📍 Italia Baca selengkapnya
  • Hari 12

Pisa

11 Juni, Italia ⋅ ☀️ 26 °C

Que boa surpresa. Quanto menor a expectativa menor a desilusão e melhor pode ser a experiência. Sempre ouvi dizer que Pisa só tinha mesmo a torre de interessante.

Conseguimos estacionar a autocaravana facilmente no sítio que já tinha identificado no park4night. Ficava a 15 min a pé não só da torre mas da incrível catedral e o batistério, que ficam no meio de umas muralhas.
    Sem a asfixia de gente como em Florença e com espaço amplo à volta dos monumentos, para mim esta cidade torna-se muito mais interessante do que Florença.

O Benji queria muito subir à torre mas infelizmente só dá para maiores de 8 anos. A torre foi construída em 3 fases por arquitectos diferentes e em momentos diferentes. Ela ficou torta logo depois da primeira fase no século XII. Depois do terreno ter cedido e porque fizeram fundação de 3m apenas. Nas outras duas fases, os arquitectos tentaram corrigir o estrago, compensando a torre que na realidade faz uma curva.

Almoçamos por Pisa, demos mais um passeio e seguimos caminho para o sul, para começar a ficar mais perto de Roma e fazer uns dias de praia.

Ficamos num agradável parque, cheio de vegetação a separar as poucas autocaravanas que ficam aqui durante a semana. Ainda tinha um parque infantil onde o Benji ficou a brincar com um amiguinho italiano, Luciano.

• Hari 11

Lucca

10 Juni, Italia ⋅ ⛅ 22 °C

A cidade de Lucca, também conhecia como cidade das artes, tem a segunda mais larga e mais bem preservada muralhas renascentista. Com 4km de comprimento envolve todo o centro histórico. Esta muralha tem largura suficiente para ter árvores, parques e um caminho largo, atraindo muita gente para fazer caminhadas, andar de bicicleta, dar uma corrida, etc... Estas muralhas nunca viram nenhum confronto ou seja nunca foram usadas, excepto nas cheias do rio Serchio no início do século XIX, que acabam por ser uma boa proteção para o centro de Lucca.

Conseguimos estacionar a autocaravana bem perto da muralha. Almoçamos á chuva, ou melhor, numa esplanada a comer massa fresca com a sorte de sermos os poucos clientes com guarda sol para nós proteger. Não tivemos que interromper o nosso almoço como a maior dos outros clientes com uma chuva forte.

Felizmente o tempo melhorou. Alugamos umas bicicletas e andamos a vaguear durante duas horas pelas ruas de Lucca com um centro histórico muito bem preservado e ainda demos duas voltas a muralha. O Valentim diz que era capaz de viver aqui.

• Hari 10

Monterosso al Mare

9 Juni, Italia ⋅ ⛅ 25 °C

Hoje é dia de descanso e praia, principalmente para o Benji. Decidimos ficar mais uma noite em La Spezia, a nossa base para visitar Cinque Terre.

Apenas faltava visitar Monterroso, a maior das 5 aldeias e a única com praia de "areia". Aquela areia grossa que mais parecem pedrinhas sobre as quais temos que andar devagar para não magoar os pés.
    Mal o Benji viu a praia não queria mais nada se não ir à água, não queria comer, nem nada.

Acabámos por parar num sítio qualquer, comer a pior focaccia e ir á praia. 3/4 da praia são para quem paga os guarda sois, o povo aperta-se no cantinho que sobra.
    Ainda por cima como o céu está meio nublado não está calor suficiente para um chapéu de sol.

O mar está bem agitado, mas a praia tem um pequeno rio onde dá para brincar. O Benji ficou entretido a tarde inteira, feliz e contente. Mas sem ser a temperatura da água, as nossas praias portuguesas dão 15 a 0.

No final, conseguimos convencê-lo a dar uma volta pela aldeia de Monterroso, com alguns recantos encantadores.
    A igreja de San Giovanni Battista com o seu estilo gótico genovês, e a sua fachada às riscas de mármore branco e pedras pretas.

