Olá, sou um cicloviajante explorando o mundo e suas culturas e pessoas! Read more Rio de Janeiro, Brasil

Foz do Iguaçu

July 2, 2017 in Brazil ⋅ 🌙 22 °C

O meu primeiro voluntário chegou ao fim (e meu dinheiro também), no fim da noite voaria de Foz do Iguaçu ao Rio de Janeiro, Lara me fez um último convite, lhe acompanhar em um evento cultural, perto da fronteira, já do lado brasileiro e de lá me levaria ao aeroporto. O evento era interessante, muita música, palestra, exposição e até um parque de diversão; tudo muito atraente com a intenção de promover o Parque Binacional de Itaipu e a cooperação entre paraguaios e brasileiros. O tempo passou rápido ao lado de Lara, nossos caminhos se cruzaram por acaso e ela era a única pessoa que conhecia na cidade e nossas ideias batiam bem demais. Foi uma ótima despedida e uma vez mais, porém, pela última vez nesta viagem, disse até logo, em breve nos reencontramos. No aeroporto, ela ficou até eu embarcar, vagarosamente caminhava enquanto seu sorriso e olhar iam ficando menores – meu primeiro mochilão chegava ao fim, com a certeza que foi apenas a primeira etapa de várias que viriam, o mundo não é tão grande assim...Read more

• Day 52–53

Presidente Franco

June 11, 2017 in Paraguay ⋅ 🌙 21 °C

Em minha primeira folga, peguei uma das bikes do hostel e fui conhecer a cidade, que é bem moderna e limpa, vários lagos, onde em deles (Lago de la Republica) havia uma placa avisando para tomar cuidado com os jacarés, fiquei um tempo ali e infelizmente nenhum jacaré meio me visitar. A cidade é muito visitada por causa do pólo de compras, boates e casinos próximo à fronteira, entretanto, poucas pessoas vêm na curiosidade de conhecê-la. O hostel é pouco frequentado, algumas poucas pessoas pela semana e no fim de semana havia eventos nas noites de sexta e sábado, até fiz uma grana vendendo caipirinhas. Novamente usei o hang out do couchsurfing e conheci Lara, mestranda em enfermagem e com muita vontade de compartilhar sua herança guarani e história de seu país. Logo no nosso primeiro encontro, fui levado à um evento cultural e folclórico na cidade vizinha, Presidente Franco, entre o frio e goles de chá mate, ela se surpreendeu ao saber que não estava ali para fazer compras e sim para conhecer a cultura e história do Paraguai.Read more

• Day 48–52

Casa Alta Hostel

June 7, 2017 in Paraguay ⋅ ☀️ 23 °C

Cruzei a fronteira – Bem, não foi tão simples assim, nem tão tranquilo... Deixei a casa de Nina, antes do almoço, fui para a Rodovia BR 277 e consegui uma carona até Foz do Iguaçu, a viagem foi um tédio de longa, a cada hora passada me preocupava mais, pois, minha anfitriã não me respondia e eu já pensava no plano b – sempre tenho diversos planos, estou preparado! Cheguei em Foz no início da noite, nenhuma resposta, então, pedi à Rafael, o responsável pelo hostel que faria voluntário em Ciudad del Este se podia começar antes e ele ficou de acordo.
    Pronto! Agora tem início os problemas, resolvi ir caminhando do centro de Foz até o hostel – segundo o google maps, seriam um pouco mais de 2 horas e seria bom pra ter uma ideia do que se tem pelo caminho. Creio que pela metade do caminho, depois de ter passado a Ponte da Amizade, a fronteira entre Brasil e Paraguai, a bateria do celular descarregou, então, tive que perguntar aos locais direcionamento, o problema, que só depois me disseram, é que o hostel se encontra em um bairro novo, que poucos conheciam os nomes das ruas... Caminhei um bom tempo no achismo de alguns locais, até que parando em um bar para mais perguntas, um rapaz me ouviu e sabia como chegar no hostel, inclusive me levou em seu carro e me deu as boas-vindas: Bienvenido a Paraguay! Fui recebido por Rafael e me mostrou meu quarto, que seria somente meu, enquanto estivesse voluntariando, que beleza!

• Day 47–48

Jardim Botânico

June 6, 2017 in Brazil ⋅ 🌩️ 18 °C

Chegou o momento de visitar o cartão postal da cidade – o Jardim Botânico, inaugurado em 1991 e tendo Abrão Assad como arquiteto. O jardim é belo, estilo art noveau, possui uma estufa (a área mais popular e fotografada), um museu botânico, espaço cultural e um jardim sensorial.
    Passei algumas horas no jardim e ainda fiz amizades com duas meninas paulistas (já acho que só atraio os manos e as minas) e depois fomos percorrer o centro histórico e tomar umas “brejas”.

