Viagem para aproveitar o útil ao agradável. Visitamos o Ricardo Sequeira, acompanhámos a Dora e a Bruna nesta aventura de 2 semanas. Read more

Dia 15 – Aventura no regresso

March 23, 2012 in Portugal ⋅ ⛅ 19 °C

Rio de Janeiro:
    Último dia, havia que escolher entre praia ou piscina. Nós escolhemos a piscina e ainda bem. A água estava quentinha e deu para dar uns mergulhos. Depois de toda a manhã na piscina, foi arrumar as coisas e... preparar a parte psicológica para o regresso. Combinámos com o nosso transporte às 17:00, uma vez que o voo era às 20:00 e o check-in estava feito, parecia perfeito. O que não foi perfeito foi a pontualidade brasileira, o rapaz chegou, nas calmas, às 18:15. Pelos avisos da Ibéria tínhamos 45' para entregar as malas no aeroporto, para quem conhece o trânsito do Rio, sabe que isso era tarefa impossível. Lá fomos, como esperado, trânsito infernal, chegámos no aeroporto às 19:20, fomos a correr com as malas e com a Bruna (apenas com uma pontinha de esperança), check in fechado, nem quisemos acreditar quando as funcionárias do balcão da Ibéria fizeram uma forcinha para nos deixar entrar: "vão correndo levar as malas no balcão do fundo". Depois das malas, era a fila para mostrar passaporte, do nada, chega-nos um funcionário, pergunta-nos se algum de nós é brasileiro e... toca a passar à frente de toda a gente. Já com sorriso na boca, lá avançámos para a porta de embarque. Devido a problemas com o avião, a partida atrasou 1:30. Assim que arrancámos aquela máscara que está por cima da cabeça e que salta em caso de emergência? A minha saltou assim que o avião tirou as rodas do chão. Toca a mudar de lugar para as primeiras filas (não aconselho, é horrível). Deu para dormir quase a viagem toda, mas devido ao atraso na partida, o que aconteceu? Isso mesmo, perdemos a ligação de Madrid.

Madrid:
    Chegámos a Madrid com atraso, uma vez que o avião partiu atrasado do Rio de Janeiro. Pelo menos já tínhamos tudo tratado, a Ibéria disponibilizou almoço num self service do aeroporto e os bilhetes já estavam impressos. Menos mal. O voo estava marcado para as 15:45, até lá estivemos com a Bruna num parque interior para crianças.

Lisboa:
    O voo decorreu sem problemas, sempre numa de soneca e pronto... as férias acabaram!
    Voltamos à dura realidade, com menos calor.

A saber:
    Como prometido, aqui ficam algumas dicas úteis para quem for ao Rio de Janeiro:

- Chegar ao Rio de Janeiro
    Antes de mais, arranjar um mapa do Rio, é importantíssimo. No aeroporto tentem saber o máximo de informação possível.

- Visitar Cristo Rei:
    Aconselho, mesmo ao dia de semana, a chegar MUITO cedo (antes das 09:00) para comprar bilhete, ou comprar pela internet. Caso contrário arriscam-se a não conseguir subir ao Cristo pelo bundinho e terão de ir de VAN (também é pago, o preço fica o mesmo, mas não tem o mesmo encanto).

- Pão de Açucar:
    Vão com estômago para aguentar fila interminável, aconselho a irem MUITO cedo para não ficarem em filas ao sol.

- Transportes:
    Se andarem de autocarro, o melhor mesmo é sem ar condicionado, fica mais barato em cerca de R$2,5 não faz muito calor lá dentro. O ar condicionado, para os brasileiros, tem de ser ligado no máximo. Arriscam-se a ficar doentes.
    Se andarem de autocarro e metro, comprem bilhetes combinados, fica muito mais barato. Podem comprar estes bilhetes na estação de metro ou mesmo nos autocarros. Tranquilo.
    Tentem arranjar um livro as origem e destinos dos transportes, por onde passam, etc. pode ser bastante útil.

- Andar a pé:
    Não aconselhável em sítios que não conhecem. Devem perguntar sempre se a zona é segura, caso contrário andem de táxi.

- Máquinas fotográficas:
    Se não se aventurarem em zonas não turísticas ou zonas que não conhecem, podem andar à vontade com as vossas máquinas. Aconselho até a levarem para tirarem as melhores fotos. Cristo Rei e Pão de Açucar são locais obrigatórios para levar máquina.

