu - Trilha Inca - Ep.06

21 agosto 2023, Perù ⋅ ☁️ 21 °C

Machupicchu - Trilha Inca
    Ep.06 - "Espalda con Espalda"

Seguindo em direção ao final da trilha, visitamos o que imaginávamos ser o último sítio de nossa aventura. O Mausoléu 26.

Tivemos nossa 3° Surpresa. Pensamos que iriamos a Águas Calientes, mas fomos a Machuuu Pichiuuuuuúu pelo circuito 2 🥰🥰🥰🥰

Tiramos muitas fotos e a alegria não cabia em nós.

Descobrimos que a cidade de Machu Picchu possui o formato de condor e o Davi nos ajudou a entender esse formato.

Fizemos o reconhecimento de cada parte e a PPzona aproveitou para tirar o maior número de fotos possíveis. Alegria.

O Davi tirou a famosa foto “Espalda com Espalda”

Machupicchu - Aguas Calientes

21 agosto 2023, Perù ⋅ ☁️ 18 °C

"La noche es una chica"

Seguimos para o terminal rodoviário e embarcamos em um ônibus até Águas Calientes. No caminho, lembramos das cenas de um filme que assistimos um pouco antes de viajar para lá, onde havia várias curvas em uma descida rústica.

Em Águas Mauby, finalmente brindamos a nossa viagem tomando uma Cusquenã com o Davi.

Mais tarde, depois de um banho merecido, fomos ao vilarejo onde comemos no “Riconcito Manauara, jogamos, dançamos e celebramos nosso dia com Raspadinha e Chá de saquinho. Águas Mauby nunca foi tanto Caliente

• Giorno 5

Machu Picchu - City Tour - Ep.01

22 agosto 2023, Perù ⋅ ⛅ 21 °C

Machu Picchu - City Tour
    2.430 m.s.n.m.

Após uma noite de descanso merecida e um café estranho com bolinhas de manteiga, logo cedo estávamos nós, prontos para irmos a Machu Picchu, agora sim pelo circuito de baixo. Embarcamos em um ônibus em Águas Calientes e ainda cedo estávamos nós lá, prontos para nosso tour.
    Assim que entramos no circuito 2, (ENTRAMOS P$%*@!) visitamos a Casa do Guardião, uma das construções mais famosas de Machu Picchu. Não pela arquitetura, mas sim pela localização privilegiada.

Ouvimos a história de como a civilização Inca fugiu para Urubanba antes da chegada dos Espanhóis e de como eles destruíram todos os acessos a Machu Picchu, dificultando que eles encontrassem o sítio Arqueológico.

Ouvimos também a história da “redescoberta de Machu Picchu” em 1911, pelo estudioso americano Hiram Binghan, através de explorações ao longo do rio Urubamba. A casa onde Binghan se hospedou na época pertencia a família Artega, que hoje da nome ao hotel mais luxuoso de Águas Mauby.

Conhecemos a famosa montanha Machu Picchu e suar irmãs

Machu Picchu: Montanha velha, com suas estradas menos íngremes, mais amplas e menos assustadoras do que Huayna Picchu.

Huayna Picchu: Montanha jovem, é a montanha que aparece atrás, no cartão postal e é onde se encontra o templo da lua;

Huchui Picchu: Montanha pequena, é a menor montanha das três e está na rota da rilha até Huayna Picchu.

• Giorno 294

Machu Picchu

6 giugno, Brasile ⋅ 🌙 25 °C

O Davi como sempre nos deu uma excelente explicação sobre organização da Asa leste de Machu Pichuuuuu.

Avistamos algumas Lhamassssss saltitantes que a PPzona logo correu para tirar fotos. Descobrimos que Americanas costumam ser mal educadas....

A PPzona estava gata 😍😍
    O Pompomgeno estava meia boca.

Visitamos algumas das principais áreas na cidade: as janelas dos solticios, o Templo do Sol, o Mausoleo do Imperador, a área de luta dos Autoboots
    Para visitar o templo do Condor, precisaríamos aguardar até as 10:00 e com a ajuda do Davi, enrolamos escondidos até o horário de abertura!

*Yanantin - Escuro- Montanha que nunca pega sol – Descobrimos que o Pompomgeno é Yanantin,

Aproveitamos para tirar mais um milhão de fotos com llhamas e alpacas e chegamos a reta final. A viagem ainda tinha outros lugares maravilhosos a serem visitados, mas um sentimento de felicidade por estar dividindo um sonho com a melhor pessoa se misturou a um sentimento de saudade, mesmo ainda estando ali.

Nos despedimos do Davi, que foi nota 1.000 com a gente. Machu Picchu foi muito melhor com ele como nosso guia.