traveled in 79 countries Read more Braga, Portugal

Outra vez Joanesburgo

January 3, 2020 in South Africa ⋅ ☀️ 31 °C

Neste último dia fomos a Pretória - Union Buildings and Gardens - e, em Joanesburgo visitámos Constitution Hill e Montecasino.
    Union Buildings (Uniegebou em africanse) é a residência oficial e sede do gabinete do Presidente da África do Sul. Foi construído em 1910 e tem estilo vitoriano. Tem cerca de 285 metros de fachada e possui forma circular, com asas laterais que representam a união do povo outrora dividido e as duas línguas mais faladas do país, o inglês e o africâner.Os seus jardins estão plantados exclusivamente com espécies da flora sul-africana e possuem diversos monumentos e um anfiteatro com nove mil lugares.
    Constitution Hill foi uma prisão até 1998. Aqui estiveram presos homens e mulheres de renome mundial - Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Joe Slovo, Albertina Sisulu, Winnie Madikizela-Mandela e Fátima Meer, todos cumpriram pena aqui. Para além deles também aqui estiveram confinados dezenas de milhares de pessoas comuns durante seus 100 anos de história: homens e mulheres de todas as raças, credos, idades e agendas políticas, o homem comum e a elite. A história de todo sul-africano está aqui presente. Muitas das pessoas que aqui estiveram não cometeram qualquer crime. Apenas foram presas por serem negras e estarem na rua fora das horas de recolher obrigatório.
    Montecasino é isso mesmo, um casino com uma centro comercial envolvente.
    E é assim que deixamos a Africa do Sul, com vontade de ter ficado mais um pouco. É um país demasiadamente grande. Devemos ter visto 1% do que há para ver!

De volta a Joanesburgo

January 2, 2020 in South Africa ⋅ ☀️ 29 °C

Hoje foi apenas dia de regresso. Antes de sairmos ainda temos uma visita pela plantação de café da quinta onde ficámos alojados. Paragem para almoço com vista para um parque com rinocerontes, o único dos grande cinco que não vimos. Fora isso, fui pesquisando os nomes dos animais que vimos durante estes três dias.Read more

Kruger Park

January 1, 2020 in South Africa ⋅ ☁️ 27 °C

As fotos hoje dizem mais do que palavras. Apenas alguns dos nomes em inglês dos animais que não aparecem nas fotos para memória futura: kudu, waterbuck, marabou stork, hippo, steenbok, nyala, gnu, vervet monkey, warthog, baboon, lions and leopards, entre outros mais pequenos. Claro que elefantes, girafas, búfalos e impalas foram sempre mais fáceis de avistar não só pelo tamanho, mas também pela abundância!Read more

De Balule a Hazyview

December 31, 2019 in South Africa ⋅ 🌧 22 °C

Hoje o caminho era o destino. Os cerca de 250 kms que separam Balule de Hazyview estão cheios de atrações naturais. Infelizmente não paramos em todas, mas temos a oportunidade de ver as Three Roundavells no Blyde River Canyon, os Burke Luck Potholes e God’s Window. Como é fim de ano nem tudo está aberto, o almoço passa a ser num restaurante de comida portuguesa, gerida por moçambicanos. Às quatro horas está tudo a fechar mas as filas nas lojas de bebidas alcoólicas são longas. A preferência dos sul africanos vai para a cerveja, o gin e o licor de marula, de produção local. Nós acabámos por brindar o novo ano com as nossas garrafas de água mineral! Mais um belo dia em África.Read more

Safari em Balule

December 30, 2019 in South Africa ⋅ ☁️ 25 °C

Este foi o dia perfeito! Alvorada às 5:30h, pequeno almoço às 6h, saída às 6:30h. A caminhada pela savana foi para ver detalhes. Desde caca de elefante ou girafa, passando por pegadas, buracos escavados no chão ou plantas, tudo é importante aqui. O Joe e o Steve são cuidadosos, mas muito divertidos e explicam a savana de maneira simples. De volta ao nosso acampamento podemos usufruir da piscina e de um simpático brunch antes de sairmos novamente, mas desta vez de jipe para tentarmos avistar o cinco grandes - leopardo, rinoceronte, leão, elefante e búfalo. E conseguimos ver claramente e muito perto uma manada de elefantes e uma de búfalos. Quanto ao leopardo, estivemos a olhar para umas ervas onde supostamente estaria, mas francamente, não o consegui ver. Foi um dia muito feliz outra vez!Read more

