Amazônia e Pantanal - Ago/2018

August - September 2018
Férias para conhecer um pedaço do Brasil. Read more

Brasilia - Manaus

August 19, 2018 in Brazil ⋅ ☀️ 20 °C

Fechamos as malas pela manhã e saímos em direção ao aeroporto de Brasília. Após quase três horas de viagem pousamos em Manaus, com uma hora a menos de fuso horário. Pedimos um Uber e fomos ao hotel Go Inn, no centro, bem próximo ao Teatro Amazonas. O hotel é bem arrumado, com quartos pequenos e simples, mas confortáveis.
    Saímos para almoçar no Tambaqui de Banda, em frente ao teatro. Comemos o prato que leva o nome do restaurante e estava muito bom!
    Saindo do restaurante fomos para a bilheteria do teatro e compramos ingressos para o espetáculo da noite (Jóias de Tchaikovsky), para então conhecer um pouco do centro. Como estava quase tudo fechado aproveitamos para tomar um sorvete na Glacial (cupuaçu cremoso!).
    Depois de tomar uma ducha no hotel era hora de ir ao teatro.
    Assistimos ao espetáculo de dança e fomos comer o famoso tacacá da Gisela, mas não conseguimos comer! Muito forte o sabor e, definitivamente, não é pra gente!
    Voltamos ao Tambaqui de banda e comemos uma porção de pasteis de Tambaqui e um caboclo enrolado (banana enrolada com recheio de Tambaqui) , além de beber uma cerveja gelada!
    Saindo de lá ouvimos uma banda tocando Black Sabbath e seguimos o som. Era um evento com vários shows e ficamos curtindo o Ozzy cover. Ao final do show voltamos ao hotel para descansar após esse primeiro dia de férias.

Despesas:

IPA na Kombi 15,00
    Água e chocolate 12,00

Manaus - Iberostar Grand Amazonl

August 20, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 28 °C

O café da manhã do Go Inn, incluso na diária foi normal, na de especial, mas o suficiente para começar bem o dia.
    Fomos novamente ao teatro amazonas, mas dessa vez para o tour guiado, em que podemos conhecer um pouco da história do Teatro e do estado, e ainda demos sorte de ter ensaio da orquestra e pudemos assistir um pouco.
    Voltamos ao hotel para o check-out, deixamos as mochilas no maleiro e saímos para bater perna pelo centro. Visitamos o Palácio da Justiça e a casa do Governador Eduardo Ribeiro, ambos gratuitos. Em seguida descemos a rua até chegar ao relógio e á igreja. Aproveitamos para atravessar a rua e conhecer o porto, que parece bem organizado. Foi nessa hora que avistamos pela primeira vez o navio que será nossa casa pelas próximas quatro noites.
    Voltamos ao hotel para pegar as mochilas e, como o porto é perto, fomos a pé mesmo pela avenida principal, cheia de gente, só tomando o cuidado devido.
    Passamos batido pelo carregadores na entrada (mochileiro não deve dar gorjeta! Hehe) e seguimos para o Iberostar, onde fizemos o check in já dentro do barco e fomos recebidos com um coquetel de boas vindas, incluindo uma toalha pra se refrescar do calor de Manaus!
    O registro foi rápido e fomos para nossa cabine, que é muito boa e espaçosa, considerando que é um cruzeiro, e possui uma varanda bacana.
    Subimos para o terraço pra pegar uma bebida e curtir a primeira vista de cima do navio. Depois de algumas bebidas, descemos para a reunião de instruções de segurança as 19hs e em seguida veio o jantar (homens devem usar calças, mas eles não barram se você descumprir a ordem). A comida estava muito boa e dividimos a mesa com um grupo de cariocas bacana. Pra fechar, a Lessa arrumou um bolo para cantarmos parabéns pra mim! Hehe
    Hora de dormir pra acordar bem cedo amanhã e começar a conhecer a Amazônia.