- Comer fora:
    Aconselho sempre pratos que dêem para 3 ou 4 pessoas. Normalmente o churrasco misto por cerca de R$70/R$80 é o suficiente.

- Locais a conhecer:
    Cristo Rei, Pão de Açucar, Ipanema e Copacabana, Jardim Botânico, Floresta da Tijuca, Vista Chinesa, Grumari (praia), Santa Teresa. Se houver tempo e dinheiro, um salto a Búzios. Se houver dinheiro e coragem, um salto de parapente.

- Compras:
    Biquínis e havaianas, o que mais irrita é que não têm preços nas etiquetas, ou seja, perguntem sempre o preço antes de experimentar e se quiserem mesmo comprar a peça tentem regatear os preços.

- Trânsito:
    Não aconselho a alugar carro, pelo mais diversos motivos.
    Tenham em atenção, no regresso, façam check-in pela internet, e se forem de táxi para o aeroporto, apanhem o táxi com 3 horas de antecedência para não terem imprevistos. O trânsito no Rio de Janeiro não é para brincar e o aeroporto fica longe do centro.

Dia 14 – Dia com choufer à volta da cida

March 22, 2012 in Brazil ⋅ 34 °C

Era um dia muito esperado. Estava tudo combinado, o choufer viria buscar-nos às 09:00 ao Hotel.
    Acordei cedo, muito cedo. Não conseguimos tomar o pequeno almoço em condições, o choufer foi pontual.
    Às 09.00 lá arrancámos para Grumari, uma praia linda, mais para Oeste (cerca de 30 minutos de caminho), a água era mais calma e mais quente. Estavam nada mais nada menos que 34ºc aproximadamente. Estivemos cerca de 1:00/1:30. Seguimos para a Gávea para almoçar, fomos por um percurso que nunca tínhamos percorrido, passámos ao lado da Favela Vidigal, junto ao mar. Parámos na zona onde aterram os saltos de paraquedas e planadores, mas o vento estava "ruim", não houve saltos naquela altura. Seguimos então para o restaurante, Braseiro da Gávea comer um churrasco misto, acompanhado de alguns chops e, claro está, suco de abacaxi.
    Comemos bem. O restaurante era ao lado do que tínhamos ido no outro dia na Gávea.
    Continuámos o passeio, passamos pela Lagoa e subimos para a Floresta da Tijuca, com passagem pela Vista Chinesa. Vista espetacular sobre grande parte da cidade do Rio de Janeiro. A Floresta da Tijuca é enorme, e tem animais como papa-formigas (nunca tinha visto nenhum). Deu para parar numa cachoeira para tirar fotos, infelizmente não se podia tomar banho.
    Descemos pelo outro lado da Floresta, fomos ao centro da cidade com passagem pelo miradouro de Santa Teresa (mais uma vista magnífica e perto do Cristo Redentor), apanhámos o típico trânsito da cidade do Rio e fomos pela Lapa, parando para tirar fotos nos Arcos da Lapa e de seguida o Ricardo quis fazer uma paragem obrigatória na Casa da Cachaça. Matámos os bichinhos todos dentro de nós. Que belo boteco.
    estava a ficar tarde, ainda fizemos paragem pela loja de Havaianas na Barra e fomos tomar banho para um grande jantar. Fomos jantar no restaurante La Plancha, os pastéis de lagosta, de camarão eram simplesmente divinais, a comida... espetacular. A meio do jantar, mesmo com 34ºc de dia, começou a chover torrencialmente. Isto é o Brasil.
    Chegando a casa, ainda vimos mais um episódio da série "As brasileiras".
    Amanhã é dia de regresso a Portugal.

Dia 13 – Descanso

March 21, 2012 in Brazil ⋅ ☀️ 29 °C

Hoje era dia de descanso, amanhã temos um dia longo, vamos fazer um passeio ao longo do dia. Mesmo assim, de manhã fomos à praia (aproveitar que o Ricardo entrava às 12:00, fizémos uma piscina também e depois fomos a Copacabana trocar biquinis e comprar Havaianas. Parámos para comer um iogurte com frutos no YogurteBerry (penso que é assim que se escreve). Espetacular.
    Ao regressarmos ao Hotel, no final da tarde, fomos ver mais uma filmagem da série brasileira "As brasileiras" (aviso já que o cão morre no fim) com a Glória Pires, a filha e a atriz Nicete Bruno.
    Mais uma vez, com a gentileza do Chico Bala, o motorista "Café" levou-nos ao hotel.

