traveled in 2 countries Read more

Vizinhos holandeses

March 15 in France ⋅ ☁️ 2 °C

Começámos logo o dia com peripécias. Na primeira subida o Miguel estragou um fixador. Teve que descer até Saint Martin com uma corda a prender o fixador e pagar 30 euros por uma pequena peça. O pior foi que antes de subir quando olhamos para a prancha dele, vimos que o senhor da loja tinha trocado o fixador que estava bom... Teve que lá ir novamente.

Almoçamos fora pela primeira vez, em Les Menuires. Durante a tarde, o Cabrita também estragou um fixador, mas felizmente o Carvalhinho viu a peça solta no chão e conseguiu arranjar com a ajuda do Tiago. O Cabrita ficou só a ver se o trabalho ficava bem feito.

Apesar disso, foi uma tarde incrível de pista boas para acabar as férias.

Como vizinhos tínhamos uns holandeses, todos os dias jantavam às 6h da tarde e quando chegávamos da neve, abanavam freneticamente os braços para dizer adeus da janela da cozinha.
    Hoje decidiram vir bater a nossa porta para dizer adeus.
    Dois a dois, vinham, bebiam uma água ardente ou uma moscatel, conversávamos, tirávamos uma foto e ia-se embora. Durante a conversa com um dos casais, o Carvalhinho que gosta de andar de boxers em casa decidiu arranjar o router mesmo ao lado da senhora. A cota tirou lhe as medidas de alto a baixo antes de olhar sorrateiramente para nós para se tínhamos visto.
    Uma das senhoras, com mais de 70 anos bebeu uma aguardente de pênalti, porque disse-lhe que ninguém podia sair de copo cheio.
    Não sei como, ao tirarmos uma das fotos, consegui cair de uma cadeira com um copo de vinho na mão e só não me aleijei mais porque o Valentim agarrou-me.

10 melhores pistas

March 14 in France ⋅ ⛅ 11 °C

Hoje a febre era fazer algumas das top 10 das pistas em Trois Vallées. Iríamos começar com Combe du Vallon que começa a quase 3000m de altitude.
    A lembrança que tinha dessa pista é que tinha muitos bossas, provavelmente porque muita gente queria fazê-la.

Não foi muito diferente da última vez, uma pista vermelha com uma vista incrível, mas com muita gente e muitas bossas, ou seja, cansativa.

Almoçamos em Montaret e seguimos para o vale de Saint Martin para fazer a Jérusalem, uma pista azul das top 10, divertida e com muitas curvas. Essa ficará de certeza nas nossas pistas preferidas a refazer muitas vezes.

Jantámos um caril de grão com manga feito pelo Tiago e o Carvalhinho. Mas antes enchemos a barriga com guacamole e bruschetas a jogar à mimica.

Val Thorens

March 13 in France ⋅ ☀️ 8 °C

Hoje fomos a Val Thorens, as pistas estavam incríveis, sol e muito boa visibilidade.

Fomos visitar o bar de gelo que todos os anos é feito de raiz, com esculturas de gelo e paredes completamente trabalhadas.

Acabei o dia na sauna.

O jantar foi roupa velha com toda a comida que tinha sobrado do dia anterior.

Bacalhau com grão

March 12 in France ⋅ ☁️ 3 °C

Não podemos ir a Trois Vallées, sem ir pelo menos uma vez a La Folie Douce. Um bar ao ar livre, no meio da montanha, em pleno dia com música, DJ, MC, bailarinos, saxofonista, onde tudo acontece.

Desde slide de garrafas de champanhe numa jaula de vidro a passar por cima da pista de dança, onde toda gente com botas de ski dança em cima das mesas, a um tipo com uma metralhadora dourada a regar as pessoas com champanhe...

Mas o nosso tempo é sempre contado porque temos que fazer uma descida para apanhar o último teleférico para casa antes das 16h45.

Como bom português, o Cabrita e o Camadas trouxeram 4k de Bacalhau salgado na mala de porão que andaram a demolhar nos últimos dias. Ao som de música portuguesa jantámos o bacalhau com grão e ovo.

Lasanha vegetariana

March 11 in France ⋅ ☁️ 3 °C

Tivemos o sol a espreitar de manhã mas a tarde já foi de nuvens e neve. Ainda assim a neve estava boa e deu para curtir maioritariamente entre Méribel e Saint Martin.

Hoje, eu e o Valentim fomos os cozinheiros. Fizemos uma lasanha de legumes e uma mousse de lima com granola, estava tudo uma delícia.
    Acabámos a nossa noite com o jogo das aldeias, com uma grande prestação do Valente como lobo.

Sauna privada

March 10 in France ⋅ ☁️ -1 °C

O primeiro dia é sempre mais complicado. Descobrimos que não há padaria na aldeia onde estamos, por isso temos que ir às compras logo de manhã de carrinha. De qualquer forma as compras do dia anterior foram tão fracas que nem papel higiénico tínhamos.

Queríamos apanhar o autocarro para o teleférico, mas não sabíamos os horários e perdemos o último da manhã por 5min.
    A nossa sorte é que a carrinha é muito grande e decidimos passar a ir todos os dias de carrinha, eram 1.6km.

As correntes de neve que tínhamos encomendado na rent a car não vieram, por isso andamos ilegais. Em França é obrigatório andar em certas zonas com pneus de neve ou corrente.

Esteve a nevar durante a manhã e ao final da tarde, mas o balanço do dia até foi muito positivo. Passámos o dia entre Méribel, Courchevel e La Tania.