Visita guiada Teatro Amazonas 40,00
    Lanche na Skina dos Sucos 30,00

Iberostar Grand Amazon

August 21, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 24 °C

O café no restaurante principal começa a ser servido as 7 da manhã com muitas opções, mas a partir das 5:30hs já servem um café continental no terraço.
    As 8:00hs estávamos no salão prontos para o primeiro passeio: caminhada na floresta amazônica.
    Encontramos o grupo da caminhada no salão principal e saímos em uma lancha só com brasileiros. No caminho já avistamos casas de caboclos em comunidades de Anavilhanas, que significa "muitas ilhas".
    Após uns 15 minutos a lancha encosta e vamos para uma caminhada de muito aprendizado pela floresta amazônica, onde aprendemos sobre diversas espécies de plantas, colocamos a mão no formigueiro para disfarçar nosso cheiro, provamos chiclete, dipirona e outras coisas naturais. O trajeto todo leva pouco mais de duas horas, então antes das 11 já estávamos de volta ao navio.
    De volta ao navio, depois de descansar meia hora na cabine, fomos jogar BINGO! E a Lessa ganhou!! Meia hora de SPA grátis!
    Mais um almoço muito bom e fomos descansar um pouco antes da próxima atividade: passeio de lancha por três bocas.
    O passeio começa ainda com sol, dando oportunidade para muitas fotos com o efeito espelho. O guia vai procurando os animais e avistamos alguns pássaros e algumas preguiças. Durante o passeio o sol se põe, e voltamos no escuro aprecia do o céu com as estrelas surgindo (infelizmente pegamos lua cheia, que prejudica a visibilidade pelo excesso de luz).
    Na volta um pequeno susto com uma das lanchas com a abordagem de um barco da polícia ambiental sem muita identificação, mas ainda bem que era a polícia e tudo continua tranquilo.
    Após um bom banho, mais uma jantar excelente.

Iberostar Grand Amazon 2

August 22, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 25 °C

O segundo dia de passeios começa com uma visita a uma tribo indígena, ou quase isso. O povoado de índios kambeba já absorveu muito a cultura de outros povos, então tudo parece artificial demais. Depois de uma apresentação de um dos guias, que é índio, e que mais pareceu discurso político, o professor da tribo explicou como funciona a vida dos índios, com foco no sistema de educação (existe uma escola de ensino médio do governo construída na tribo em parceria com empresas privadas, com professores que vem toda semana de Manaus. O nome da escola é Samsung Amazonas!).
    Demos uma volta pela tribo e vimos diversos locais que mais parecem Manaus do que tribo indígena, como igreja católica e cemitério católico, churrascaria, bar, loja de sanduíches (vendia x-calabresa) e finalizamos no centro de artesanato onde os turistas fizeram suas compras.
    No final, um mergulho rápido no rio Culeiras e voltamos para o navio.
    Aproveitamos o terraço com petiscos e cerveja, almoçamos e fomos descansar mais um pouco antes da pesca de Piranhas.
    Nosso barco saiu apenas com 10 pessoas, já que a maioria preferiu visitar a casa de um caboclo. A pesca é feita com uma vara de bambu simples e um anzol com carne crua. Aos poucos as piranhas foram aparecendo e um por um os turistas foram pegando as suas piranhas. Interessante é o local onde a pesca é realizada, pois fica no que sobrou das estruturas de um antigo hotel de luxo que falou, onde foi filmado o primeiro filme da série Anaconda. Após o hotel quebrar, ele foi depenado e hoje só sobraram as estruturas de madeira.
    O jantar desta noite foi temático, com pratos típicos da Amazônia, com caldo de piranha, pato no tucupi, Tambaqui assado, tacacá, entre outros.
    Após o jantar temos o passeio de lancha noturno, para tentar observar os animais, mas principalmente os jacarés pois são os mais fáceis de achar. Uma boa dica é sentar logo nas primeiras cadeiras da lancha, pois você vai perto do guia e identifica os animais junto com ele, mas no momento de entrar em locais mais fechados você é o primeiro a entrar também, dando mais emoção ao sair raspando nas árvores com a possibilidade de encontrar alguma cobra (nós não encontramos). Após encontrarmos diversos filhotes de jacaré, retornamos ao navio por volta das 22:45hs.