Dia 12 – Praia, piscina e Benfica/Porto

March 20, 2012 in Brazil ⋅ ⛅ 28 °C

O dia foi de praia de manhã, com o sol a vir e a ir, mas quando as nuvens abriam... era a doer. Depois tomámos uma piscina (água estava mais fria). Comer e descansar um pouco e regressar à piscina que o Benfica - Porto começava às 17:45 (hora Rio Janeiro).
    Depois de um grande jogo e de um grande resultado (3-2), uma sauna para jantar mais leve (e para aproveitar para fazer a barba que não trouxe espuma de barbear).

Dia 11 – Filmagens da Globo

March 19, 2012 in Brazil ⋅ ⛅ 27 °C

Era dia de irmos ver o Ricardo a trabalhar, num shopping da Barra.
    Assim que acordámos, fomos comprar o pequeno almoço, e descemos para esperar pelo motorista que nos ia levar às filmagens, o motorista era "cafezinho" e o o que o acompanhava era o "Chico Bala" (segundo consta já levou com 9 tiros e ainda cá anda). Era dia de filmagem com a Glória Pires e a filha mais nova.
    Tivemos por lá algum tempo, vimos 2 cenas de filmagem e regressámos para apanhar um sol na praia. Deu para dormir um pouco.
    Depois de almoço não conseguimos sair de casa, tal era a preguiça. O tempo também não estava a ajudar.
    Ao final da tarde fomos jantar ao Devassa.
    Bebemos a cerveja da casa, com travo a banana, era diferente mas boa.
    Hoje foi apenas isto, amanhã não temos nada combinado mas desconfio que será praia e piscina.

Dia 10 – Feira Hippie

March 18, 2012 in Brazil ⋅ ⛅ 26 °C

Foi uma noite sempre a acordar, depois do comprimido tomado na noite anterior devido à dor de garganta, dormir de t-shirt fez transpirar um pouco. Mas melhor assim, deu para acordar sem dores. Elas foram comprar pão, e depois do pequeno almoço fomos diretos ao centro, destino: Feira Hippie na praça General Osório. Uma feira pequena, de artesanato, normal. Uma feira porreira e engraçada. Tentámos procurar a outra feira (dizem que é gigante em São Cristóvão) mas não conseguimos dar com ela, assim que saímos da estação de metro e vimos o aspeto das pessoas circundantes... (a mim fazia-me lembrar Carcavelos na altura em que ia de comboio para a praia, e só havia era gajos a roubar no comboio). Como não demos com a feira viemos embora. Almoçámos no Polis Sucos eu adorei, não tinha mesa nem cadeiras, só balcão. A Dora achou "normal", também... pediu suco de abacaxi (deve ter sido o 5º ou 6º já...).
    Voltámos para casa, como nos enganámos no autocarro demorámos um pouco mais. Mas tranquilo.
    A Susana chegou com dores de cabeça, mas ainda foi apanhar sol para a praia... conclusão: enxaqueca das boas. Éramos para ir comer a um boteco já não fomos. Talvez amanhã.
    Amanhã de manhã está programado irmos ver filmagens com o Ricardo num Shopping da Barra. A ver. Agora vamos ao jantar que já se faz tarde, são 20:21 e estão 25º. Hora da jola antes de jantar.

Dia 09 – Jardim Botânico

March 17, 2012 in Brazil ⋅ ⛅ 28 °C

Acordámos. Depois de tomar o pequeno almoço, era hora de irmos diretos ao Jardim Botânico. Tínhamos algumas horas de caminho pelo interior do jardim. Pegámos o ônibus para Jockey (onde se fazem corridas de cavalos), o Jardim ficava mesmo ao lado. Ficámos também a saber, que ônibus com ar condicionado são R$5,40 e sem ar condicionado o preço reduz para R$2,75 (não preciso de dizer que sem ar condicionado é bem melhor e não é pelo preço, é que o outros eles chamam de "frescão" por algum motivo).
    O preço da entrada no Jardim Botânico, fica por R$6, bem baratinho. Não seguimos o trajeto aconselhado para turista, pois queríamos ver outras coisas e não só árvores. Assim que passámos ao lado da "Floresta Atlântica", havia macaquinhos pequenos mesmo ao lado nas árvores por onde passávamos. Vimos um esquilo a comer (ouviam-se os dentes a bater), conseguimos chegar até cerca de 1 metro dele para tirar fotos, muito bom. O resto era só árvores, as mais diversas.
    Estava na hora do almoço, fomos almoçar ao "Garota da Gávea", comemos uma grelhada mista (R$78) chegou para 3 e ainda sobrou.
    Voltámos de barriga cheia, já nem quisemos jantar fora. Comemos qualquer coisa por casa.
    Dor de garganta (devido ao frescão) também ajudou.
    Deu ainda para fazer uma sauna com o Ricardo.