• Day 46–47

Curitiba

June 5, 2017 in Brazil ⋅ 🌧 17 °C

Curitiba é uma cidade modelo, há décadas vem desenvolvendo um sistema eficaz de transporte, sustentabilidade, urbanização e economia. Apesar de também ter sido colonizada por portugueses, sofreu uma segunda colonização no século 18, por imigrantes alemães, italianos, ucranianos e poloneses – pode ser facilmente observado em diversas casas e monumentos. O centro histórico é rico, mesclado com modernidade e um excelente sistema urbano – a cidade me surpreendeu, gostei muito do que vi e senti aqui. Passei a noite com Nina, conversando sobre a cidade, viagens e livros; ela tem uma coleção de respeito.Read more

• Day 45–46

Curitiba

June 4, 2017 in Brazil ⋅ ☀️ 18 °C

Tirei o dia pra buscar novos anfitriões e também um voluntariado, queria passar um tempo maior em alguma cidade, pela tarde me despedi de Cláudia e família e regressei à Santos, na busca de uma carona para Curitiba, meu próximo destino. No estacionamento dos caminhões do Porto de Santos foi bem fácil conseguir uma carona, Luis seria o condutor, acostumado a viajar sozinho e a dar caronas, ele falava pouco, ouvia uma música de corno brega, contudo, muito preocupado com meu bem-estar, mas não com meu ouvido... No meio da noite chegamos à Curitiba, pra minha sorte a casa de Nina era próxima da rodovia, caminhei poucos quilômetros e lá estava na casa do meu 13° anfitrião.Read more

• Day 44–45

Itanhaem

June 3, 2017 in Brazil ⋅ ☁️ 20 °C

Quando estava na casa de Gino, ele me contava histórias de Itanhaém, onde ele havia crescido, dizia para eu passar por lá, na verdade, já estava em minha rota, pois é a segunda vila (cidade) mais antiga do Brasil. Consegui hospedagem, ficaria na casa de Cláudia, que vivia com suas filhas e a ideia de hospedar pessoas de diferentes bagagens culturais e étnicas ajudariam na formação delas. Cláudia não tinha tempo pra viajar, me dizia; viajava nas histórias que seus hóspedes compartilhavam, dei continuidade a saga de viagem contada e ela e suas filhas se mostravam entusiasmadas. A cidade é grande, muita história contada por museus, igrejas e casarões, enfim, pude apreciar belas praias, inclusive a Praia do Sonho, que é a mais famosa por ter sido local de gravação da novela ‘Mulheres de Areia’, me sentia como o Da Lua, perdido diante de tanta beleza natural.Read more

• Day 43–44

Praia Grande

June 2, 2017 in Brazil ⋅ 🌙 20 °C

Bárbara disse que não estaria em casa e disse que seu pai iria me atender, que gostava de receber os amigos dela, pra eu ficar à vontade. A casa é em frente à praia, no extremo oeste da cidade. Como a cidade é pequena e com poucos atrativos, um dia foi mais do que suficiente pra percorrer e conhecer um pouco – nada de impressionante e a praia permanece feia, seguindo o padrão da baixada santista.Read more

• Day 42–43

São Vicente

June 1, 2017 in Brazil ⋅ 🌙 24 °C

Pela manhã, mais uma despedida, que tenho certeza de que é um até logo, ficar na casa de Gino me fez ter muitas ideias, abriu um leque de opções e perspectivas! Ainda esperava resposta, porém, já imaginava que não conseguiria hospedagem solidária em São Vicente, decidi ir bem cedo e passar o dia todo lá e à noite dormir em Praia Grande, onde já havia conseguido hospedagem, com uma menina que conheci no meu último cruzeiro. Confesso que estava muito ansioso pra conhecer a vila mais antiga do Brasil, adoro história e arqueologia, a adrenalina estava a mil. São Vicente é bem pequeno, como era de se esperar, muita história, casas antigas, museus e monumentos; já as praias continuam feias, não eram elas que me atraiam, seguia sorridente e saltitante, mentira, a mochila era pesada demais para esboçar pulinhos. A parte mais interessante da cidade é o Parque Cultural Vila de São Vicente, remontando os tempos da invasão portuguesa e subsequente colonização – seria de bom grado ter mais promoção turística, para que todos tenham uma noção do desastre étnico e cultural que foi e pararem tanto de romantizar o “descobrimento”.Read more

• Day 41–42

Guarujá

May 31, 2017 in Brazil ⋅ 🌫 21 °C

Aceitei o convite de Gino pra conhecer Guarujá e fazer uma trilha por lá, seria difícil dizer não, me sentia um amigo e não um hóspede. Atravessamos o canal de barca e chegamos ao centro, de lá peguei uns mapas e ele me mostrou o triplex do Lula, que virara atrativo turístico, dali caminhamos pela orla e depois tomamos um ônibus pra conhecer o lado mais selvagem e menos visitado da ilha, próximo à barca pra Bertioga. A região é bonita e mais rústica, formada por vilarejos e muita natureza por onde a vista alcançava. Ele me guiou até a Praia Branca, uma das mais belas da cidade, o tempo estava muito nublado como se fosse chover a qualquer momento, mas, nada nos desmotivava e ficamos um tempo ali conversando e bebendo caipirinhas. De volta à sua casa fui contemplado com o seu santuário de viagens: um quarto repleto de souvenirs de viagens e muito além, pois há de tudo: notas fiscais, livros, rascunhos, fotos, mapas, folhetos, passagens; fiquei abismado com tamanho carinho e dedicação, inevitavelmente me surgiram diversas ideias do que guardar pra mim também.Read more