Colada a esta igreja, está a curiosa igreja, ou melhor, oratório da Irmandade Negra Mortis et Orationis, também conhecido como companhia da morte. Uma igreja com decorações de caveiras com dois ossos cruzados atrás e uns esqueletos lembrando-nos a natureza fugaz da vida.
    Irmandade Negra desempenhou um papel muito importante nos séculos XVI e XVII, principalmente para enterrar pessoas menos abastadas, numa época em que era comum não ter dinheiro para este último ato de caridade.

As contínuas guerras e fomes daqueles séculos resultaram na morte de dezenas e dezenas de pessoas, em muitos casos deixadas à própria sorte.
    Os irmãos usavam hábito preto, com corda preta, capuz e gola, que também servia de máscara para tentar se defender do forte cheiro de decomposição.

De volta a autocaravana, o Benji fez um amigo espanhol, o Ian de 6 anos com o qual brincou até cair de cansaço.

• Hari 8

Cinque Terre - Corniglia

7 Juni, Italia ⋅ ☁️ 22 °C

Hoje mudamos os planos todos, era suposto irmos a Florença novamente mas desistimos. A seguir era Lucca, mas ia chover daqui a 3 dias. Para além disso, liguei para 2 parques de autocaravanas em Cinque Terre para reservar, o primeiro estava cheio e o outro apenas tinha 3 lugares as 9h da manhã e não dava para reservar.

Decidimos ir diretos para Cinque Terre e fazer Lucca depois.
    A probabilidade de ter não ter lugar se chegarmos tarde era grande.
    Preferimos ir diretos, foram só duas horas de caminho, almoçamos no parque, o Benji ficou a rebolar na cama em vez de dormir a sesta.

Às 16h estávamos a apanhar um autocarro e um comboio que fazia as 5 aldeias que compõe as famosas Cinque Terra. Decidimos sair em Corniglia, por ser a única aldeia sem acesso por mar e já tínhamos pensado andar de barco no dia seguinte.

Que bela surpresa. O comboio que passa maioritariamente por túneis, de vez em quando vai nos mostrando a cor turquesa do mediterrâneo.

Corniglia, uma pequena aldeia de ruas muito estreitas, cheias de flores e vida no topo de falésia, foi o melhor começo da nossa visita a esta região.
    Jantamos por lá bem cedo, na mini praça, para não chegar muito tarde a autocaravana.

Infelizmente o autocarro que nos levava da estação de comboios para a autocaravana acabava as 20h. Andamos às voltas à procura de um táxi e ainda nos chateamos com uns espanhóis que queriam nos passar a perna na fila de táxis onde não havia táxis para todos.

• Hari 6

Florença

5 Juni, Italia ⋅ ☀️ 26 °C

Acordamos a dizer bom dia às avestruzes e a todos os animais da quinta. Esta era a nossa base para visitar Florença, para a qual contávamos ir pelo menos dois dias. Tínhamos expectativas altíssimas, dizem que é das cidades mais bonitas.

Vestimo-nos a rigor para ficar bem nas fotos e lá fomos nós por estradas estreitas, onde só passava um carro e nós com este monstro de 7m por 2,35m de largura e mais de 3 de altura. Íamos a bater nas árvores todas. Cada vez que vinha um carro de frente tinha que ser ele a fazer marcha atrás porque não nos conseguíamos mexer.

Já em Florença, descobrimos que é quase pior para estacionar do que Lisboa e todos os estacionamentos subterrâneos têm apenas 2.10 m de altura. Andámos mais de 2h30 de carro, até conseguirmos um lugar de estacionamento nos subúrbios. Que desespero!

Estávamos esfomeados, longe de tudo e decidimos saltar a sesta do Benji e arriscar tudo. Foram mais 15min a pé até ao eléctrico mais próximo, mais 10 paragens até ao centro de Florença, para nos enfiar no primeiro restaurante que vimos. Até não comemos mal.

