Viagem inaugural

December 2023 - January 2024
Esta é a primeira aventura do ‘Paladar Lisboa’ na auto caravana: o destino é Londres porque há por lá umas exposições imperdíveis mas, também, porque o percurso (em pleno inverno) nos trará experiências muito interessantes que aqui partilhamos. Read more

Chegada, não sem antes almoçar

January 4 in Portugal ⋅ ☀️ 17 °C

Tínhamos planeado visitar Elvas no começo da nossa viagem, para ver com outros olhos o espaço onde a Patrícia fará uma exposição em Setembro… mas chegámos tarde, por isso, agora no regresso fizemos questão de passar por lá.

Claro que apanhámos um susto porque, às tantas, a nossa Cali quase não passava numa daquelas ruelas (foi preciso recolher os espelhos!) e, se alguma coisa temos pena de não ter feito nesta viagem, foi o não termos tirado essa fotografia 😅
    … mas fica para uma próxima.

A caminho de Lisboa resolvemos fazer um pequeno desvio juntando o útil ao agradável, ou seja, um ponto de serviço a auto-caravanas onde pudemos despejar águas negras e cinzentas, e que ficasse perto de um bom local para almoçarmos e, assim, calhou irmos ao ‘Constantino das Enguias’ onde matámos saudades do petisco.

Entrando em Lisboa, inevitavelmente apanhámos trânsito e, claro, alguns loucos a conduzir que deviam voltar a tirar a carta e serem obrigados a frequentar cursos de civismo e gestão da ira 😡 mas, entretanto, já estamos em casa.

Foi uma viagem inaugural fantástica, a nossa Cali portou-se lindamente nos 23 dias e 6.000 km de estrada, nós aprendemos a viajar nela em condições bastante exigentes, que escolhemos para nos por à prova (em pleno inverno, por estrada e mar, condução à esquerda, etc) e gostámos tanto, tanto que, ainda mal chegámos e já estamos a pensar quando e onde é que vamos a seguir!!

Ávila, Badajoz 🎵 Oh Elvas à vista

January 4 in Spain ⋅ ☁️ 6 °C

Hoje, saímos da província de Navarra e entrámos nos caminhos de Castela e Leão, com campos ondulantes pejados de vinhas a perder de vista, só interrompidos pelas suas ‘bodegas’ e pequenas vilas e aldeias.

Visitámos Ávila, curiosos de tanto que já ouviríamos falar: tem umas muralhas fantásticas e muito bem preservadas, uma catedral dos primórdios góticos com uns vitrais lindíssimos e algumas igrejas românicas interessantes, ruas cheias de carros dos moradores que, quando conduzem nas ruas estreitas. é como se andassem em avenidas largas. São tão ‘descontraídos’ com o património, que têm uma espécie de museu fúnebre - que mais parece um armazém - com urnas romanas, lado a lado com lápides muçulmanas, sepulturas medievais e carroças funerárias do século XX… ah e um reclame monumental de um restaurante que, de tão deslocado, dá a impressão de ter sido ali guardado porque não cabia noutro armazém :(

Vamos ficar em Badajoz, com Elvas à vista!

No País Basco francês

January 2 in France ⋅ ☁️ 13 °C

Mais um dia dedicado, sobretudo, ao caminho de regresso a casa. Já aprendemos que, quando se viaja numa auto-caravana, queremos sempre parar em todos os lugares por onde passamos, e escolhemos sempre as estradas e locais mais pitorescos e, portanto, qualquer trajeto é sempre mais demorado do que o GPS diz 🤣 mas esse é, exatamente, o objetivo destas viagens.

Depois de muito calcorrear França em direção a sul, eis que no horizonte nos surgem, majestosos, os Pirinéus coroados de neve! Por incrível que pareça, em contradição, apanhamos aqui a temperatura mais alta da viagem: 17° C

Apontamos a Pamplona, onde por perto há um bom sítio para pernoitarmos mas, pelo caminho visitamos ainda um aldeia setecentista de albergues para peregrinos no caminho francês para Compostela.