Ao chegar a casa, aproveitei uma sauna privada que temos no nosso chalet. O jantar foi uma entrada de panados de Camembert e presunto gratinado, uma massa de tofu e uma açorda de camarão, cozinhada pelo Miguel e Valente.

ChatGPT

March 9 in France ⋅ ☁️ -1 °C

Ontem deixámos o Benji nos avós, fizemos a mala à pressa, como sempre, para acordar hoje às 7h e rezar para não nos termos esquecido de nada.

Aterrámos em Lyon com quase 2h de atraso. Fomos buscar a carrinha e seguimos caminho para Trois Vallées. Fizemos uma paragem técnica num McDonald's para não demorar muito tempo. Infelizmente já era muito tarde e estava bastante trânsito. Por isso mudamos a rota para ir logo ao supermercado já que aqui depois das 20h está tudo fechado.

Fomos parar inicialmente a um Carrefour Express antes de conseguir encontrar um supermercado maior.
    Com a nossa lista num Excel como sempre, o Miguel pediu ao ChatGPT para organizar as compras por secções de supermercado. Cada um ficou com uma secção. Fizemos as compras à pressa porque o supermercado já estava quase a fechar...

Só quando chegamos a casa as 21h é que percebemos que faltavam metade das coisas. Pelos vistos o ChatGPT, não colocou na lista o que não sabia....

Back2Reality

February 23, 2019 in Switzerland ⋅ ⛅ 5 °C

Dia de regresso, é sinónimo de dia longo, a começar com limpezas das casas antes de serem entregues. Viagem low cost quer dizer que preferimos perder tempo a fazer limpezas para entregar a casa impecável do que pagar as limpezas.
    Quase na hora de partida, depois de ter quase tudo limpo e arrumado na carrinha, dei-me conta que tinha voltado do bar ontem à noite, sem a mochila que trouxe todos os dias para a neve.
    O problema não era a mochila, mas sim a gopro nova que lá estava. O pior é que já sabia que o bar só abria á tarde. Stress logo de manhã, já estávamos em cima da hora de saída, a sorte foi que afinal a senhora da limpeza lá estava e acabei por recuperar a mochila e a gopro, é só gente séria.

Tínhamos 4h pela frente para entregar o carro no aeroporto de Genebra, mas claro que ao sábado há sempre um trânsito infernal. No final da viagem já estávamos a fazer contas à vida porque poderíamos não chegar a horas de entregar o carro.

Antes da entrega da viatura, não podia faltar o abastecimento caricato, porque o depósito ficou do lado oposto da bomba. Foram preciso 3 gajos mais condutor para efetuar a perícia.

Na entrega da carrinha, íamos ficando sem franquia por querermos estacionar, no lugar mais apertado. Coitado do Valente, o nosso condutor, ficou tudo aos gritos e cada um a dizer uma coisa diferente. Quinze minutos de atraso na entrega da carrinha, tranquilo.

Depois de uma tarde à espera no aeroporto, fomos finalmente fazer o check-in.
    No meio da confusão, a Iris aceita levar um passaporte brasileiro de uma desconhecia para Lisboa, cancelado à 5 anos. Alguém estaria à espera em Lisboa para receber o passport e se não encontrasse ninguém, deveria ser deixado nos pedidos e achados.

Achei aquilo tudo tão estranho que sugeri pedir uma opinião à polícia. Meteu polícia internacional a avaliar os factos, para no final tirarem uma foto ao documento e deixarem passar a dizer que era um assunto privado.
    Tudo muito estranho, mas chegou tudo são e salvo.

Moscatel

February 22, 2019 in France ⋅ ⛅ 6 °C

Este é o último dia, decidimos oferecer uma garrafa de moscatel à Elisabete, a portuguesa que nos ofereceu as cervejas no dia anterior.
    Na realidade esta garrafa foi oferecida pela Seu Zé do Lucimar, com o objetivo de tirarmos uma foto com ela no meio da neve e tagar o restaurante. Boca! Oferecemos a garrafa e ninguém se lembrou de tirar a foto.

Hoje descobrimos que a nossa encosta, tinha umas excelentes pistas vermelhas que acabamos por repetir várias vezes.

Antes da última descida bebemos uma cerveja no Chalet Serre Blanc. Acabámos o dia num bar com música ao vivo, uma banda de covers de 3 elementos, com grandes sons. Para além disso, como era happy hour foram as cervejas mais baratas das férias. Quando recebi o troco até pensei que o barman se tinha enganado e só tinha pago uma.
    Fiz com o Valentim, uma granda lasanha para o jantar, antes de jogarmos mais uns jogos.

Free beer

February 21, 2019 in France ⋅ ⛅ 1 °C

Fomos almoçar a Monetier, para fazer algumas pistas que ainda não tínhamos feito.

Acabámos o dia na esplanada de eleição desde o segundo dia. É no topo da montanha antes da última descida.
    No primeiro dia ainda passámos por lá, mas já tinha fechado. Temos fama de sermos sempre os últimos a descer.
    A portuguesa do Chalet Serre Blanc, a nossa esplanada, fez questão que nesse dia os portugueses não pagavam. Fomos à vez, pedir cerveja mas nenhum de nós(8 portugueses) pagou. Na segunda rodada, pedimos mais duas e apesar de fazermos questão de pagar não conseguimos pagar. Foi solidariadade portuguesa, à muitos poucos portugueses a passar por aqui.

O Cabrita e o Nuninho fizeram o jantar para os anos da Iris, depois do qual abriu a nossa prenda. Uma cueca com as pista para que ela não se perder.