Dia 08 – Pavão Azul e compras

March 16, 2012 in Brazil ⋅ ⛅ 25 °C

Depois do pequeno almoço, arrancámos diretos a Copacabana. Fomos à loja de biquínis e das Havaianas. Depois de algumas comprinhas, fomos petiscar ao famoso "Pavão Azul", da portuguesa Dona Vera. Comemos pataniscas com picante e azeite português, risoto de camarão e frango à milanesa. Para acompanhar a bela da Original. A Susana descobriu que na mesa do lado tinha artista da Globo (ver foto em anexo).
    Deu para trocar o resto do dinheiro numa loja de câmbio (mais aconselhável que no aeroporto).
    O tempo não ajudou, por isso nem fomos à praia. Estava de chuva.
    Amanhã vamos ao Jardim Botânico.

Dia 07 – Visita ao Cristo – Corcovado

March 15, 2012 in Brazil ⋅ ☀️ 32 °C

Acordar cedo, para não variar. Hoje é dia de visita ao Cristo Redentor, no Corcovado.
    Arrancámos por volta das 09:30, já era tarde para uma visita deste tipo. Apanhámos o 332 (Castelo) e saímos no Posto 9 de Ipanema, para apanhar o Mêtro na estação de General Osório em direção ao Largo do Machado, saíndo nesta estação, apanhámos o 580 para o Corcovado.
    Ora, como saímos tarde de casa, só teríamos trem às 14:00 (chegámos por volta das 11:30).
    Não esperámos, apanhámos uma Van por R$25 e pagaríamos entrada no Cristo por R$18,50, ou seja, o preço seria o mesmo mas sem andar de trem...
    A vista do Cristo é magnífica. Imensas fotos, paisagem que não acaba. Para descer, viémos de trem (pagámos à parte), com direito a samba (o trio que vinha a cantar). Muito bom.
    Apanhámos novamente ônibus para Largo do Machado, e almoçámos na Rua do Catete, tem muito por onde escolher em termos de restaurantes. Apanhámos o metro e em Ipanema rapidamente apanhámos o ônibus para a Barra da Tijuca. Pelo caminho ainda deu para ver o autocarro do Flamengo junto de um hotel na Barra da Tijuca, iam jogar esta noite.
    Antes de jantar ainda deu para fazer uma sauna.
    Jantámos em casa, peixinho e bebemos umas cervejas. Tudo normal... exceto o Ricardo estar a suar que nem um cavalo e as meninas da casa dizerem que está frio...

Em relação a transporte, aconselho comprar combinado de Metro com Ônibus, fica bem mais barato (R$4,10).

Dia 06 – Mais piscina que praia

March 14, 2012 in Brazil ⋅ ☀️ 33 °C

Hoje fomos mais tarde que o normal para a praia, estava um calor insuportável. Ainda dei uma corridinha na praia, mas não resistimos mais de hora e meia. Fomos diretos à piscina... muito melhor.
    Almoçámos na Zona Sul. Subimos ao quarto para descansar, quando estava quase tudo a dormir tocam à campainha... era dia da faxina. Saímos para a piscina novamente. Ainda deu para assistir a um pequeno acidente na estrada. Quando voltámos ainda a senhora estava a limpar a cozinha. Deu para ver ir fazendo zapping entre Real Madrid - CSKA e Chelsea - Napoles (grande jogo). Depois foi fazer uma sauna e tomar uma banho. Descobri, por acaso que o restaurante onde fomos ontem tinha desconto na Groupon. Para a próxima já sabemos.
    Jantar... restos de ontem. Vamos dormir que amanhã temos visita ao CRISTO REDENTOR.