Depois de almoço, passámos pelo mercado de Florença, onde na realidade era um sítio para comer e beber e por isso fugimos logo. Mas, tínhamos que comer o gelado prometido, às vezes temos que arranjar incentivos para a criança. O problema é que depois fica sempre a repetir a mesma coisa: " o gelado é onde? É onde? É onde". Enfiamo-nos na primeira gelataria que encontrámos, só para acabar a repetição, obviamente foi uma desilusão, devia ser a única gelataria sem fila á porta, por algum motivo era.

Passámos pela magnífica catedral, com um mar de gente á volta, filas para entrar, mais de 400 degraus para subir ao topo. Ficámos mesmo só pelo exterior, sempre com a atenção redobrada por causa do Benji.

O ponto alto para o Benji foi sem dúvida o carrossel na praça da república. O único problema é que cada ficha dura muito pouco tempo.

Passámos pela famosa ponte Vecchio sobre o rio Arno. Uma ponte em arco medieval, curiosamente com edifícios de um lado e outro que foi reconstruida no século XIV depois de ter sido destruída por cheias.

Ainda fomos para o maravilhoso jardim renascentista, um oásis atrás do Palácio Pitti, cheio de surpresas ao longo do caminho, desde um anfiteatro a fontes, grutas. Quase sempre com o Benji ao colo, já não queria andar.

Quando olhamos para as horas já eram 18h, queríamos apanhar um Uber para a autocaravana. Mas os preços eram tão exorbitantes que preferimos fazer o caminho todo para trás, mais 30 min a pé com o Benji ao colo e 10 paragens de eléctrico que sem querer só pagamos a volta porque não sabíamos que era preciso validar os bilhetes. Isto tudo porque o Uber custava a modica quantia de 70€.

Depois desse dia caótico, voltamos para a quinta, deitamos o Benji e fomos jantar apenas os dois no restaurante da quinta. O único momento mais sossegado do dia e a dois da viagem.

• Hari 5

Siena

4 Juni, Italia ⋅ ☁️ 24 °C

Dormimos num parque de caravanas, mesmo no meio de uma rotunda gigante. O barulho dos carros a passar muito perto de nós, fizeram me acordar cedo. Mas o resto da casa só acordou comigo a fazer panquecas de aveia e banana com pedaços de pêssego. Comemos em copos e pratos de plástico descartável que lavamos para parecerem reutilizáveis, mas comemos sempre muito bem. Infelizmente a autocaravana vinha muito mal equipada, faltavam pratos, copos, facas, tábuas, etc.. Por causa disso, consegui cortar-me com a faca do pão a cortar uma pêra.

Fizemos uma longa caminhada até ao centro de Siena, o Benji sempre na sua bicicleta para não se cansar muito. Apesar de tudo hoje fez umas quantas birras, estava num dia não.

No centro da cidade, passámos pela bela Catedral de Siena e por ruas estreitas e charmosas fomos a Piazza del Campo com o Palazzo Comunale, infelizmente não foi possível subir á torre com vista panorâmica porque o tempo de espera era de várias horas.

Comemos numa pizzaria romântica no meio umas escadas que iam dar a Piazza del Campo. Uma pizza margarita que também daria para o Benji e um "hambúrguer" de polvo que na realidade eram pedaços de polvo, com burrata, abacate, couve preta e um pão de sementes caseiro delicioso. Claro que o Benji rapidamente descartou a pizza.

Depois de almoço ainda fomos dar uma volta para ter uma vista panorâmica sobre Siena antes de voltar para a autocaravana.
    O Benji não quiz fazer a sesta e seguimos logo pela SR222, supostamente a estrada mais bonita da região. O Valentim ficou desiludido porque estava a imaginar vinhas a perder de vista como na África do Sul. Mas valeu a pena o pequeno desvio no meio de colinas verdes a perder de vista até chegarmos ao Bio & Brado agroturismo. Uma quinta cheio de animais, com avestruz, porcos, coelhos, ovelhas, etc...