• Day 20–21

Adeus 2023, brindemos a 2024!

January 1 in France ⋅ ☁️ 9 °C

O último dia do ano foi em cheio, vimos e fizemos imensas coisas e ainda deu tempo para chegar a Songeons, a pequena vila que escolhemos para o nosso réveillon - queríamos estar sozinhos os dois, num sítio calminho e sem multidões… e ficar logo muito próximos do local que queríamos visitar no primeiro dia do ano, Gerberoy, a vila das rosas e “un des plus beaux villages de France”.

O resto do nosso dia foi em viagem, rumo a sul, sem grandes paragens, além do Castelo de Lude.

Na região dos Ch'tis

December 31, 2023 in France ⋅ 🌬 9 °C

Ontem saímos do ferry e não nos apetecia conduzir, por isso ficámos em Calais, no mesmo parque onde antes já tínhamos ficado (sossegado, plano, e com todos os serviços grátis nesta altura do ano). Adormecemos resolvidos a começar na manhã seguinte a viagem de volta para casa… mas não, acordámos de manhã e resolvemos ir para norte!! É esta liberdade que viajar assim tem de extraordinário 😍

Fomos até Lille mas, como chovia um pouco e não nos apetecia ficar molhados com o passeio, resolvemos ir até um bairro da periferia para comprar um pão artesanal, croissants frescos e uma ‘gallete des rois’ para a passagem de ano (é o “bolo-rei” daqui, feito com massa folhada e frangipane).

Daí seguimos para Roubaix, uma pequena cidade, muito acolhedora, que o Cédric só conhecia de nome, por ter uma das provas clássicas mais duras do ciclismo, mas que ele descobriu que albergava também a Villa Carvrois, um edifício modernista construído em 1932 pelo arquiteto Robert Mallet-Stevens, que visitámos boquiabertos, percebendo porque é que foi declarado “monumento histórico de França”.
    Visitámos a seguir o Museu La Piscine onde, além do edifício e de várias obras interessantes, fomos surpreendidos por uma magnífica exposição de Marc Chagall.

Voltámos para Lille e fizemos a nossa caminhada pela parte antiga da cidade, que é lindíssima - prometemos voltar um dia, mais cedo e com sol - e, já depois do sol posto, fomos às compras, para compor o nosso réveillon, atestámos a Cali para amanhã não termos que pensar nisso e rumámos para sul.

Farewell England, Salut la France

December 30, 2023, English Channel ⋅ 🌬 12 °C

De Inglaterra levamos a sensação de que fazem tudo de maneira diferente (desde a moeda, a condução à esquerda e volantes à direita, as chapas de matrícula amarelas, as paragens de autocarro onde as pessoas se sentam de costas para a rua, etc, etc) mas também que são muito eficientes, a começar pela organização de vários serviços, pela rede viária (estradas e transportes públicos, ferries incluídos)… e pela cultura: não só pela gigantesca oferta como pela avidez com que a consomem, da música, aos teatros, museus e até livrarias, tudo apinhado de gente (com muitas crianças e adolescentes)

Despedimo-nos com mais um dia cinzento e um pouco chuvoso, apesar de nada frio. Pelo caminho tentámos visitar o magnífico castelo de Leeds mas desistimos quando nos pediram 35£ por pessoa (ou seja 80€ para os dois) porque além de ser caro, o tempo também não permitiria que desfrutássemos da caminhada e dos jardins.

Antes de chegarmos aos ferries em Dover tivemos ainda tempo para passar por Canterbury (Cantuária em português) que é uma pequena cidade muito antiga e simpática.

Quando desembarcarmos em França já estará escuro e, portanto, vamos só procurar um sítio calmo para parquear a Cali, fazermos o jantar (já deixámos tudo preparado, vai ser umas bifanas com esparregado e arroz de coentros) e depois descansar.