Despesas do dia:

Lembrança tribo indígena 15,00

Iberostar Grand Amazon 3

August 23, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 24 °C

O terceiro dia no cruzeiro pelo Rio Negro amanheceu fechado. Não acordamos para o passeio das 5:30hs para ver o sol nascer da lancha, mas acredito que não perdemos muita coisa pois o tempo está bem nublado.
    As oito da manhã, após o café, temos um dos passeios mais aguardados, o boto!
    Saímos de lancha para um passeio inicial aguardando nossa vez de ir aos botos e avistamos muitos pássaros e uma família de macacos.
    Fomos até uma casa flutuante onde os responsáveis por cuidar os botos ficam. Nós não pudemos entrar na água, mas um dos meninos da casa entrou e alimentou os botos com peixes, propiciando belas fotos.
    Na volta passamos por caminhos bem estreitos da Floresta, uma experiência muito interessante, tirando as aranhas em cima das pessoas... RS
    Após o almoço fomos ao museu do seringueiro, onde o guia Renier contou bem a história de escravidão dessas pessoas. O museu é uma réplica de um seringal, construída para o filme A Selva bem perto de Manaus (hoje o sinal do telefone voltou).
    Após um por do sol no terraço as som de um sax bacana, fomos ao jantar de gala com o capitão. Além do buffet tinha uma opção a la carte com lagosta. Nós comemos as duas opções (gordos!), e ambas estavam muito boas!
    Após o jantar ocorreu o show folclórico com dançarinos de Manaus, com destaque para o figurino muito bem feito, e o vocalista era um dos guias. O show é bem curto e voltamos cedo para as cabines para ver o encontro das águas amanhã às seis da manhã!

Iberostar - Manaus - Brasilia

August 24, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 30 °C

Última dia no Iberostar acordando bem cedo para ver o encontro das águas as 6 da manhã junto com o nascer do sol. Trata-se de um evento interessante, já que as águas barrentas do Solimões não se misturam facilmente com as águas do Negro.
    Arrumamos as malas, tomamos nosso último café da manhã 5 estrelas das férias e fizemos o check-out.
    Caminhamos até o Go Inn para deixar nossas mochilas (check in só as 14hs) e pegamos um Uber para o MUSA (35 minutos do centro).
    Nossa visita guiada começou as 10hs, e passamos pelo lago de Vitórias Régias, serpentário, exposições de peixes e vimos várias árvores legais no caminho.
    Após o tour ficamos por nossa conta e subimos a torre de.observacao para ter a vista da copa das grandes árvores. Além de muitos pássaros pudemos observar um grupo de macacos atravessando parte da floresta, um movimento bem interessante.
    Na volta rachamos o Uber com outro casal ($$) e fizemos o check in no nosso quarto com meia hora de antecedência para descansar um pouco já que acordamos as 5:30 da manhã.
    Saímos para um lanche na Skina dos Sucos e descemos ao porto para conhecer o mercado municipal, que já estava quase fechando, mas encontramos lembranças com preço bacana e ainda um Guaraná em pó pra levar pra casa.
    Voltamos ao hotel para tomar outro banho (Manaus é quente!) e então jantar no Banzeiro, um restaurante bem conhecido aqui de Manaus.
    Pedimos um mix de pasteis com recheios típicos da Amazônia (a maioria estava boa) e de prato principal costela de Tambaqui assada, o prato mais conhecido da casa.
    Voltamos ao hotel e arrumamos as malas para o check-out no meio da madrugada.
    As 9 da manhã já estávamos de volta em nossa casa.
    Fim da primeira parte das férias!

Despesas:

Lembrancinhas 12,00
    Uber Aeroporto Brasília 21,72

Amazonia - Resumo Despesas

August 25, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 22 °C

A primeira parte da viagem chegou ao fim e tivemos dois dias em casa para descansar, lavar as roupas e colocar de volta na mala.
    Vamos aproveitar esse tempo para fazer uma resumo das despesas dessa viagem à Amazonia.
    É importante lembrar que nas diárias do Iberostar já estão inclusos todos os passeios e toda a alimentação!