• Hari 5

Bagni San Filippo

4 Juni, Italia ⋅ ☁️ 21 °C

A autocaravana é realmente a melhor opção para viajar com uma criança, principalmente quando ainda faz a sesta. Temos sempre tudo connosco e tudo a mão, comida, dormida, banho, roupa, etc...
    Passámos a manhã a comer panquecas de bananas e a aproveitar os animais e as vistas.

Pouco antes da hora de almoço fomos até Bagni San Filippo, um rio de água quente com piscinas naturais esculpidas por um artista vivo em constante mudança graças aos sedimentos que a água vai deixando.
    Na realidade, esta região é muito conhecida pelas suas termas, já utilizados pelos romanos.

Sem querer, estacionamos a autocaravana mesmo ao lado de umas piscinas a 35°, sem ninguém.
    O Benji almoçou restos e fomos aproveitar a água quente sem ninguém no meio da natureza.
    Depois da sesta, fomos então a Baleia Branca, as termas propriamente ditas, onde a água fria do rio se junta a água a ferver criando pequenas piscinas brancas e azuis.
    Gostamos sempre de encontrar um sítio com menos gente, por isso descemos mais um pouco o rio para estarmos num canto mais sossegados. Mas o tempo não estava propriamente quente e rapidamente percebemos que se queremos ficar dentro de água a aproveitar a temperatura teríamos que ficar mesmo no meio de toda gente. Como era expectável, o Benji também adorou a água a ferver, deitados num plano inclinado a levar com água corrente como se tivéssemos no banho.
    Perdemos a noção das horas, ainda tínhamos que ir até Siena, onde chegamos às 21h num agro parque que estava cheio e tivemos que dar meia volta.
    Finalmente paramos a autocaravana, muito perto do centro de Siena mas num sítio muito barulhenta.
    Conseguimos tomar um banho quente na autocaravana para tirar os minerais das termas que nos deixaram brancos, aliás o Benji estava quase da nossa cor, mas foi mais um dia a deitarmo-nos tardissimos.

• Hari 4

Pienza com chuva

3 Juni, Italia ⋅ ☁️ 19 °C

O Benji acordou a meio da noite por causa de uma picada de mosquito e nada o fazia adormecer novamente.
    Quando finalmente adormeceu depois de tentarmos tudo começou a chover torrencialmente, ou seja também não consegui voltar a adormecer.
    A sorte é que depois só nos levantamos às 9h da manhã.
    Durante a manhã a chuva acalmou e fomos passear pelas ruas charmosas de Pienza, das poucas vilas planas da região e sem carros.
    O Benji fica muito curioso com as igrejas e principalmente os sinos no topo. Fez nos pagar 50 cêntimos para acender uma vela na igreja.

Durante o nosso passeio, o tempo mudou de repente e começou a chover torrencialmente. Só tivemos tempo de nos abrigar na ombreira de uma porta até a chuva passar. Para passar o tempo, mandávamos folhas para o meio da rua que se tinha transformado em rio e levava as nossas folhas, uns barquinhos imaginários que iriam para um rio subterrâneo até chegar ao mar.

Quando a chuva acalmou fomos comer a primeira pizza desde que chegámos a Itália, pode não ser a melhor que havemos de comer mas estava uma delícia.
    Hoje já estávamos sem bateria na autocaravana, por isso tínhamos que encontrar um sítio com eletricidade. Depois de uma pesquisa longa no park4night encontrei um agro parque para 6 autocaravanas com uma vista incrível no meio da montanha. O Benji ficou encantado com os burros no meio das lindas giestas amarelas, as galinhas, os coelhos, etc... Por apenas 15 euros ficámos neste sítio encantador com tudo o que precisamos. Jantamos um belo risoto feito pelo mestre Valentim.

• Hari 3

Montepuliciano

2 Juni, Italia ⋅ ⛅ 14 °C

Hoje está um dia ligeiramente fresco e com chuva. Enfiámos os casacos e seguimos caminho. A primeira paragem foi na igreja .... Onde encontramos um presépio gigante e tentei explicar um pouco da história a Benji.