Até amanhã!

Royal Academy e mais umas voltinhas

December 29, 2023 in England ⋅ 🌙 8 °C

O nosso último dia em Londres começou com a exposição que ditou esta viagem - inicialmente tínhamos pensado em vir (de avião) em outubro ou novembro mas, depois, resolvemos esperar pela Cali e fazer uma viagem inaugural com frio, chuva e muitos quilómetros… para nos adaptarmos logo a todo o tipo de condições, sobretudo para que, no futuro, esse tipo de ‘desculpas’ nunca nos impedissem de viajar nela 😆

A seguir à exposição passeámos sem destino pelas ruas da cidade, vimos montras, decorações e luzes de Natal e mais alguns ‘spots’ obrigatórios como Piccadilly Circus, Bond Street e as ruas dos teatros do West End.

Há medida que as ruas começavam, gradualmente, a encher-se de gente e o nosso passeio se tornava um contínuo “excuse me, sorry, excuse me”, decidimos regressar cedinho para o nosso ‘cafunfo’ na Cali, tomarmos o já habitual chá da tarde e picarmos qualquer coisa.

“Home sweet home”

Tate Modern, Tower bridge e Soho

December 28, 2023 in England ⋅ 🌬 11 °C

O primeiro objetivo do dia estava traçado há muito tempo, aliás foi um dos dois motivos desta viagem até Londres e o porquê de ficarmos uns dias… visitar o Tate Modern e ver, ali à nossa frente, tantas das obras que só conhecemos dos livros de Arte! E, claro, a incontornável exposição de Philip Guston que se revelou tão além das expectativas, muita bom 🥰

Depois demos um “pulinho” de comboio ao sul da cidade para comprar um acessório para a nossa Cali (aproveitámos para ver os subúrbios com menos glamour que a city) e voltámos para dar o nosso passeiozinho a pé (hoje foram 16km, mais 6 que ontem), atravessámos a Tower Bridge vendo o contraste da quase milenar Torre de Londres com os arranha-céus envidraçados, seguimos, sempre perto do rio, até Trafalgar Square, depois Leicester, Soho e Chinatown, onde jantámos um ótimo pato assado. Ainda bem que reservámos porque, talvez por ser véspera de fim de ano havia milhares de pessoas nas ruas, todos os cafés, bares e restaurantes cheios e com gente à porta para entrar - uma loucura!

Voltámos para o nosso cantinho com tudo já mais calmo. Amanhã há mais 😉😉

Tate Britain, Buckingham e Big Ben

December 27, 2023 in England ⋅ 🌬 10 °C

Apesar dos mapas de transportes serem, à 1ª vista, um enorme emaranhado de linhas 🤔 foi fácil chegar ao centro de Londres.

Começámos o dia no Tate Britain, entre obras extraordinárias de artistas britânicos, ou que vive(ra)m no país. A Patrícia só saiu do transe quando finalmente passámos a porta que dizia ‘exit’.

Depois fomos passeando em direção às maiores atrações deste lado da cidade - o palácio do rei, o famoso relógio e as casas do parlamento, a catedral, o “olho de Londres” que do alto dos 135 metros nos segue para todo lado no passeio ao longo do Tamisa - e, pelo meio, passámos por uma padaria artesanal e por pequeno supermercado para reabastecermos algumas provisões.

O sol aqui põe-se às 16h por isso já estava escuro quando voltámos para a nossa Cali.

• Day 14–15

Abbey Wood

December 26, 2023 in England ⋅ ☁️ 9 °C

Hoje é para descansar e desfrutar do parking onde vamos ficar nos próximos dias - sítio bem catita, junto a uns bosques repletos de animais muito simpáticos que parecem não se importar connosco.

Pouco depois de parquearmos, vimos logo muitos esquilos e popas… enquanto saboreamos um chá quentinho (em Inglaterra, what else?) vamos olhando lá para fora na esperança de ver raposas 🦊