A caminho de Balule - Kruger Park

December 29, 2019 in South Africa ⋅ ⛅ 21 °C

Dia madrugador! Entre Joanesburgo e a entrada oeste do Parque Nacional Kruger separam-nos mais de 500kms. Por isso, as 6:30 estamos de partida. Vamos fazendo paragens estratégicas para comprar água, alguns snacks e “bushy bushy”. Ao almoço parámos em Dullstroom e comemos num simpático restaurante na rua principal, pontilhada de cima abaixo de restaurantes, lojas de souvenirs e especialidades da região - artesanato e tudo o que esteja relacionado com salmão, já que está zona é famosa pela sua pesca. Nota máxima para o “malva pudding” que, apesar de dulcíssimo, fez justiça à tradição doceira da África do Sul. Chamada de atenção ainda para a tentativa de bater o recorde do Guiness no tempo de permanência dentro de um barril em cima de um poste... o proponente já cumpriu 44 dos 67 dias que terá que ai ficar.
    Da parte da tarde o plano é chegar ao parque Krüger por volta das cinco. E assim foi. Os 13 kms desde a entrada até ao alojamento são cheios de surpresas. Poucos metros decorridos a Tixa avistou uma girafa, logo a seguir impalas e ainda zebras acostadas pelo Wolfi e elefantes muito ao longe, já na orla da piscina do nosso lodge.
    Steve e Joe, os nossos guias, são simpáticos e bem dispostos. Entre brincadeiras e piadas fazem-nos sentir confortáveis neste mato cheio de animais selvagens, com direito a mergulho na piscina e jantar de grelhados e vegetais. Tudo maravilhoso! Dia feliz!

Sterkfontein e o Berço da Humanidade

December 28, 2019 in South Africa ⋅ ☁️ 25 °C

Saímos de manhã para as grutas de Sterkfontein, a cerca de 40 kms de Joanesburgo. Nesta área foi encontrado aquele que pode ser considerado como o primeiro humano. Em 1947, foi encontrado um crânio quase completo, que Dr Robert Broom disse ter pertencido a uma fêmea e terá uma idade entre 2,8 e 2,3 milhões de anos. As cavernas, de formação cársica, apresentam as clássicas estalagmites e estalactites e levam-nos ate 60m de profundidade. É muito interessante perceber como a prospeção do calcário, ligada à do ouro, levou a uma descoberta mais recente na mesma caverna de um esqueleto quase completo de outro exemplar, mas com uma idade estimada em 3,3 milhões de anos. A família Stegmann, proprietária destas terras, doou as cavernas à Universidade de Witwatersrand em 1958. No local existe o Robert Broom Museum, desde 1966, que tem informação sobre os achados, assim como sobre a evolução humana. À tarde vamos para Berço da Humanidade, Maropeng, que significa “retorno ao lugar de origem” em Setswana, uma das onze línguas oficiais da África do Sul. No Maropeng Visitor Centre viaja-se no tempo até ao começo do nosso universo, há cerca de 14 bilhões de anos, até o presente. A mostra levanta questões, entre outras, de como nosso cérebro se desenvolveu, de onde veio a linguagem, quando foi o fogo usado pela primeira vez e quais os riscos que nossa espécie corre no futuro. Quando se sai do centro dá-se de caras com uma vista incrível das colinas em direção a Magaliesberg, uma das melhores vistas em Gauteng.Read more

• Chegada a Joanesburgo

December 26, 2019 in Portugal ⋅ ☁️ 12 °C

Hoje foi dia de viagem. Começámos às 23:00 de Lisboa no dia 26, parámos em Luanda durante duas horas e chegámos a Johanesburgo meia hora mais cedo do que o previsto. Depois de tratarmos da logística - dinheiro, cartões de telemóvel sul africanos e transfer - lá chegámos à Greenfire Lodge Johannesburg. É um alojamento com o telhado em colmo à moda antiga e um toque bem africano. Tem uma biblioteca onde se podem fazer trocas de livros ou até pedir livros emprestados e depois trazê-los no regresso. A sala de estar também é simpática e a nossa estalajadeira é uma mulher forte, loura, fumadora e ossuda. Dá-nos instruções para o dia seguinte e aconselha-nos um restaurante para o nosso jantar. Chegámos lá por volta das seis e trinta e já fomos tarde. O restaurante já estava cheio e acabámos por ter que esperar. Compensou a comida de qualidade em que a especialidade são bifes. Passado pouco tempo a Mané juntou-se a nós para combinarmos o dia seguinte. Vamos dividir-nos por dois carros e fazer a visita ao Berço da Humanidade.
    Como o dia já vai longo às 10:00 é hora de recolhimento. um um um um toque bem africano. Tem umuns quartos

Adeus Marrocos...

April 24, 2019 in Morocco ⋅ ⛅ 19 °C

Antes de sairmos de Tétouan ainda damos um saltinho à Escola de Artes e Ofícios. A entrada custa 50 dirham, mas, para além de uma sala museu à entrada, com exposição e explicação dos ofícios aí ensinados, há uma explicação interativa acerca da história de Tétouan, dos pontos de interesse na Medina e dos museus e edifícios visitáveis, bem como a sua história. Confirmo o que um lojista me explicou no dia anterior - a diferença entre Zaouia e Mesquita. A primeira era uma escola onde se aprendia não só o Corão, mas também álgebra e leitura, para além de ser um lugar de culto de santos muçulmanos, onde eventualmente se encontra o corpo canonizado. Esta era mais característica da corrente sufi. A mesquita é apenas um lugar de oração para os seguidores da fé islâmica.
    Mas, voltando à escola, o que aqui vimos foram jovens aprendizes das várias artes manuais marroquinas, acompanhados pelos seus mestres, a garantir que estas maravilhosas peças dos contos de Aladino se perpetuem no tempo e mantenham viva a identidade marroquina.
    O resto do dia foi passado em viagem ao longo do Mediterrâneo em direção a Tânger Med e mais tarde a travessia para Algeciras.