Como não parava de chover, fomos visitar a Cantina Ercolani, dizendo ao Benji que era a gruta do lobo. Claro que não conseguimos nem ler, nem ouvir a história da adega, apenas inventamos que o lobo estava a dormir num dos barris e que os outros tinham vinho para o papá e para a mamã. Dizia ele:"xiuuu o lobo está a dormir" e queria calar um senhor que andava a tossir e podia acordar o lobo.

Montepuliciano é muito conhecido pelo seu vinho nobre e pelas suas dezenas de adegas (cantina) muitas delas construídos no subsolo por baixo dos edifícios históricos.
    Apanhámos um mini autocarro com explicação áudio de cada ponto que nos permitia sair e voltar a entrar. Percebemos logo que foi uma excelente ideia. Para além de chover esta cidade tem um grande declive e nunca teríamos chegado ao ponto mais alto se não fosse assim.
    Aqui comemos no restaurante Romantico, uma explosão gastronómica, entre sopa de tomate e ricota, uma tarte de espargos, uma seleção de queijo e a finalizar com tiramisu. O único problema é que este Benji está se a habituar a comer do bom e do melhor e qualquer dia não vai querer comer na cantina da escola.

• Hari 2

Orvieto

1 Juni, Italia ⋅ ☀️ 24 °C

O parque de autocaravanas fica entre dias linhas de comboio, um rápido e outro regional. O Benji está a adorar, cada vez que um comboio passa dá saltinhos de felicidade. O único problema é que passam quase de 10 em 10 min e só param entre a meia noite e as 5h da manhã.

Como nos deitámos tarde, e o cansaço todo na viagem, o Benji só acordou às 10h.
    Apanhámos um pequeno funicular que nos leva até Orvieto. Uma linda cidade italiana, cheia de flores com um cheiro a primavera onde cada rua, cada cantinho merece uma foto. Subimos à torre del moro, onde tivemos que fazer mais de 100 degraus a pé. Com uma vista incrível a 360° sobre toda a cidade, com uma arquitetura harmoniosa onde nada destoa, o Benji decide fazer o seu cocó. Viemos a perfumar as escadas com a fralda na mão, algumas pessoas a subirem e a susterem a respiração por uns segundos. O Benji gritava "Granada, Pummm" e ria as gargalhadas.

Ainda queríamos ir ver a catedral mas o Benji já devia estar cansado, largou a bicicleta e deitou-se no chão, tipo já não saio daqui. Foi a dica para entrar no primeiro pátio charmoso, comer uma deliciosa berinjela gratinada e um tiramisu de sobremesa.
    Conseguimos passar pela Catedral apenas para tirar umas fotografias de fora e seguir caminho para apanhar novamente o funicular para baixo e por o Benji a dormir.

Por volta das 17h, seguimos caminho pelas nacionais rumo Montepuliciano. Curvas e contra curvas, com motas a abrir numa estrada lindíssima, cada aldeia parecia ser desenhada e merece ser visitada. Infelizmente não é possível. Começou me a cheirar a esgoto, o Valentim dizia que cheirava a ovo, ganhei coragem e levantei-me em andamento para ver se estava tudo bem. Quando vi um líquido amarelo por todo o lado a escorrer pelas paredes, no chão, na janela da cozinha. Só gritei "encosta já!". A garrafa de azeite não estava bem fechada e entornou 2/3 no armário, de onde escorreu para todo o lado, até passou pela janela e espalhou pela parte de fora.😭🤣

Por mais que limpássemos, o armário continuava a pingar, gastamos os rolos todos de papel para tentar minimizar o estrago. Depois de arrumar tudo numa caixa seguimos caminho a rezar para que não tenha feito estragos. Jantamos na nossa caravana em Montepuliciano depois de limpar mais um pouco de azeite.

Bergabung dengan kami:

FindPenguins untuk iOSFindPenguins untuk Android