Hotéis:

Go Inn (2 noites): 306,26
    Iberostar (4 noites all inclusive): 4.881,60
    Taxa Turismo: 400,00 (cobrada pela Iberostar)

Transporte: 162,71 de Uber

Alimentação: 607,02

Passeios e Lembranças: 248,00

Passagens (ida com milhas): 454,40

Total (2 pessoas) : R$ 7.060,69

Brasilia - Cuiabá - Chapada Guimarães

August 27, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 16 °C

Mais um vôo de madrugada! Chegamos ao aeroporto pouco antes das seis da manha e assistimos ao nascer do sol na fila do embarque! Hehe
    Chegamos em Cuiabá, com fuso de uma hora a menos, e alugamos nosso Uno 1.0 off road e pegamos estrada para a Chapada dos Guimarães.
    Antes de chegar na cidade passamos na Cachoeira Véu da Noiva, um cartão postal da região (entrada gratuita e sem necessidade de guia).
    Lá conhecemos a Camilla, guia credenciada, e estamos fechando pacote dos passeios com ela.
    Depois de almoçar no centro no restaurante do Piracicaba (comida caseira boa, por 39,90 o Kilo) passamos no supermercado para comprar água e fizemos o check in na Pousada Villa Guimarães, em um quarto com banheiro compartilhado (1 banheiro para três quartos, mas os outros dois parecem vazios). O quarto é espaçoso e bem iluminado. No saguão social existem sofás e uma lareira para as noites frias e varandas.
    Como peguei uma gripe forte ficamos mais descansando no quarto hoje, sem passeios.
    No jantar fomos a Tratoria Pomodori e comemos uma filé parmegiana e uma lasanha. Ambos estavam bons, mas não sei se vale o preço.
    Dia de dormir cedo pra ver se essa gripe passa logo.

Uber BSB 21,27
    Supermercado 26,40
    Jantar Pomodori 115,80

Chapada dos Guimarães 1

August 28, 2018 in Brazil ⋅ ☀️ 33 °C

Negociamos nossos passeios com a guia que conhecemos no dia anterior na Véu de Noiva.
    Hoje o guia Yan nos pegou na pousada para fazermos dois passeios: Cidade das Pedras e Vale do Rio Claro.
    Demos sorte de um outro casal também ter interesse nesse mesmo tour e o preço saiu bem mais em conta ( R$ 150 por pessoa - nossa pousada cobrou 350 por pessoa pelo mesmo passeio).
    A cidade das Pedras tem mirantes com vistas fantásticas! Um ponto mais legal que o outro. Conseguimos ainda ver algumas Araras Azuis nos paredões (importante levar binóculos)
    Na segunda parte fomos ao Vale do Rio Claro subir um pequeno morro para ver a Crista do Galo.
    Em seguida fomos ao poço das Antas e nadamos um pouco com milhares de peixes... Milhares! Aproveitamos para comer um lanche aqui perto do poço, comprada na padaria antes de sair para o passeio (dica importante que achamos em um blog de viagem, pois só retornamos para a cidade as 15hs).
    Pra fechar o tour fizemos uma descida na flutuação no rio claro, totalmente preservado, desviando de vários troncos de árvores. Fantástico!
    Descansamos durante a tarde e fechamos o dia com uma pizza na Marguerita Pizzaria, local agradável e a pizza estava excelente.

Lanche Padaria para trilha 19,00
    Passeio 300,00
    Jantar pizzaria marguerita 95,26

Chapada dos Guimarães 2

August 29, 2018 in Brazil ⋅ ⛅ 23 °C

Após o excelente café da manhã servido na Pousada Villa Guimarães fomos para o Circuito das Cavernas.
    A guia Camilla nos encontrou na pousada e fomos no nosso carro encontrar outras companheiros de trilha e seguimos rumo ao circuito das cavernas, cerca de 40km da cidade. O trecho sem asfalto é tranquilizar sendo necessário apenas tomar mais cuidado nas partes de areia.
    O caminho é muito bonito, com trechos de cerrado alternados com trechos de floresta.
    Visitamos três cavernas muito grandes e o lago azul no final, andando cerca de 8km. Na volta pegamos o transporte da fazenda para não precisar caminhar tudo de volta.
    O almoço servido após a trilha foi muito bom também, e acabamos o passeio na cachoeira água fria, que e bem bonita.
    Na volta para a cidade ainda paramos para contemplar o por do sol do meio de uma plantação de algodão.

Guia 120,00
    Entrada + almoço + transporte 120,00