América do Sul

July - September 2018
A 36-day adventure by Maria & Wolfi Read more

Equador, Galápagos, Isabella

August 29, 2018 in Ecuador ⋅ ⛅ 22 °C

Já nos habituámos à garoa matinal das ilhas Galápagos. Sem lhe dar importância fazemos o caminho que leva ao Muro das Lágrimas. Este Muro foi construído por prisioneiros da colónia penal que aqui existiu nos anos 40 a 50. O único propósito era punir os condenados. O muro não serviu para rigorosamente nada. Os habitantes locais dizem que ainda é possível ouvir os murmúrios de agonia das almas penadas que aqui continuam presas. O único murmúrio que ouvi foi do mar... maravilhoso!
    Pelo caminho pudemos ver de perto, em estado selvagem, tartarugas meeeesmo gigantes, corvos endémicos e os famosos tentilhões de Darwin. E claro, as iguanas marinhas na vulcânica rocha negra e áspera junto ao mar. É um passeio por entre a aridez do território mais interior, combinado com a zonal de mangal e a praia oceânica onde se podem avistar leões-marinhos e raias mesmo à beira-mar. Aproveito para dar um mergulho à vinda nas águas cálidas do Oceano Pacífico. O mar tudo lava e quando dou por mim, tenho como companheira de ondas uma raia bebé.
    Mais uma vez de volta a Santa Cruz voltamos à carga nas esplanadas, desta vez com um peixe bruxo preparado com molho de côco e a outra metade “à la parilla”, que é o mesmo que dizer que colocam vegetais junto com o peixe num papelões de alumínio que vai a cozinhar em cima das brasas. De lamber os beiços!

Equador, Galápagos, Santa Cruz

August 30, 2018 in Ecuador ⋅ ⛅ 25 °C

Tortuga Bay era o que nos faltava ver em Santa Cruz. O nosso anfitrião sugeriu também um rancho de Tartarugas e os túneis de lava onde se pode caminhar. Mas depois de ver tartarugas em estado selvagem não nos apetecia vê-las dentro duma quinta. Por isso, resolvemos fazer o trilho até à baía atravessando bosques de opuntias gigantes- cactos - onde os tentilhões de Darwin se misturam com os canários das Galápagos numa sinfonia perfeita. Parecem cantar ao desafio.
    Nas Galápagos não se pode sair dos trilhos e aqui não é exceção. Desta vez o trilho está preparado para qualquer pessoa o fazer. Faz-me lembrar um pouco a Muralha da China, no seu serpentear acima e abaixo, ao sabor do relevo vulcânico. Depois de vinte minutos de caminhada vigorosa, abre-se por entre a vegetação a porta para a paradisíaca Baía da Tartarugas - só vemos uma quando já estamos de volta. É uma grande praia de areias brancas onde proliferam os animais mais emblemáticos das ilhas. Tinha uma resta de esperança de ainda ver outra vez os Piqueros - patas e bicos azul. Não foi possível, mas em contrapartida tivemos um show fotográfico proporcionado por um pelicano na sua limpeza matinal. Claro que as iguanas, os caranguejos, os tentilhões e os canários não deixaram de aparecer para dar o ar da sua graça e até um leão-marinho por lá andou na sua brincadeira. Foi aqui que vimos as maiores iguanas - mesmo gigantes. Ficaria aqui muito mais tempo para lentamente flúor bom as ilhas, mas o tempo está quase no fim. Nessa noite já estamos em Quito.

Equador, Quito

August 31, 2018 in Ecuador ⋅ ⛅ 21 °C

Outra vez nas alturas! Pensávamos que o corpo já se tinha acostumado, mas os dias à beira mar puseram outra vez o metabolismo a zero. O choque não foi tão grande como em Lá Paz, mas a surpresa com a capital do Equador é das boas. Foi uma das primeiras cidades a ser declarada património mundial da UNESCO. Os edifícios são magníficos e muito bem preservados e a Plaza Maior é das mais bonitas que visitamos na América do Sul. Aqui e ali, inclusivamente nesta praça, há manifestações a reclamar direitos e a pedir justiça. Até aqui, nada a registar, não fosse a quantidade brutal das mais variadas forças policiais que suplantam largamente os manifestantes.
    Vagueamos pela cidade e apercebemo-nos que a comida é muito barata, quer seja vendida na rua, quer nos restaurantes. Em contrapartida é aqui que pagamos os selos de correio mais caros de sempre. Os contrastes são marcantes. A diferença entre ricos e pobres é grande, mas não tão chocante como para mim foi em Guayaquil.

USA, Miami

September 1, 2018 in the United States ⋅ ⛅ 30 °C

Valeu mesmo a pena fazer esta stopover em Miami. Saímos do aeroporto no autocarro 150, direto a South Beach. O dia está a começar - são oito da manhã - e vemos a cidade a acordar. Atravessamos os canais onde se perfilam as grandes casas americanas com ancoradouros privativos e lanchas rápidas aí amaradas. Nas ruas circulam carros das marcas mais caras, claro. Ferraris, Lamborghinis, Mustangs, grandes Dodges e BMW e Mercedes à mistura. Vêm-se alguns clássicos também e carros normais, como na Europa.
    Até chegarmos à praia tivemos que nos abrigar porque uma chuva tropical resolveu batizar a nossa chegada. Depois de uma paragem estratégica para água e café, South Beach era praticamente só nossa. A temperatura da água é perfeita, as ondas são perfeitas e a areia também. Até a brisa sopra na quantidade certa para não estar demasiado calor. Não admira que os americanos que podem pagar o elevado custo de vida elejam Miami como sítio para morar. Eu também o faria! E assim acabam estas férias magníficas cheias de cerejas em cima do bolo!